Hoje, a Rumo consegue transportar 74 mil toneladas de soja por dia, entre Porto de Santos e Rondonópolis. Isso equivale a uma média de 6,5 trens de 120 vagões por dia.
Na Rumo, contamos com mais de mil locomotivas e 30 mil vagões que transportam produtos industrializados, combustíveis e commodities agrícolas. Nós transportamos todos esses produtos para as principais regiões do território nacional e do exterior. A Rumo é a principal ferrovia dos produtos agro exportados.
Além disso, os vagões ferroviários são capazes de transportar cargas pesadas e volumosas, como contêineres, equipamentos industriais e veículos, de forma segura e confiável. Outro aspecto importante é a capacidade dos vagões ferroviários de transportar cargas a granel, como grãos, minérios e carvão.
Dependendo da tecnologia usada, o trem pode usar combustível ou movido a eletricidade. Por exemplo, o trem movido a diesel é comum no transporte de carga e de passageiros. Por mais que esse tipo de transporte seja eficiente, o combustível ainda é poluente. Em segundo lugar está o trem movido a eletricidade.
Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.
As locomotivas podem ter como fonte energética vários recursos, estes recursos foram evoluindo ao longo do tempo até o atual modelo de locomotivas que são as diesel-elétricas e as locomotivas puramente elétricas. As principais fabricantes que atuam no Brasil são a GE, GM (EMD) e a Stadler.
Quais são as principais cargas transportadas pelo modal ferroviário?
Predominaram no transporte ferroviário o minério de ferro (66%) e o complexo de soja e farelo (10%), além de cimento, produtos siderúrgicos e carvão. O transporte de minério é realizado pelas duas ferrovias da Vale (Vitória-Minas e Carajás) e pela MRS Logística.
Os pantógrafos são os responsáveis por captar a energia da catenária e transferila aos trens. Esses equipamentos são instalados na cobertura dos carros sobre isoladores para que sua estrutura não tenha nenhum tipo de contato com a caixa.
Um trem pode transportar a carga de até 220 caminhões. Um único vagão de metrô tem capacidade para 250 passageiros. Para levar esse mesmo número de pessoas, seriam necessários três ônibus ou 50 carros em um trânsito geralmente carregado.
A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.
As balanças de pesagem são utilizadas nas ferrovias para auferir eventuais excessos de peso, que se não controlados, podem acarretar danos nos trens e vagões, ou ainda nas ferrovias nas quais circulam.
O maior trem do mundo em operação regular é o da estrada de ferro Carajás. São 330 vagões em um único trem com mais 3.500 metros de extensão, em uma carga com mais de 36 mil toneladas de minério de ferro.
O terminal da Rumo em Rondonópolis conta com 15 moegas rodoviárias e três tulhas ferroviárias que permitem carregar três trens simultaneamente. Estruturado com equipamentos de última geração, o complexo multimodal recebe em média 1.800 caminhões por dia.
Por que utilizar o diesel? Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores à gasolina. Uma locomotiva gasta em média de 9 litros por km quando está puxando sua lotação máxima a qual varia de locomotiva para locomotiva.
Segundo a CPTM, todos os trens possuem tomadas para equipamentos de limpeza e manutenção. "Elas servem para ligar aspiradores de pó e parafusadeiras, por exemplo", informou a assessoria de imprensa da companhia. Ficam ocultas porque não se destinam ao público em geral. Entretanto, não há punição para quem utilizá-las.
Quais são os produtos transportados nas ferrovias?
Transporte ferroviário é o realizado sobre linhas férreas para transportar pessoas e mercadorias. As mercadorias transportadas neste modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo, etc.
Este tipo de locomotiva foi muito comum em linhas britânicas. São comumente pequenas manobreiras de pátios com peso ao redor de 40 toneladas e potência não maior que 250 hp (horsepower).
Na verdade, as diferenças entre os dois modais de transporte são basicamente tecnológicas. A dos trens é mais antiga: geralmente, a locomotiva, que vai na dianteira, puxa os outros vagões pelos trilhos. Em alguns trens, há dois carros motorizados, que garantem mais velocidade ao transporte.