O Plano de Metas foi fundamental para a mudança estrutural produtiva do Brasil no final dos anos 1950, aumentando a participação relativa da indústria na economia e encadeando o desenvolvimento industrial para setores mais complexos e intensivos em tecnologia.
O Plano de Metas foi um programa de industrialização e modernização levado a cabo no Governo Juscelino Kubitschek, na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais" que "daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando nos dois decênios anteriores".
Qual era o objetivo do Plano de Metas do governo JK?
O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização elaborado pelo presidente Juscelino Kubitschek, na forma de um ambicioso conjunto de objetivos setoriais que daria continuidade ao processo de substituição de importações que vinha se desenrolando nos dois decênios anteriores.
Ampliação da malha rodoviária em 138%, causando o aumento da produção industrial de automóveis; Crescimento do setor secundário; Fim do estado de sítio e da censura à imprensa; Criação da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).
Quais foram as consequências do Plano de Metas na economia brasileira?
O Plano de Metas foi fundamental para a mudança estrutural produtiva do Brasil no final dos anos 1950, aumentando a participação relativa da indústria na economia e encadeando o desenvolvimento industrial para setores mais complexos e intensivos em tecnologia.
JK hasteando a bandeira na inauguração de Brasília. A construção de Brasília foi um dos fatos mais marcantes da história brasileira, e da política de JK no seu mandato de cinco anos como presidente, sendo uma das maiores obras do século XX.
Juscelino Kubitschek, também conhecido como JK, foi um importante político brasileiro. Foi presidente do Brasil de 1956 a 1961 e foi o responsável pela construção de Brasília. Juscelino Kubitschek foi presidente do Brasil de 1951 a 1956 e foi o responsável pela construção da nova capital, Brasília.
De maneira geral, o Plano de Metas pregava que através do planejamento econômico e de investimentos públicos e privados nos setores corretos da economia era possível realizar, uma rápida e forte industrialização no país, a fim de superar o subdesenvolvimento, a pobreza e as desigualdades sociais.
Planejamento de metas ou plano de metas é uma forma de estabelecer e organizar as estratégias de uma organização para que ela atinja seus objetivos empresariais. Ele compreende a primeira etapa da gestão de metas, que é o processo de estruturação e acompanhamento de metas, desde sua criação até os resultados.
Meta síntese – Construção de Brasília: essa meta integrava várias das metas do Plano de Metas, como a construção de ferrovias, rodovias, aeroportos, produção de aço, entre outras, por isso foi chamada por Juscelino Kubitschek de “meta síntese”.
O primeiro passo para um bom planejamento de metas é o próprio Planejamento Estratégico da organização. Precisamos ter claro os norteadores estratégicos (propósito, missão, visão e valores). Na sequência, construímos nossos objetivos estratégicos e projetos que nos possibilitem atingir a visão da empresa.
Quais são os principais eixos econômicos e sociais do Plano de Metas?
O Plano de Metas tinha entre suas diretrizes o investimento em infraestrutura e em energia, grandes investimentos nos setores da indústria de siderurgia e automobilística, além da construção de uma nova capital da república no Planalto Central de Goiás.
Quais os pontos principais do plano de desenvolvimento de JK?
Esse plano consistia em um projeto de desenvolvimento nacional com trinta e uma metas, a trigésima primeira meta era a construção de Brasília e a transferência da capital federal para lá. Esse plano baseou-se em estudos realizados pela Comissão Mista Brasil-Estados Unidos entre os anos de 1951 e 1953.
Qual foi o principal objetivo da construção de Brasília?
A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.
Quais foram os resultados dos investimentos do Plano de Metas?
As metas eram audaciosas e, em sua maioria, alcançaram resultados considerados positivos. O crescimento das indústrias de base, fundamentais ao processo de industrialização, foi de praticamente 100% no qüinqüênio 1956-1961. Ao final do governo Kubitschek, o Brasil havia mudado.
Qual era o ideal de modernidade defendido por Juscelino Kubitschek?
Em meio a essas ameaças militares, Juscelino Kubitschek lançou um ousado plano desenvolvimentista que, segundo ele mesmo, iria fazer o Brasil crescer “50 anos em 5”. O chamado Plano de Metas privilegiava pesados investimentos nas áreas de alimentação, indústria de base, educação, energia e transporte.
Qual era o objetivo de JK com o lema 50 anos em 5?
Com o lema “50 anos em 5”, o presidente do Brasil à época pretendia impulsionar o desenvolvimento econômico e industrial do país, tendo por um de seus pilares a indústria automobilística.
Resposta: O Plano de Metas foi um programa de desenvolvimento econômico e social implementado no Brasil durante o governo de Juscelino Kubitschek, que ocorreu de 1956 a 1961.
Um planejamento de metas é uma ferramenta que o ajuda a organizar sua vida pessoal e profissional para alcançar o que você deseja. Ele pode ter a forma de um documento, um quadro, uma lista, uma planilha ou o que funcionar melhor para você. O importante é que seja um registro que contenha os passos que você vai seguir.