Exu Tranca Rua das Almas gosta muito de cachaça, conhaque, uísque, charuto, velas pretas e vermelhas, cigarros e farofa. Essa é uma entidade poderosa, capaz de mudar a sua vida. Desse modo, deve ser respeitada ao máximo.
Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.
O Tranca Rua(s) é uma falange/agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo, representado pelas cores branco, preto e vermelho, podendo também ser azul ou roxo.
Tranca Ruas é o guardião dos caminhos e responsável por limpá-los. É representado por um homem com uma capa e uma cartola, além de portar um tridente e fumar charuto.
Como Posso Agradar Esta Entidade Da Umbanda? Agradar Tranca Rua das Almas não é difícil. Uma boa oferenda deve te ajudar nisso, então trate de ter atenção nessa parte. Faça uma oferenda com cachaça, uísque, charutos e velas (vermelhas e pretas).
Segundo o entendimento de alguns, apesar de não ser um consenso, os Exus e Pombajiras estão ligados aos orixás, e aos domínios dos mesmos. Nesta concepção, Tranca Ruas teria ligação com o orixá Ogum, já Tranca Rua das Almas teria também ligação com Oxalá e Omolu.
Projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD) para incluir o Dia do Exu Tranca Ruas das Almas, celebrado anualmente em 17 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Mas, afinal, o que é Tranca Rua? É uma entidade da umbanda e candomblé e considerada um dos Exus mais importantes e poderosos. Ele é frequentemente invocado para questões relacionadas à proteção, abertura de caminhos, negócios e questões materiais.
“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos. Os eguns correspondem aos indivíduos que pertencem a grupos marginalizados da sociedade, como escravizados, indígenas, mulheres, crianças, idosos.
Antes de fazer o seu pedido à Exu Tranca Rua, é importante estar em um local tranquilo e limpo. Acenda uma vela vermelha e um incenso de sua preferência. Faça uma oração sincera, pedindo a ajuda de Exu Tranca Rua e expondo a sua situação de forma clara e objetiva.
O que tranca ruas bebê? Qual a bebida preferida do seu Tranca Rua? Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto.
Tranca Ruas é a força de Ogum na esquerda da Lei da Criação Divina. Se manifesta nos desequilíbrios da criação, naquilo que desordenou-se, no caos. Tranca Ruas é isso em essência, enquanto força energética, princípio espiritual e fundamento original no plano da Criação.
O senhor Tranca Ruas é considerado o capitão das encruzilhadas, o grande guardião dos caminhos, defensor das mulheres e dos oprimidos, sendo o responsável por comandar uma falange de exus, como exu Capa Preta, exu Meia Noite, exu Curador, exu Caveira e Pombagiras.
São pessoas inteligentes e ambiciosas, desejando sempre mais e buscando maneiras de estar. sempre em desenvolvimento. Mesmo quando jogados contra a parede, conseguem prosperar. Assim, sustentam suas posições e se mostram capazes de.
Ela é a Pombagira, rainha do cabaré Tranca Rua vem na frente, 'pra' dizer quem ela é A gargalha se repete, só que mais estridente e aguda que a anterior, pois Pombagira chegou! Ela se identifica como Pombagira cigana, e enquanto o sangue continua derramando pela sua pedra, a mesma gargalha alto e pede um cigarro.
Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um “demônio”, mas não existe “demônio” nas religiões de matriz africana.
Se você não tem um guardião firmado, sem problemas: pode acender na varanda, na área de serviço, no quintal. E só pra deixar claro – acendemos vela pros guardiões do lado de fora de nossas casas porque Exu trabalha na energia do VAZIO... e o Vazio Relativo de tudo fica do lado de FORA.
Na Umbanda esta vela é utilizada para os Exús, que justamente são os guardiões que cuidam destas questões materiais. A Vela Vermelha e Preta, quando está queimando a cor vermelha, tem o sentido de luta; quando esta queimando a cor preta significa vitória sobre o objetivo proposto inicialmente.
Seu Tranca Ruas de Imbaré, é uma entidade de muita força e muita luz, que ajuda na luta de milhares de pessoas, no alcance de graças e propósitos. Seu nome é vistoso e curioso.