O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados.
Ele nada mais é do que o intuito da pesquisa. É com a questão-problema que você chegará nos caminhos (objetivos específicos) necessários à resolução do problema. O objetivo geral aponta o que, de forma geral, você pretende resolver.
Os objetivos gerais são tratados em seu sentido mais amplo e constituem a ação que conduzirá ao tratamento da questão abordada no problema de pesquisa, fazendo menção ao objeto de uma forma mais direta.
O objetivo geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho acadêmico. Ou seja, o objetivo geral responde à pergunta: O que é? Então ele deve expressar de forma clara qual é a intenção da pesquisa. Isso descreve e delimita qual é o escopo do trabalho.
Deve ser descrito o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver: o que se vai procurar. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica.
Geralmente o objetivo geral é um parágrafo de no máximo cinco linhas, que inicia com o objetivo amplo, cita a localidade e dá uma “pincelada” no que será feito.
O ideal é sempre utilizar verbos no infinitivo no início do enunciado dos objetivos. Ou seja: verbos que terminem: com ar, er ou ir. Isso porque os verbos no infinitivo facilitam a compreensão da finalidade do trabalho.
Quando escrevemos objetivos gerais, é importante ser o mais preciso possível sobre o que o projeto pretende alcançar. Uma declaração de objetivo específica pode incluir detalhes sobre o produto a ser entregue, os prazos, os custos envolvidos e quem se beneficiará com o resultado.
Dando continuidade à classificação da pesquisa, você deve definir qual o seu tipo de pesquisa quanto aos objetivos. A pesquisa pode ter o objetivo de ser: (i) exploratória; (ii) descritiva; ou (iii) explicativa.
Qual é o principal objetivo da pesquisa científica?
A pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo.
Os objetivos gerais são como estados: apontam os lugares por onde você pretende passar até chegar onde deseja. Já os objetivos específicos são como as estradas: indicam o caminho que será percorrido para que esse movimento aconteça.
a) objetivo geral: refere-se à mudança que se pretende alcançar com o projeto; é, por isso, uma afirmação sobre os resultados esperados da intervenção e aponta uma direção ao projeto. b) objetivo específico: é a realização do objetivo geral; norteia os passos, os processos para que possamos alcançar o objetivo geral.
De forma simplificada, um projeto de pesquisa é um plano de trabalho, feito pelo pesquisador com base em uma pergunta problema. A partir dela, é preciso buscar a resposta em sua investigação científica, e o projeto irá detalhar o caminho que será percorrido para atingir esse objetivo.
O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados ...
O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados.