1875 – Começou a época de imigração. Alemães, espanhóis, italianos e japoneses chegam ao Brasil para trabalhar nas lavouras de café e nas indústrias. 1880 – Aconteceu a Revolta do Vintém, Rio de Janeiro.
20 de maio: O Brasil adota o sistema métrico durante a Convenção do Metro ocorrida em Paris, sendo signatário junto a outros 16 países. 31 de maio: Chegam ao país os 150 imigrantes italianos com o navio Rivadávia. 30 de julho e 17 de setembro: Os índios, que podem ser alistados no exército e na armada, são declarados.
5 de agosto - Fundação do município brasileiro de Codajás, no atual estado do Amazonas. 27 de agosto - Fundação do município brasileiro de Americana. 24 de agosto - É fundada Centralia (Pensilvânia). 25 de novembro - O Reino Unido adquire o controle do Canal do Suez através da compra de 176 602 acções ao Egito.
O Segundo Reinado, período em que Dom Pedro II foi o imperador do Brasil, estendeu-se de 1840 a 1889. O reinado de D. Pedro II pode ser dividido em diversas fases: um período inicial de consolidação, seguido por uma fase de auge e, por fim, um estágio de decadência.
A crise de 1857, mencionada por Caio Prado Jr., desencadeou efeitos significativos sobre o Brasil, devido à sua maior aproximação com os capitais ingleses, o que permitiu intensificar a inserção da economia brasileira no processo de expansão do sistema capitalista no transcurso do século XIX.
A História da Imigração Italiana: Raízes e Influências no Brasil | ITALICA
O que aconteceu no ano de 1857 no mundo?
No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia.
A chegada dos portugueses ou o descobrimento do Brasil foi um acontecimento que se passou em 22 de abril de 1500 e marcou o início da colonização brasileira.
O período regencial brasileiro durou praticamente uma década: de 1831 a 1840. Trata-se da fase de transição entre o primeiro e o segundo império - ou seja, o período compreendido entre os reinados de D. Pedro 1° (1822 a 1831) e D. Pedro 2° (1840 a 1889).
O Brasil, oficialmente, comemora 524 anos de descobrimento (pelos europeus) nesta segunda-feira (22). A data faz referência à suposta chegada dos portugueses onde hoje é a cidade de Porto Seguro, na Bahia, onde supostamente avistaram o Monte Pascoal.
O atual nome Redenção, oficializado em 1889, faz referência ao fato da cidade ter entrado para a história como a primeira no Brasil a libertar totalmente seus escravos. Isso ocorreu por declaração, em 1º de janeiro de 1883, resultante de sugestão de Deocleciano Ribeiro de Menezes.
O Brasil Império foi uma época da História do Brasil que teve início em 07 de setembro de 1822 – quando ocorreu a Independência do Brasil. O período imperial teve fim em 15 de novembro de 1889 – quando ocorreu a Proclamação da República.
O Brasil, de 1890 a 1939, tinha uma economia voltada para o comércio externo. O café, os couros e as peles eram os principais produtos de exportação. O café cultivado em regime de monocultura dominava a produção agrícola, embora a cultura do algodão assumisse uma expressão crescente a partir de 1890.
A crise de 1875 foi tratada como eminentemente interna. Se houve menção a problema externo, foi à dificuldade do Banco Mauá em Montevidéu, mesmo assim, não se atribuía os problemas da praça a esse banco unicamente.
A Revolta de Carrancas foi uma das rebeliões escravas mais sangrentas da história do sudeste do Império brasileiro. Iniciada no começo da tarde do dia 13 de maio de 1833, nas fazendas dos Junqueira, resultou na morte de 09 membros da família senhorial, duas pessoas de "cor", um agregado e cinco escravos.
Independência do Brasil completa 199 anos nesta terça-feira, 7 de setembro. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.
Contexto Histórico. O governo constitucional de Deodoro da Fonseca (aliado dos antigos conservadores do Império) foi marcado por forte tensão política entre suas tendências centralizadoras e as inclinações federalistas da sociedade civil e de parte dos militares, que levou à dissolução do Congresso Nacional.
O Brasil teve um período de monarquia entre 1822, ano da nossa independência, até 1889. A Proclamação da República brasileira resultou de um movimento militar liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca que culminou, em 15 de novembro de 1889, com a destituição do então chefe de Estado, o imperador D.
Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
Porém, uma versão alternativa da história diz que quem chegou primeiro às terras tupiniquins foi o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón. Segundo relatos, Pinzón desembarcou no litoral nordestino 3 meses antes de Pedro Álvares Cabral —que tem os créditos da descoberta.
O porquê o dia 8 de março? Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.
Nesse dia, no ano de 1857, as operárias de uma fábrica em Nova York entraram em greve para reivindicar a redução do horário de trabalho, o direito à licença-maternidade e a equiparação de seus salários aos dos homens. As mulheres foram trancadas na fábrica e, devido a um incêndio, 129 delas morreram.
Em 1858, houve mais uma, dessa vez com parte da população da cidade tomando as ruas e ecoando o grito de “carne sem osso e farinha sem caroço”. O episódio, que ficou conhecido como Revolta da Farinha, ocorreu em 28 de fevereiro de 1858.