Além da Igreja Católica, as Igrejas Metodista, Anglicana e Luterana são favoráveis à cremação. Religiões como judaísmo e islamismo são contrárias a cremação porque julgam-na como uma agressão ao corpo visto como obra de Deus.
Também entre os evangélicos, não há proibição da cremação. A exceção fica para os seguidores mais tradicionais do Velho Testamento que preferem indicar apenas o sepultamento.
Os hinduístas acreditam que o fogo funciona como purificador, ajudando o falecido a desapegar do material e partir para a nova dimensão. Na Índia, país de predominância hindu, quase 100% dos corpos são cremados. O judaísmo e islamismo são duas das religiões que mais se mostram contrárias à cremação.
QUANDO NÃO PODE SER REALIZADA? Em casos onde o falecimento tenha ocorrido por morte violenta, ou seja, homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou qualquer tipo de morte sob suspeita, a cremação de corpos é proibida judicialmente.
Chico Xavier – Já ouvimos Emmanuel a esse respeito, e ele diz que a cremação é legítima para todos aqueles que a desejem, desde que haja um período de pelo menos 72 horas* de expectação para a ocorrência, em qualquer forno crematório, o que poderá se verificar com o depósito dos despojos humanos em ambiente frio.
Não. Como comentamos acima, não há nenhum tipo de condenação à cremação na Bíblia. Tampouco a cremação é mencionada como pecado, seja no Antigo ou Novo Testamento.
O que acontece com o espírito de uma pessoa quando é cremado?
A cremação na visão espírita é bem aceita. É preciso, entretanto, respeitar as primeiras 72 horas da morte antes de cremar o corpo. Segundo a religião, esse é o tempo que o espírito leva para se desvincular do corpo material.
Quem professa a fé cristã pode ser cremado? Essa é uma pergunta bastante comum no religioso. Ainda hoje estudiosos dizem que a Bíblia, não traz nenhuma posição que seja vista como contrária à prática. Inclusive, um dos reis mais emblemáticos de Israel, Saul, foi cremado pelos guerreiros após ser morto em uma batalha.
O processo de cremação moderno é composto pela incineração de um cadáver utilizando uma coluna de chamas, a uma temperatura de aproximadamente 1.000 graus Celsius, em um forno alimentado por gás natural ou óleo. Quando o processo é concluído, permanecem somente os ossos e as cinzas de cremação.
No Brasil, não há legislação específica sobre o que se pode ou não fazer com as cinzas de cremação. Portanto, jogar as cinzas no mar não é especificamente proibido. Coincidentemente, algumas instituições realizam serviços memoriais em que as cinzas são espalhadas no mar após serem entregues à família.
Quando o corpo é cremado o que acontece com os dentes?
Depois do processo de incineração do corpo normalmente ficam alguns fragmentos ósseos que são triturados no processo de moagem assim formando as cinzas, as cinzas de um corpo cremado normalmente tem a aparência de uma areia grossa e esbranquiçada.
Porque tem que esperar 72 horas para cremar um corpo?
Quando a causa da morte não é clara, a lei exige uma autópsia para determinar como a pessoa faleceu. A cremação destrói completamente o corpo, tornando impossível qualquer exame posterior. Por isso, a espera de 72 horas assegura que todos os exames médicos e legais possam ser realizados, se necessário.
A única restrição verdadeira à cremação é se houver morte violenta . Nesse caso, ela só poderá ser realizada se a família conseguir autorização judicial.
Novamente afirmamos que não há nenhum comando bíblico explícito contra cremação. Alguns crentes são contra a prática de cremação porque acham que tal ação não reconhece o fato de que um dia Deus vai ressuscitar nossos corpos e reuni-los com nossas alma / espírito (1 Coríntios 15:35-58; 1 Tessalonicenses 4:16).
Quais religiões permitem ou não a cremação? Vale lembrar que, com exceção do Judaísmo Ortodoxo e do Islamismo, todas as outras religiões não se opõe à cremação dos corpos.
Pode guardar as cinzas de um ente querido em casa?
As normas estão presentes em uma instrução da Congregação para a Doutrina da Fé aprovada pelo papa Francisco. De acordo com o documento, se for escolhida a cremação, as "cinzas do defunto devem ser mantidas em um lugar sacro, ou seja, nos cemitérios, e a conservação das cinzas no ambiente doméstico não é permitida".
Essa é uma dúvida muito comum das pessoas e a resposta é sim, após o corpo ser retirado da câmara fria ele é colocado junto com o caixão no forno cinerário para que a cremação possa ser realizada os únicos objetos que são retirados antes do corpo ser colocado no forno são metais, vidros e as alças do caixão, objetos ...
Estes incluem cinzas de carvão, cinzas volantes e cinzas de madeira. As cinzas de cremação, também conhecidas como restos de cremação, resultantes doprocesso de cremação, são os restos de um corpo humano ou de animal de estimação após serem cremados. Os resíduos são não aquosos e não gasosos após a combustão completa.
O judaísmo e o islamismo são religiões contrárias à prática da cremação porque sustentam que ela é uma agressão e uma ofensa ao corpo, obra criada por Deus. Historicamente, o cristianismo rejeitou a cremação porque acreditava que ela contrária à crença na ressurreição do corpo.
Houve um tempo que, de fato, a Igreja proibiu a cremação dos corpos. Isso ocorreu logo após a Revolução Francesa quando as pessoas, descrentes da vida eterna e da ressurreição dos mortos, incineravam os cadáveres para “provar” que não haveria jeito de Deus ressuscitar ninguém.
A noção de pecado se realiza perfeitamente no pecado mortal, violação tão grave que acarreta a morte da alma, ou seja, a ruptura do indivíduo com Deus. Nele, três condições devem ser satisfeitas: matéria grave, conhecimento de causa e empenho da vontade. Quem assassina de caso pensado comete pecado mortal.
As cinzas podem ser jogadas em locais com matas, lagos, rios ou até no mar. Vale reforçar que no processo da cremação não existem componentes químicos danosos ao meio ambiente. Vai mais do desejo da pessoa que se foi deixar isso bem claro aos seus familiares.
O calor seca o corpo, queimando a pele e o cabelo, contraindo e carbonizando os músculos, vaporizando os tecidos moles e calcificando os ossos, fazendo com que eles se desintegrem. Após estas etapas, o corpo é reduzido a restos de esqueletos, com alguns pedaços de ossos restantes.
A maneira como os restos físicos são tratados após a morte não influencia nesse ciclo. A cremação, como visto sob a luz da doutrina espírita, é uma opção válida que não interfere no bem-estar espiritual nem nas futuras reencarnações do espírito.