Com relação à aplicabilidade, o teste IAR mostrou-se eficaz para avaliar os escolares cegos, oferecendo instruções úteis para que profissionais e familiares adotem estímulos e estratégias que favoreçam o desenvolvimento dos mesmos. Palavras-chave: cegueira; educação de cegos; avaliação de habilidades; educação special.
Em termos práticos, o IAR pode ser aplicado no início do ano escolar, tanto nas séries iniciais do Ensino Fundamental como na etapa final da Educação Infantil.
Crianças com faixa etária pré-escolar, a partir dos 5 anos de idade ou que já tenham iniciado a alfabetização (7 anos ou mais). O IAR foi planejado para ser um instrumento de auxílio para os educadores que atuam com crianças da faixa pré-escolar (5-6 anos) e da primeira série do ensino do primeiro grau.
As Provas de Avaliação dos Processos de Leitura – PROLEC tem por objetivo avaliar os diferentes processos e subprocessos que interferem na leitura, para identificar os casos de dificuldades em sua aprendizagem e quais os processos que são responsáveis por essas dificuldades.
Testes ABC: para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita. A que se destinam os Testes ABC de que trata este livro?... Fundamentalmente, a verificar nas crianças que procuram a escola primária o nível de maturidade requerido para a aprendizagem da leitura e da escrita.
Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes. A lei define que esta faixa etária têm direito à vida e à saúde; à liberdade, ao respeito e à dignidade; à convivência familiar e comunitária; e do direito à guarda, à tutela e à adoção.
A avaliação psicopedagógica institucional é uma vertente da avaliação psicopedagógica que se concentra na análise do sistema educacional como um todo em uma determinada instituição, como uma escola, creche, ou centro educacional.
O PROLEC-SE-R é um instrumento para avaliar e detectar as dificuldades de leitura de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (11 a 15 anos) e 1º ao 3º ano do Ensino Médio (15 a 18 anos).
O teste de concentração mostra aos recrutadores quão bem o candidato é lógico e se ele atende aos requisitos para uma posição vaga. Isso pode ser avaliado pela pontuação final, o tempo gasto para concluir o teste, o comportamento na avaliação do candidato e outros indicadores.
A Escala M-CHAT é uma ferramenta muito útil atualmente no diagnóstico de autismo. Ter esse diagnóstico o mais precocemente possível é fundamental para amenizar os sintomas e montar uma estratégia para isso.
O modelo ABC (Antecedent-Behavior-Consequence) é um modelo de abordagem que pode ser usado para examinar os gatilhos de comportamentos que desejamos modificar. Na ABA, o modelo ABC fornece informações precisas para análise, entendimento e consequentemente do que deve ser mudado na maneira de agir.
A Autism Behavior Checklist (ABC) compõe o Autism Screening Instrument for Educational Planing (ASIEP) (15). Trata-se de uma escala de comportamentos não adaptativos, criada para triar e indicar probabilidade de diagnóstico de autismo.
👉 O PRELEC avalia o nível de desemvolvimento de habilidades essenciais para o processo de aprendizagem! 📋 Ele é um teste qualitativo, baseado em evidências da Neurociência que substitui o IAR (de 1946 😮)! Com o PRELEC você pode avaliar pessoas de todas as idades - típicas e atípicas.
Os aspectos avaliados e os instrumentos propostos na PROADE são: - Informações Iniciais e anamnese - Aspectos psicossociais e comunicativos gerais - Linguagem oral - Leitura oral - Escrita - Aprendizagem em matemática - Material escolar e outros documentos - Rotina escolar A PROADE é composta por dois cadernos.
O PROLEC-SE-R é um instrumento com 13 provas para a avaliação e a detecção das dificuldades de leitura em estudantes. Sua aplicação permite obter informações sobre os três processos básicos da leitura: os processos léxicos, sintáticos e semânticos.
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO BÁSICO PARA ALFABETIZAÇÃO (IAR): aplicabilidade para crianças com transtorno do espectro autista. RESUMO: Avaliação inicial de repertório é uma ferramenta importante para o planejamento de ensino e pode auxiliar na inclusão escolar de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.
Desenvolvido por Frankenburg eI Dodds em 1967, o Teste de Triagem Denver pode ser aplicado pelos profissionais da saúde com administração dos itens diretamente à criança, ou questionados ao responsável.
Os psicopedagogos podem contribuir para a avaliação diagnóstica por meio da identificação de padrões de comportamento e dificuldades de aprendizagem que são consistentes com o TDAH.