Em resumo, o xilitol contribui para a saúde bucal de seis maneiras: (1) reduzindo a incidência de cáries; (2) estabilizando íons cálcio e fosfato na saliva e conseqüentemente remineralizando os dentes; (3) estabilizando as cáries já formadas; (4) reduzindo o crescimento de Streptococcus mutans e Lactobacillus na saliva ...
Como substituto do açúcar, ele se mostra um grande aliado do bem-estar e da saúde em geral. O adoçante natural é bastante indicado para quem quer consumir menos calorias, já que, em comparação com açúcar tradicional, tem grande destaque.
Um adoçante de baixa caloria chamado xilitol, utilizado em muitos alimentos com açúcar reduzido e produtos de consumo, como chicletes e pastas de dente, pode estar ligado a quase o dobro do risco de ataques cardíacos, derrames e mortes em pessoas que consomem os níveis mais altos do adoçante, segundo um novo estudo.
Xilitol, um substituto do açúcar natural, pode aumentar risco cardiovascular. Estudo associa altas doses do composto a eventos como AVC. Cientistas alertam sobre adoçantes artificiais e impacto na saúde, recomendando moderação ou preferência por opções naturais como stevia e sucralose.
XILITOL é o MELHOR ADOÇANTE? Benefícios e Cuidados!
Qual adoçante a OMS proibiu?
A lista inclui aspartame, sacarina, sucralose, stevia e derivados. Os resultados da revisão, segundo a organização, também sugerem que pode haver efeitos potenciais indesejáveis provenientes do uso prolongado de adoçantes, como risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.
Xilitol ou stevia – O xilitol tem um sabor doce, levemente mentolado, sem sabor residual. Ele tem o mesmo poder de adoçar do açúcar comum, mas com 40% menos calorias que o açúcar (aqui está portanto uma desvantagem fundamental em relação a Stevia, que tem zero calorias e é 300x mais doce que o açúcar).
Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações.
Recentes pesquisas com animais e humanos demons-tram que o xilitol, além de poder ser utilizado como um ingrediente alimentar, possui várias aplicações clínicas, sendo indicado para tratar diabetes, desordem no metabolismo de lipídeos, e lesões renais e parenterais, bem como para prevenir otite, infecções pulmonares e ...
Açúcar de coco x Xylitol x Demerara Qual melhor? Açúcar de coco - Benefícios: baixo índice glicêmico, com minerais (ferro e zinco). - Vantagens em relação aos outros: possui fibras na composição. Xilitol - Benefícios: adoçante natural, de baixa caloria e baixo índice glicêmico.
Substituir o açúcar dos alimentos é uma excelente opção para quem busca uma vida equilibrada, saudável e sem preocupações com possíveis problemas de saúde ocasionados pela sua ingestão em excesso, como diabetes tipo 2, obesidade, cáries, gordura no fígado e doenças cardiovasculares.
Pessoas hipersensíveis aos polióis (xilitol é um deles) ou que tenham doenças como síndrome do intestino irritável podem apresentar sintomas adversos (como flatulência, distensão e desconforto abdominal e alteração da motilidade intestinal), mesmo com seu uso em pequenas quantidades.
Apesar dos seus benefícios, o consumo em excesso de xilitol pode trazer riscos à saúde. A curto prazo, o adoçante pode causar sintomas gastrointestinais, de acordo com Merheb. É o caso de desconforto abdominal, cólicas, diarreias e gases.
Outra vantagem do eritritol em relação ao xilitol é que o xilitol pode causar distensão abdominal, gases, diarreia, desconfortos gástricos e piorar sintomas da Síndrome do Intestino Irritável enquanto que o eritritol não costuma causar esses incômodos.
“Uma boa opção é substituir por tâmara, que costuma ser bem adocicada. Apesar disso, é preciso ter cautela com a quantidade utilizada, já que a fruta oferece doses a mais de calorias”, explica.
O adoçante stevia é uma ótima opção natural para quem quer ou precisa, por algum motivo, substituir o açúcar em sua alimentação, mas não quer deixar de sentir o gosto doce. Inclusive, o adoçante Stevia é conhecido por seu rendimento superior em relação ao açúcar comum.
Qual o melhor adoçante que não é prejudicial à saúde?
Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.
Além disso, o xilitol é benéfico para a saúde dental, pois não é metabolizado por bactérias causadoras de cáries e pode, na verdade, ajudar a prevenir problemas dentários. O mel, embora mais calórico, destaca-se por seus diversos benefícias à saúde, que vão desde a ação antimicrobiana até propriedades antioxidantes.
O Xilitol também é uma ótima opção de adoçante para diabéticos e pessoas que querem perder peso. Mas ao contrário da Stevia, o Xilitol contém algumas calorias – cerca de 2,4 calorias por grama – e pode causar pequenas alterações nos níveis de açúcar no sangue após o consumo.
Por ter um índice glicêmico baixo, o xilitol é uma opção natural mais saudável e tem uma capacidade de adoçar muito parecida com a do açúcar. Conheça mais sobre o xilitol.
O recomendado, então, é que os pacientes deem preferência aos adoçantes dietéticos, que são fabricados com restrição de sacarose, frutose e/ou glicose. O xilitol, o eritritol e a stévia, por exemplo, são as opções de adoçantes para diabéticos.
Atualmente, existem adoçantes artificiais e naturais, sendo que os últimos são vistos como menos nocivos por serem extraídos da natureza, como o stevia e o xilitol”, aponta.
Por ser um adoçante natural, o xilitol é produzido a partir das fibras de alguns vegetais como o milho e de algumas frutas vermelhas como a ameixa e a framboesa, por exemplo. O xilitol torna-se um pó branco e cristalino, sem cheiro, mas com ótimo poder dulçor.
Apesar de muitas semelhanças, o eritritol vence essa batalha. Primeiro porque ele praticamente não tem calorias: enquanto o xilitol tem 2,4 por grama, proveniente do carboidrato presente em sua composição, o eritritol tem 0,2 calorias por grama, sendo mais vantajoso para quem deseja controlar o peso.