Os aspectos relacionais também são avaliados, como habilidades sociais, apego, percepção de estilos parentais, bullying; assim como processos relacionados ao humor como a depressão, ansiedade e características de personalidade como a dependência, o antissocial, entre outros.
Através da observação, o psicólogo pode identificar uma série de aspectos importantes, incluindo: Comportamento Geral: Observar como a criança se comporta em diferentes situações e ambientes, como a forma como ela interage com os outros, como lida com desafios e como expressa suas emoções.
O que o psicólogo faz na primeira consulta com a criança?
O principal objetivo das primeiras sessões é a criação de vínculo, utilizando a escuta não punitiva, ou seja, a criança começa a se identificar com aquele adulto, para mostrar suas angústias e seus anseios, entendendo que ambos são parceiros e que o psicólogo irá acolher independente de qualquer situação.
O psicodiagnóstico infantil se inicia no processo de entrevista com as figuras paternas da criança em busca de histórias importantes, seja da criança, seja até mesmo da família e das pessoas próximas ao paciente. Fora isso, o psicólogo realiza testes de aptidão na criança.
A Psicologia Infantil é um ramo da ciência que trata das questões psíquicas de crianças. Assim, essa especialidade investiga e analisa o comportamento dessa faixa etária. O estudo inclui questões de cognição, de perceção, de aflições emocionais, das condições sociais e até mesmo físicas.
Quando é necessário levar uma criança ao psicólogo?
No caso do encaminhamento pelos pais ou responsáveis, como saber quando devo levar meu filho para uma consulta com um psicólogo infantil? Quando existe o comprometimento de alguma área da vida (pessoal, social, familiar, escolar, etc.) da criança, que tenha origem de ordem emocional e psíquica.
Quais testes psicológicos podem ser aplicados em crianças?
São eles: Teste de Apercepção Infantil - Figuras de Animais (CAT-A); Escala de Maturidade Mental Colúmbia (CMMS); O Desenho da Figura Humana: avaliação do desenvolvimento (DFH III); Desenho da Figura Humana - Escala Sisto (DFH-Escala Sisto); Escala de Traços de Personalidade para Crianças (ETPC); Figuras Complexas de ...
Em resumo, um relatório de acompanhamento psicológico infantil é um documento importante que ajuda os profissionais a avaliar e monitorar a saúde psicológica de crianças e adolescentes.
Como saber quando a criança precisa de um psicólogo?
Mudanças de comportamento repentinas como isolamento social, agressividade, tristeza constante ou dificuldade de concentração, podem ser indicadores de que algo não está bem emocionalmente com a criança.
Então, o que mais importa, nesse momento, é identificar mudanças de comportamento – ou comportamentos nocivos em excesso. Por exemplo, se a criança sempre foi quietinha, mas está cada vez mais introspectiva, com dificuldade de fazer amizades, pode ser uma boa levá-la a um psicológico infantil.
A grosso modo, a Psicologia Infantil tem o foco em trabalhar com cuidado as emoções, as percepções e os aprendizados da infância. Dessa forma, o terapeuta buscará compreender, por exemplo, as formas da criança falar, sentir, gerar conhecimento, criar imagens e construir relações.
Perguntas que podem ser feitas aos pais durante a terapia para crianças são: Crianças: Quais são as suas principais queixas e preocupações? Como a criança se comporta na escola?
Como é a primeira consulta de uma criança no psicólogo?
As primeiras sessões são realizadas com os pais, ou quem exerce essa função. O psicólogo realiza entrevistas iniciais para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica da família em que a criança está inserida.
A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes ...
Afinal, como conseguir o laudo de TDAH? Para conseguir o laudo de TDAH, é preciso agendar uma consulta com um psiquiatra ou neurologista. Durante essa avaliação minuciosa, o profissional investigará seus sintomas, histórico médico e comportamento.
Se você faz acompanhamento psicológico, pode pedir ao seu psicólogo um atestado em que conste que você está realizando psicoterapia. Se você está afastada por alguma patologia psiquiátrica, pode pedir ao seu psiquiatra um atestado em que conste a sua patologia e o tratamento medicamentoso que está sendo realizado.
Isso inclui avaliar a presença de sintomas de transtornos mentais, como ansiedade, depressão, Perturbação de hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), entre outros. Identificar e diagnosticar precocemente esses problemas de saúde mental é fundamental para iniciar intervenções eficazes e prevenir complicações futuras.
Incluindo avaliação da atenção, avaliar como é o processo de aprendizagem da criança na escola, a leitura, escrita, outras habilidades específicas; bem como aspectos relacionados a comportamento apresentados em casa e na escola.
Dois dos principais testes usados para confirmar o diagnóstico de TEA são a Entrevista de Diagnóstico de Autismo Revisada (ADI-R) e a Programação de Observação Diagnóstica para Autismo (ADOS).
Anotar as sessões de terapia é uma prática essencial tanto para os psicólogos quanto para os pacientes. Essas anotações servem como um registro detalhado do progresso, dos desafios e das estratégias utilizadas ao longo do tratamento.
Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
O que esperar do decorrer da primeira sessão? A/O Psicóloga/o vai ouvi-la/o, sem o criticar ou julgar. Pode falar, com total honestidade, sobre como se sente – sem se preocupar se vai magoar os sentimentos de alguém, estragar uma relação ou ser penalizado de alguma forma. Pode dizer tudo o que quiser ou precisar.