A urina, que é produzida pelos rins, armazenada na bexiga e depois esvaziada pela uretra tem a importante função de eliminar as toxinas no corpo. Essa remoção de resíduos, deixados para trás após o consumo de alimentos, mantém o equilíbrio de água e de sais minerais no organismo.
Essas excretas são resíduos da quebra de proteínas e ácidos nucléicos que devem ser eliminados, pois são tóxicos ao organismo. Esse produtos podem ser encontrados na forma de amônia, ácido úrico e uréia. O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade.
O que acontece com a gordura quando emagrecemos? Apesar de por muito tempo os profissionais da saúde acreditarem que ela saía do corpo pelo xixi, um estudo mostrou que, apesar de uma pequena porcentagem dela realmente ser expelida pela urina, sua maior parte é eliminada pela respiração.
Muitas substâncias são encontradas regularmente na urina, em taxas fisiológicas normais, mas podem estar aumentadas em determinadas condições patológicas, entre as quais se conta a glicose, a ureia, a creatinina, o ácido úrico, o sódio, o cloreto, o potássio, o cálcio, o magnésio, a amônia, o fosfato e o sulfato.
Sua principal tarefa é filtrar o sangue, ou seja, os rins removem todos os resíduos tóxicos presentes na circulação que são resultantes do metabolismo corporal, como uréia, creatinina e ácido úrico.
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
Os rins produzem um hormônio denominado eritropoietina, que estimula a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea. A medula óssea, então, libera os glóbulos vermelhos para a corrente sanguínea.
Porque mesmo bebendo muita água o xixi sai amarelo?
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.
Essa pseudoterapia é considerada inútil e até perigosa, por ingerir os elementos que nosso próprio corpo descarta por serem tóxicos ou desnecessários. Ao beber urina, o indivíduo pode ser acometido por distúrbios gastrointestinais devido à agressividade para as mucosas.
É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.
A presença de gordura na urina não é considerada normal, podendo ser causada pela desidratação, excesso de vitaminas, síndrome nefrótica, cetose ou quilúria.
O tratamento se baseia principalmente na dieta com restrição de açúcar e gorduras, associada a exercícios físicos. A esteatose não-alcoólica, a gordura no fígado, é uma doença reversível! Não espere para adquirir hábitos mais saudáveis se confirmado o problema.
Qual é a primeira parte do corpo que emagrece? Cada corpo reage de maneiras diferentes quando está no processo de emagrecimento, dependendo de diversos fatores. Porém, de modo geral, os homens têm tendência de emagrecer primeiro na barriga e no tronco, enquanto as mulheres perdem peso dos quadris.
Todos os dias, o corpo produz entre 2 e 2,5 litros de urina. Ela não depende só da ingestão de líquidos: frutas e vegetais também são ricos em água e contribuem para compor o xixi. Em média, uma pessoa precisa fazer o "número 1" sete vezes por dia, e cada jato dura em média 7 segundos.
Assim como a urina de outros animais, a urina humana é composta principalmente de água (91% a 96%), mas contém também ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias.
Cerca de 45 minutos. Esse tempo varia de acordo com o tamanho da bexiga e o grau de hidratação do apertado em questão. O líquido que bebemos e ingerimos com os alimentos é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. O trabalho dos rins é filtrar o sangue, produzindo a urina.
A poliúria é chamada inapropriada quando o paciente urina demais, mesmo sem haver uma grande ingestão de líquidos ao longo do dia. Nesse caso, a perda excessiva de urina não é uma resposta natural e leva o paciente à desidratação. O rim é o órgão responsável pelo controle da água corporal.
A urina apresenta um odor característico causado pela presença de uma substância chamada ureia. Quanto maior for a concentração de ureia, mais forte será o cheiro da urina. Na imensa maioria dos casos, uma urina malcheirosa indica uma urina com menos quantidade de água para diluir a ureia.
Uma das principais causas da urina espumosa é a presença de proteínas na urina. O excesso de proteínas pode ocorrer após a prática intensa de exercício físico, ingestão excessiva de suplementos de proteína ou pode ser indicativo de problemas nos rins, pressão alta não tratada e diabetes, por exemplo.
A urina muito clara pode refletir ingestão de água em excesso ou a incapacidade do rim de concentrar urina. Na primeira situação, o exagero de água pode ser prejudicial se ocorrer edema em diferentes órgãos, sendo o perigo maior se tal acontecer no cérebro.
A excreção tem por principal função eliminar substâncias nitrogenadas e regular a quantidade de água nos indivíduos. Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico.
Tipicamente, esses coágulos são fragmentos de um coágulo maior no coração ou da ruptura de um depósito de gordura (ateroma) na aorta (consulte Doença renal ateroembólica). Alternativamente, um bloqueio pode igualmente surgir quando se forma um coágulo na própria artéria renal, geralmente no local onde houve a lesão.
- O senhor me perguntou quantos rins 'nós temos'. 'Nós' temos quatro: dois meus e dois seus. 'Nós' é uma expressão usada para o plural. Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.