Defendendo a idéia de que é na natureza que a criança deve aprender geografia, Pestalozzi dispensou ousadamente o auxílio de esquemas, de mapas e livros-textos, tornando a geografia um assunto interessante para a educação elementar.
De acordo com Pestalozzi (1891 apud Soëtard,2010), havia dois caminhos possíveis ao aprendizado, ou se levaria a criança pelo conhecimento através dos nomes ou das coisas. Esse era o caminho de Pestalozzi: inicialmente o ensino da intuição das coisas e - posteriormente - o ensino do nome delas.
Pestalozzi defende que o processo de aprendizagem deveria ir “das coisas para as palavras” e não “das palavras para as coisas”, pois compreendia que, se o professor explicasse diretamente os conteúdos, estaria estimulando muito mais a memória de seus alunos em detrimento da capacidade de pensar, raciocinar e de criar ...
Pestalozzi acreditava que a educação deveria ser centrada na criança e que cada uma delas tinha um potencial inato que deveria ser nutrido por meio de experiências concretas e da observação cuidadosa. Fundou diversas escolas experimentais na Suíça, onde aplicou seus métodos educacionais inovadores.
A criação da Sociedade Pestalozzi está inserida em um contexto específico, em que a filantropia se firmava como importante ferramenta para a promoção da proteção à infância. O lugar ocupado pela criança desde o início do século XX fez com que ela se constituísse como sujeito privilegiado de atenções e cuidados.
Ele conheceu de perto o preconceito social e teve de lutar muito para se tornar conhecido numa sociedade dividida entre nobres e plebeus e entre ricos e pobres. Durante esse período recebeu orientação religiosa protestante, mas considerava-se sempre um cristão, sem defender qualquer religião.
Pestalozzi foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais, e longe está de deixar de ser uma referência. Fundou escolas, cativava a todos para a causa de uma educação capaz de atingir o povo, num tempo em que o ensino era privilégio exclusivo.
A Associação Pestalozzi de Brasília desenvolve atendimento especializado nas áreas de educação, saúde e assistência social direcionado para o público de pessoas com diversidades funcionais acentuadas com diagnóstico clínico de deficiência intelectual e deficiência múltipla - os quais se encontram envelhecidos ou em ...
Qual a importância de Pestalozzi para a educação especial?
A criança, na visão de Pestalozzi, se desenvolve de dentro para fora - idéia oposta à concepção de que a função do ensino é preenchê-la de informação. Para o pensador suíço, um dos cuidados principais do professor deveria ser respeitar os estágios de desenvolvimento pelos quais a criança passa.
Pestalozzi acreditava que a função principal da aprendizagem é levar a criança a desenvolver suas habilidades natas. A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar, como também inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança, amor e afeto.
A pedagogia do Amor. Se resumimos numa palavra toda a psicopedagogia de Maria Montessori seria AMOR. Maria Montessori amava tanto as crianças que passou toda a sua vida a observá-las.
Pode-se dizer que são princípios gerais do método de Pestalozzi?
Os princípios gerais do método proposto por Pestalozzi foram resumidos por um de seus discípulos: 1- A observação ou percepção sensorial (intuição) é à base da instrução. 2- A linguagem deve estar sempre ligada à observação (intuição), isto é, ao objeto ou conteúdo.
O método intuitivo, conhecido como lições de coisas, foi concebido com o intuito de resolver o problema da ineficiência do ensino diante de sua inadequação às exigências sociais decorrentes da revolução industrial que se processara entre o final do século XVIII e meados do século XIX.
Qual é a proposta de ensino desenvolvida a partir das ideias de Pestalozzi?
Pestalozzi considerava que as leis psicológicas dariam as diretrizes do ensino e da educação da criança. A instrução elementar visava desenvolver as forças morais, intelectuais e físicas da criança, considerando a vida cotidiana dessa criança, de modo que o desenvolvimento de tais forças seguisse seu curso natural.
Onde o Pestalozzi fundou a primeira escola de educação?
No Castelo de Yverdon funcionou a famosa escola de Pestalozzi. Em 1805 ele mudou-se para Yverdon, no Lago Neuchâtel, e por vinte anos dedicou-se ao seu trabalho continuamente.
Qual a ideia comum entre Pestalozzi, Herbart e Froebel?
Foi no final do século XVIII e, sobretudo, ao longo do século XIX que Pestalozzi e Froebel, defenderam a ideia da mulher como educadora e como mestra infantil.
Considerado por muitos o maior filósofo da humanidade, inovou a pedagogia da sua época influenciando a educação especial, escreveu obras literárias, políticas, filosóficas e pedagógicas, sendo algumas consideradas precursoras da sociologia; a maioria delas, entretanto, foi dedicada à educação.
Segundo a coordenado, a Pestalozzi é uma entidade filantrópica, gratuita e sem fins lucrativos, que trabalha no atendimento de pessoas especiais, deficientes mentais e com deficiências múltiplas, todos com idade superior a 21 anos.
Segundo Jean Piaget, nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, o desenvolvimento intelectual do ser humano abrange dois lados: um afetivo e um cognitivo, ou seja, segundo Piaget é impossível desvincular a afetividade da cognição, ou o contrário.
Ele defendia que o amor deflagra o processo de autoeducação. A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto.
Qual a importância da sociedade Pestalozzi para a educação especial?
Pestalozzi aplicou o afeto em classe, seu princípio da educação integral - isto é, não limitada à absorção de informações. Segundo ele, o processo educativo deveria englobar três dimensões humanas, identificadas com a cabeça, a mão e o coração.
Fontes de Recursos: A Instituição possui recursos próprios provenientes de doações espontâneas de pessoas físicas ou jurídicas; rendas de aplicações de bens e valores; atividades remuneradas e rendas eventuais, como também, recursos provenientes de parcerias com vários órgãos públicos e privados, através da prestação ...
Resumo: Este artigo pretende resgatar a ala esquerda do espiritismo, romontando-a já desde Pestalozzi, mestre de Kardec, pelo próprio fundador do espiritismo e seus discípulos na França e no Brasil.
Ainda sobre escopo pedagógico da Educação Espírita, Rodrigues (2010, p. 52) expõe: A Educação Espírita tem como propósito o fazer e o refazer do homem em todos os aspectos — moral, inte- lectual, social, político, estético e espiritual.
Além de divulgador do espiritismo, o francês nascido em Lyon estudou na Suíça e se formou em Ciências e Letras com apenas 18 anos. Foi membro de sociedades acadêmicas como o Instituto Histórico de Paris, Academia Real de Arras e a Real Academia de Ciências Naturais.