No forno de micro-ondas, a energia das ondas eletromagnéticas é transmitida para as moléculas de água que transferem a energia para as moléculas adjacentes por vibração, aumentando a temperatura e cozinhando os alimentos. Água, gordura, açúcares e outras moléculas polares absorvem radiação em torno de 2,45 GHz.
Além da dioxina, aquecer plástico no micro-ondas pode liberar bisfenóis, substâncias nocivas que apresentam efeito disruptor endócrino. Para evitar problemas, basta utilizar recipientes de vidro temperado ou porcelana.
A radiação microondas é um tipo de energia eletromagnética com freqüência na faixa de 103 a 104 MHz. Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1.
A tecnologia de transmissão por micro-ondas é um método de comunicação sem fio que utiliza ondas eletromagnéticas de alta frequência para transmitir informações. Essas ondas são geradas por antenas de micro-ondas e podem ser direcionadas em uma linha de visão direta entre o transmissor e o receptor.
Como funciona o micro-ondas? No interior de todos os fornos de micro-ondas, há uma válvula termoiônica, chamada de magnétron, capaz de transformar a energia elétrica em ondas eletromagnéticas. Quando esse dispositivo é aquecido ele emite elétrons que são defletidos pelo campo magnético de dois ímãs.
Ao contrário de um forno convencional ou elétrico, o micro-ondas aquece os alimentos de dentro para fora. Suas ondas de rádio de alta frequência estimulam as moléculas de água e gordura, o que gera calor. Por isso, ele é mais eficiente para algumas funções na cozinha, como aquecer e descongelar.
Não faz mal estar por perto enquanto o micro-ondas está funcionando. Isso porque ele é projetado para conter as ondas eletromagnéticas que utiliza para aquecer os alimentos.
Os alimentos no micro-ondas são aquecidos pelas ondas eletromagnéticas emitidas pelo magnétron. O micro-ondas é um aparelho que transforma a energia elétrica fornecida pelas tomadas em energia térmica e energia cinética.
Qual a forma de transmissão de calor utilizada pelo microondas?
Fornos de micro-ondas aquecem os alimentos através da interação de micro-ondas geradas pelo aparelho com moléculas bipolares (como as da água) que estão nos alimentos, em um processo chamado de aquecimento dielétrico, que será discutido na sequência.
No forno de micro-ondas, a energia das ondas eletromagnéticas é transmitida para as moléculas de água que transferem a energia para as moléculas adjacentes por vibração, aumentando a temperatura e cozinhando os alimentos. Água, gordura, açúcares e outras moléculas polares absorvem radiação em torno de 2,45 GHz.
“É o eletrodoméstico mais cancerígeno do planeta, porque ele movimenta as moléculas do alimento, tem uma radiação violenta. A energia do micro-ondas passa por uma estrutura chamada magnetron, que transforma energia elétrica em eletromagnética. É altamente cancerígeno”, diz um homem no vídeo checado.
Quando usado corretamente, não há nada com o que se preocupar em relação à radiação de um micro-ondas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O professor da Poli USP explica que a radiação de um celular é muito baixa para provocar uma combustão, mesmo a radiação de um micro-ondas sendo mais forte.
De acordo com o físico e pesquisador Robson Spinelli, da Coordenação de Higiene do Trabalho da Fundacentro, esses fornos produzem radiação não-ionizante do tipo microondas, que são pequenas ondas eletromagnéticas de alta freqüência que, em contato com a matéria, produzem efeito térmico.
Claro, mas tome cuidado para não se queimar! Não use recipientes estreitos com gargalos pequenos (por exemplo, garrafas) e deixe a água descansar por cerca de 30 segundos dentro do microondas antes de retirá-la. Ao contrário do que ocorre no fogão, no forno micro-ondas, os líquidos se aquecem por igual.
Um dos maiores boatos sobre o eletrodoméstico é que a radiação passa para os alimentos e pode causar câncer, mas é mito. Como o micro-ondas trabalha por meio de ondas eletromagnéticas não ionizantes, não existe a possibilidade de danos em tecidos orgânicos ou de causar alguma mutação no corpo.
O calor pode ser propagado por condução, convecção ou irradiação. Nos sólidos, temos a propagação de calor por condução térmica. Nos fluidos, temos a propagação de calor por convecção térmica. No vácuo, a luz solar atinge os planetas através da propagação de calor por irradiação térmica.
Que onda eletromagnética de alta energia e perigosa?
Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.
Microondas são ondas eletromagnéticas, de alta freqüência, do mesmo tipo das ondas de rádio, muito curtas, no entanto. Elas não são fonte de calor, mas sim de energia;tem comprimento de onda de 1 mm a 300 mm, frequência de 109 Hz até 1011 Hz.
As micro-ondas aquecem os alimentos fazendo com que as moléculas de água vibrem e, como resultado, eles são aquecidos. Trata-se de um processo diferente da absorção de energia térmica pelos alimentos, que é a base do cozimento convencional.
O forno de micro-ondas (também conhecido como forno micro-ondas) é um eletrodoméstico utilizado principalmente na cozinha e que permite a preparação ou aquecimento rápido de alimentos.
Apesar do micro-ondas ter evoluído bastante durante os anos, apresentando tamanhos maiores e modos diferentes, seu funcionamento continua sendo o mesmo. Assim que você aperta o botão de ligar, o aparelho convertendo a corrente alternada da rede elétrica em corrente contínua, somando algo em torno de 4 mil volts.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os microondas não representam riscos significativos à saúde quando utilizados conforme as normas de segurança estabelecidas. Portanto, não é verdade que esquentar comida no microondas faz mal.
Para evitar acidentes e permitir a passagem dessa água em estado gasoso, as tampas para cobrir pratos no micro-ondas tem furinhos. Além disso, muitos potes de marmita também são feitos com uma espécie de válvula na tampa. Caso você não tenha um desses, deixe sempre o utensílio semitampado dentro do aparelho.
Já garrafa térmica, papel alumínio, papel e papelão comuns, metais, isopor, panelas, saco de padaria e talheres nunca podem ser aquecidos no micro-ondas, viu?