A principal expectativa de um recrutador é que você tenha se preparado para a entrevista, ou seja, que você tenha lido com atenção cada ponto da oportunidade: funções, tarefas e responsabilidades e requisitos necessários, remuneração (quando for informado ) e beneficios.
Para saber mais e ter mais confiança, confira algumas qualidades que os recrutadores sempre valorizam: – Postura ativa, proatividade, busca por sair da zona do conforto e comprometimento são fatores essenciais que todos buscam em um candidato, tanto recrutadores quanto as empresas contratantes.
As formas de avaliação de candidatos, geralmente, envolvem análise de currículo, entrevistas com o recrutador e os gestores, avaliações psicométricas, exames de habilidades, entre outros.
Se as expectativas do candidato condizem com a realidade oferecida pela empresa, seja em termos de trabalho ou de benefícios; Se o perfil do candidato está adequado à cultura organizacional; A experiência técnica para o cargo que desempenhará na empresa.
O recrutador quer ouvir que, independentemente de tudo o que possa acontecer, você vai fazer o trabalho que há para fazer, que trabalha para isso e que vai dar sempre o seu melhor.
ENTREVISTA COM O RH | TUDO Sobre Essa Etapa | Principais Perguntas
O que o recrutador busca no perfil do candidato?
Baseado na descrição do profissional ideal para a vaga, o recrutador mapeará o perfil dos candidatos pré-selecionados, observando as habilidades técnicas e sociais dos profissionais descritos em exames conduzidos durante o processo de pré-seleção, na entrevista com o candidato e no seu histórico profissional.
Antes de contratar um funcionário, as empresas também avaliam as habilidades comportamentais. As habilidades avaliadas podem variar de acordo com a necessidade da empresa e o cargo a ser preenchido, e são diversas. Entre as mais buscadas, estão: resiliência, equilíbrio emocional, criatividade e comunicação.
Você sabe qual é o perfil profissional que as empresas buscam atualmente? Segundo a especialista no assunto Milie Haji, consultora da Cia de Talentos, as empresas procuram profissionais que mostrem protagonismo, flexibilidade e pró-atividade.
Acima de tudo, o que o RH pesquisa antes de contratar é a se o candidato está alinhado com as expectativas da vaga e da empresa. Mais do que conhecimento técnico, ele precisa se adaptar à rotina e trazer um novo olhar, que gere inovação e melhores resultados.
Os candidatos a emprego estão procurando um ambiente de trabalho positivo e de apoio. Oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira. Fornecer um salário competitivo e um pacote de benefícios. Os candidatos a emprego estão procurando um equilíbrio sustentável entre trabalho e vida pessoal.
O papel principal do RH moderno é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com a cultura e com os objetivos da organização. Além disso, por meio da análise de dados e com o auxílio de softwares de gestão, o RH se tornou peça-chave no desenvolvimento do capital humano dentro da empresa.
Os profissionais de RH geralmente decifram informações presentes nos currículos para compreender melhor os objetivos do candidato, a sua personalidade, a compatibilidade com a cultura da empresa, a capacidade de comunicação e o preenchimento dos requisitos da vaga: conhecimentos e experiência.
Entre os elementos que eles costumam analisar estão: a vestimenta, o quanto você se conhece e valoriza suas conquistas, seu interesse por aprender e capacidade de lidar com problemas. Neste artigo você vai conhecer melhor os pontos que os entrevistadores avaliam, as perguntas mais comuns e algumas dicas interessantes.
O RH precisa entender as necessidades da empresa e garantir que elas sejam atendidas ao recrutar pessoas para ocupar vagas em aberto. Não é apenas colocar um anúncio de emprego na Catho: é necessário analisar o mercado, consultar as partes interessadas e administrar orçamentos.
No geral, os 3 fatores que os tomadores de decisão das empresas mais consideram na hora de contratar atualmente são: a experiência prévia do candidato, o fit cultural e a indicação. Nesse último caso, a indicação se refere principalmente às feitas por pessoas relevantes no mercado ou na academia.
Podemos, portanto, destacar alguns documentos que são vedados a exigência quando da contratação de empregados, a saber: Comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade; Certidão de que não possui processo trabalhista ajuizado (certidão negativa trabalhista);
As entrevistas estruturadas são uma técnica fundamental na seleção de pessoal. Nesse método, profissionais de recursos humanos conduzem entrevistas seguindo um roteiro predefinido, o que garante uma avaliação uniforme de todos os candidatos.
É muito importante para o recrutador entender como o candidato lidaria com as possíveis situações adversas trabalhando na empresa. “Quais são suas reações emocionais em relação às situações-problema, estresse, pressão, imprevistos”, esclarece Leonardo. Para isso servem as perguntas sobre conflitos do seu passado.
O entrevistador quer saber se a vaga realmente está alinhada aos seus valores e objetivos de carreira. A melhor aposta é falar sobre seus objetivos e ambições, indicando por que o trabalho interessa realmente a você.