Como o TENS tira a dor?
A TENS é uma forma de terapia analgésica que envolve a aplicação de corrente elétrica através da pele, utilizando eletrodos posicionados estrategicamente. Essa corrente elétrica tem como objetivo modular a atividade nervosa, interferindo na transmissão dos sinais de dor ao longo das vias nervosas.Como o TENS realiza analgesia?
Os impulsos eléctricos de baixa frequência estimulam a produção de endorfina, que promove o alívio da dor. Se forem aplicados impulsos eléctricos com frequência alta e baixa intensidade, a analgesia ocorre devido a um bloqueio dos sinais nervosos de dor que não são enviados ao cérebro.O que o TENS promove?
A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma corrente de baixa intensidade que produz impulsos elétricos com frequência entre zero e 200 Hz, eficaz no tratamento de desordens musculoesqueléticas e por influenciar e modular processos de neurocondução da dor3.Quanto tempo TENS faz efeito?
Os tipos de TENS também são analisados conforme o efeito clínico esperado. Assim sendo, para dores com liberação de agentes inflamatórios recomenda-se a duração entre 15 a 30 minutos. Para dores mecânicas esse intervalo é de 5 a 15 minutos e para sensação dolorosa de origem neurálgica recomenda-se de 20 a 30 minutos.TENS - CONHEÇA O APARELHO DA FISIOTERAPIA QUE PODE ALIVIAR SUA DOR #ELETROTERAPIA #ANALGESIA #DOR
O que o TENS faz no músculo?
Atua recrutando fibras motoras e sensitivas; breve e intenso: intensidade e frequência altas para um alívio imediato da dor; burst: atua em formas de rajadas de pulso e indicadas para dores subagudas ou para estimulação muscular.Quantas vezes por dia eu posso usar o TENS na mesma pessoa?
Dependendo da gravidade da dor, podem ser aplicadas várias vezes ao dia, de 20 minutos a algumas horas de estimulação. Em geral, os pacientes são ensinados a utilizar o equipamento de TENS e decidir se devem aplicar o tratamento.Onde não pode colocar TENS?
Os eléctrodos nunca devem ser colocados sobre feridas ou áreas com sensibilidade anormal, também não é recomendado o uso de TENS na parte da frente do pescoço para não provocar um espasmo da laringe. Na Fisioterapia Oeiras temos ao seu dispor o equipamento TENS, assim como Fisioterapeutas experientes na sua utilização.Quais os 4 tipos de TENS?
Apesar disso, os estudos que investigam o efeito de diferentes parâmetros da TENS na modulação da dor apresentam resultados divergentes5,6. A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, em rajadas (burst) e breve-intensa.Quais são os efeitos do TENS?
Os efeitos fisiológicos da eletroterapia sobre o sis- tema neuromúsculo-esquelético são: analgesia, esti- mulação muscular, vasodilatação, redução de edema, diminuição da inibição reflexa, facilitação na cicatri- zação de lesões em tecidos moles e facilitação da con- solidação de fraturas (19).Pode usar TENS em artrose?
A National Institute for Health and Clinical Excellence (13) recomenda a TENS no tratamento de paciente com osteoartrose de joelho em relação à diminuição da dor e da rigidez especialmente em tratamento de curto prazo.O que é o VIF no TENS?
Possui efeito "VIF" (Variação de Intensidade e Frequência). Com suas formas de terapia pré-programadas, possui uma gama de recursos necessários ao dia a dia do usuário. Dotado de microprocessador no seu controle central. Recurso analgésico, Estímulo circulatório, Despertar trófico.O que significa pulso no TENS?
TENS de baixa frequênciaComo o próprio nome diz, é aquele que é aplicado com uma frequência de pulso mais baixa e uma duração maior, na qual a sessão pode atingir até 45 minutos. A ideia é atingir a fibra motora de pequeno diâmetro para o alívio doloroso, por meio do aumento da liberação de endorfinas.