Ichthys ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador") é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe, sendo um dos símbolos mais antigos do cristianismo.
Para os chineses, o peixe simboliza a sorte. Já a carpa representa resistência, coragem e perseverança. Na arte e literatura chinesas, o salto de uma carpa representa ascensão social. O peixe tem uma associação direta com o próprio inconsciente, porque vive na água e este elemento é a representação da psique.
Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.
Ichthys ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador") é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe, sendo um dos símbolos mais antigos do cristianismo.
O Símbolo do peixe no cristianismo | ICHTUS | # 23
Qual o significado de peixe no hebraico?
O hebraico fala essencialmente de «peixe» (em hebraico dâg, dâ'g, dâgâh), tal como a tradução grega dos Setenta e o NT falam de ichthus, e as versões latinas da Vetus e a Vulgata falam de piscis.
O peixe remete também à experiência pascal que os discípulos fizeram de Jesus, pois 'eles o reconheceram ao partir do pão' e o peixe acompanhava as suas refeições. O peixe era seco ao sol, salgado, e podia ser conservado por mais tempo, sendo também fácil de ser transportado.
Segundo esse entendimento, Jesus fez um milagre físico, transformando uma pequena quantidade de pão e peixe em alimento para uma grande multidão. Com isso, Jesus reafirma seu poder sobrenatural e sua condição divina.
Quando DEUS quis criar peixes, falou com o mar. Quando DEUS quis criar árvores, falou com a terra. Mas quando DEUS quis criar o homem, ELE voltou-se para Si mesmo.
Peixes ou Piscis (♓️) é o décimo segundo, e último signo astrológico do zodíaco, situado entre Aquário e Áries e associado à constelação de Pisces. Seu símbolo são dois peixes. Forma com Câncer e Escorpião a triplicidade dos signos da Água.
E por que a imagem de um peixe? Porque as letras que formam a palavra “peixe” em grego, quando escritas em maiúsculas (ΙΧΘΥΣ), formam um acrônimo com as iniciais da expressão “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr“, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” (em grego antigo: Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ).
No Cristianismo, o peixe representa a vida. Na cultura oriental representa prosperidade, abundância ou fertilidade. Para a cultura chinesa, representa sorte.
Peixes é o décimo segundo e último signo do zodíaco, pertence ao elemento Água e é regido por Netuno, por isso, os piscianos são pessoas muito compassivas, idealistas e de imaginação fértil.
O peixe (em grego, ichthys: daí a «ictiologia») foi um símbolo religioso em muitas culturas. Para os judeus parece ter tido, sobretudo na literatura extrabíblica, uma conotação messiânica e escatológica: a sua comida, de alguma maneira, antecipava os tempos messiânicos.
Jesus Cristo mostra domínio sobre o peixe neste milagre em que Pedro apanha um peixe com a moeda na boca, como o Senhor tinha previsto. Este milagre é uma imagem da missão redentora da vida de Jesus, que se entrega - como a moeda no peixe - pelo nosso resgate salvífico.
Peixes, assim como Caranguejo e Escorpião, é um dos signos da Água. Os dois peixes que representam este signo simbolizam a natureza dupla da vida, dado que os dois nadam em direções diferentes. Estas representam a realidade e a irrealidade, assim como o consciente e o inconsciente.
Cruz. Encontrada tanto sobre a cúpula dos templos como sobre o peito de muitos fiéis, a cruz é o símbolo mais concreto da religião cristã. Afinal, ela remete a um fato objetivo, que foi tornado o acontecimento central dessa fé. A cruz é o símbolo mais concreto da religião cristã.
A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser um símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa. Antes símbolo de condenação, com a morte de Cristo tornou-se símbolo de salvação.
Qual é o significado do peixe no mundo espiritual?
Geralmente, o peixe é um elemento de significado muito favorável, trazendo sinais de vida próspera em todos os pontos. O astrólogo Cristhopher Stoievsky explica que o peixe está relacionado com assuntos da espiritualidade e da fé —nos conecta com mundo do invisível, seja ele espiritual, onírico ou imaginativo.
A frase era: Iesus Christus Theou Yicus Soter, que em português significa “Jesus Cristo, de Deus o Filho Salvador”. A questão é que se pegarmos algumas letras formaremos a palavra ICHTHYUS que significa peixe.
Na época das perseguições contra os cristãos, o peixe tornou-se o distintivo dos seguidores de Jesus Cristo. Isso pela associação da palavra “peixe”, “icthis”, em grego, com a fórmula da fé em Jesus Cristo.