O médico alergologista, também conhecido como alergista e imunologista, se dedica a prevenir e tratar doenças alérgicas e autoimunes e a orientar sobre imunização (vacinas).
Se você buscou o alergista para verificar algum sintoma já existente, a consulta terá início também com uma anamnese, buscando os mesmos esclarecimentos já mencionados. Porém, partindo para os testes e exames, o médico vai investigar de forma mais específica a partir dos sintomas inicialmente apresentados.
Todas as alergias podem ser descobertas pelo Alergologista a partir de testes de alergia como, exame de sangue, teste de provocação oral, testede alergia nas costas, entre outras alternativas de testes e exames.
Alergia e Imunologia: O que trata e quando procurar um especialista
Qual exame detecta todas as alergias?
Sobre exame de sangue para alergias. Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.
Os testes de punção consiste na aplicação de gotas com substâncias (alérgenos) na face anterior dos braços. Posteriormente são feitas leves punções para que a substância penetre na pele. A leitura é feita após 20 minutos. O teste pode ser realizado em crianças a partir de 1 ano de idade.
Se você apresenta sintomas de uma condição alérgica, ou experimentou um alimento e ele lhe causou alguma reação, está com coceira recorrente na pele, com tosse e falta de ar, deve saber que esses são alguns exemplos de situações que demandam uma consulta com o alergologista.
O pneumologista lida com as condições que têm a ver com as vias aéreas inferiores (brônquios, bronquíolos, alvéolos, pulmões), enquanto o alergista é especializado nessas condições quando o sistema imunológico está envolvido, em especial as chamadas reações de hipersensibilidade mediada imunoglobulinas.
Como é feito o diagnóstico de alergias? O médico alergologista faz um exame clínico no paciente e analisa informações sobre o histórico de alergias na família.
O médico alergista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de diversos tipos de alergias existentes. Assim, ajuda na prevenção e tratamento de diversas alergias que podem atingir a pele, a respiração e até mesmo os olhos. Por exemplo: rinite, sinusite, alergia a alimentos e outros.
O teste de alergia é um exame indicado e realizado pelo alergista que tem como objetivo identificar se o paciente tem algum tipo de alergia, seja na pele, respiratória, medicamentosa ou alimentar.
Qual a diferença do alergista para o dermatologista?
Em geral, quando o paciente apresenta sintomas de alergia, ele procura um clínico geral ou um dermatologista para resolver seu problema. No entanto, caso o médico suspeite de reação alérgica em sua hipótese diagnóstica, ele deve encaminhar o paciente a um médico alergista.
Mas algumas pessoas já apresentam suscetibilidade para alergias e doenças dermatológicas. Nesse caso, quando há aumento do estresse e situações que abalam a saúde mental, esses problemas podem se manifestar ou se agravar. Assim, emoções intensas favorecem a urticária, a psoríase, a dermatite atópica e o vitiligo.
O alergologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o sistema imunológico e desencadeadas por fatores alérgicos. Dentre as patologias mais comuns estão a hipersensibilidade a venenos de insetos, a alergia alimentar, dermatite atópica, asma e rinite.
Testes cutâneos de alergia: para identificar substâncias que provocam reações alérgicas. Exames de sangue (como o RAST): para medir os níveis de anticorpos específicos para alérgenos. Testes de função pulmonar: para avaliar a capacidade respiratória em casos de asma ou outras doenças respiratórias.
Quanto custa um exame de IgE Específico? O preço varia muito entre laboratórios e regiões, porém o exame pode custar em média entre R$ 30,00 e R$ 150,00.
O alergologista é o especialista que diagnostica e trata as doenças alérgicas. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 40% da população mundial sofre com algum tipo de alergia.
Tratamento. O tratamento pode ser iniciado na atenção primária, por meio de uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após a primeira avaliação, o paciente é encaminhado, se necessário, para um especialista, como por exemplo, alergologista, pneumologista ou dermatologista.
Qual a diferença entre médico alergista e alergologista?
O alergologista exerce o mesmo papel, no entanto apresenta um período de especialização em residência na área de Alergia e Imunologia. Ele também recebe um treinamento em clínica geral ou pediatria.
O teste de contato é composto por fitas adesivas contendo pequenas câmaras onde serão colocadas as substâncias a serem testadas. Essas substâncias são as principais causadoras de alergia de contato no Brasil. Cada fita tem dez câmaras e, geralmente, são colocadas três fitas, testando-se, então, trinta substâncias.
Existem dois tipos de exames de sangue que podem detectar algum tipo de alergia, o IgE total e o IgE específico. Esses testes podem descobrir qual o tipo e qual agentes podem estar provocando alergia no organismo.
Um dos mais comuns para detectar se o paciente possui alergia a alguma substância é o teste de Prick. Nesse procedimento, o médico deposita algumas gotas de substâncias alérgenas na parte interna do antebraço do paciente. Em seguida, o local da aplicação recebe algumas picadas leves de agulha.
As alergias que apresentam reações tardias são as investigadas com esse exame. Em geral, o Patch Test analisa alergias a cosméticos, esmaltes, níquel, ouro e substâncias contidas em medicamentos.