O sal é essencial para o equilíbrio dos líquidos do organismo dos equinos. Além disso, estabiliza o sistema nervoso, muscular e digestivo. Sua falta pode causar diminuição da capacidade de trabalho, incapacidade de transpirar e desidratação.
O sal mineral para cavalo é composto por macro e micro elementos essenciais como cobre, zinco, cálcio, fósforo, sódio, entre outros. Eles são indispensáveis à saúde do seu animal e garantem um melhor desempenho, evitando problemas como a desidratação e desgaste dos músculos.
O veterinário aponta que o ideal é 25 gramas de sal mineral pronto para uso (não o produto a ser diluído em sal branco) para cada 100 quilos de peso do animal diariamente. “Os cavalos costumam ter de 400 a 500 kg, então são de 100 a 125 gramas do produto pronto pra uso todos os dias.
Quantas gramas de sal Um cavalo pode comer por dia?
O consumo de sal mineral de um cavalo adulto gira em torno de 60 g por dia, mas esse montante pode variar de produto para produto, de acordo com o estado de deficiência nutricional do animal ou até mesmo a fase de desenvolvimento.
Sal branco ou comum (também chamado de sal de cozinha) pode ser oferecido a qualquer momento ou adicionado à ração alimentar. Outros eletrólitos, como potássio, cálcio e magnésio estão normalmente presentes em quantidades suficientes na dieta.
Bloco Sal Rosa do Himalaia para Cavalos, Bovinos e Caprinos, é considerado por muitos o sal mais completo e nutritivo do mundo. Serve para reposição rápida de sais minerais perdidos. A análise da composição do sal do Himalaia demonstra que ele tem abundância de minerais.
Em férias, geralmente os equinos são transportados para um local onde possam ser soltos em piquetes. Aqueles que estão acostumados a ficar o tempo todo em baia devem ser soltos somente nas horas mais frescas do dia, durante 2 a 3h.
Repõe no organismo do animal os minerais perdidos no suor e fezes; Ajuda na prevenção de doenças e contusões; Equilibra os líquidos do organismo do animal.
Posso misturar o sal mineral na ração do cavalo? Não é o ideal. Como a necessidade de minerais varia diariamente, a ingestão forçada do sal mineral (misturado à ração) pode resultar em excesso de minerais. Por isso, o indicado é que o cavalo tenha uma ingestão voluntária em um cocho separado apenas para o sal mineral.
Exatamente por causa da melhor qualidade nutricional, a silagem de milho tem sido preferida na criação de equinos, utilizada numa dieta balanceada e compatível com a atividade desempenhada pelo animal.
A quantidade ideal por dia é de 450 gramas por animal. Mas pode variar de acordo com o esforço e atividades diárias que o cavalo exerce na propriedade, por exemplo. O sal pode ser oferecido em um cocho pequeno, exclusivo para ele.
A substância é um importante aliado para a prevenção de cólicas, problema que mais causa mortes nos cavalos, porque ajuda na melhor absorção dos nutrientes e facilita a digestão do alimento.
O sal mineral contém minerais como selênio, cobre e zinco, que são importantes para a função imunológica dos equinos, tornando-os mais resistentes a doenças e infecções.
Apesar de informações contrárias, açúcar é um nutriente vital na dieta de seu cavalo. Isto é FATO! O açúcar é um componente natural da dieta de cavalos e eles são altamente eficientes em sua digestão.
Cavalos comem sal porque sentem falta do cloreto de sódio que eliminam na transpiração decorrente de esforço físico. Quando há deficiência desse mineral, equinos podem desenvolver insuficiências nutricionais bastante sérias.
Bloco Sal Rosa do Himalaia para Cavalos, Bovinos e Caprinos, é considerado por muitos o sal mais completo e nutritivo do mundo. Serve para reposição rápida de sais minerais perdidos. A análise da composição do sal do Himalaia demonstra que ele tem abundância de minerais.
Os minerais conferem o aporte metabólico que melhora o processo de digestão do capim e da ração, além da absorção de nutrientes (favorece os tecidos do rúmen e toda a sua biota). Isso impulsiona sua eficiência alimentar e aumenta a taxa de passagem (o tempo que o alimento gasta para atravessar todo o trato digestório).
Os cavalos podem sobreviver por quase um mês sem comida, mas sem água, nas primeiras 48 horas já têm sinais de impactação intestinal e cólicas, e não vivem mais de 5 dias sem beber água…
O sal regula o ritmo cardíaco, o volume sanguíneo, a transmissão dos impulsos nervosos e a contração muscular, além de garantir o equilíbrio dos fluidos corporais.
Descrição Técnica. Suplemento mineral utilizado para grandes e pequenos animais. Suplemento mineral para bovinos, bubalinos, caprinos, equinos e ovinos. Tendo como objetivo o fortalecimento do organismo dos animais.