“As redes sociais não ensinam a dialogar porque e muito fácil evitar a controvérsia.” Também em entrevista ao El País, Bauman disse que as plataformas de interação social reprimem as habilidades sociais. “E tão fácil adicionar e deletar amigos que as habilidades sociais não são necessárias neste ambiente.”
— Não há como contestar que a internet nos trouxe grandes vantagens. A facilidade de acesso à informação, a facilidade com que podemos ignorar as distâncias...
No começo da digitalização se sonhava que ela substituiria o trabalho pelo jogo. Na verdade, o capitalismo digital explora impiedosamente a pulsão humana pelo jogo. Pense nas redes sociais, que incorporam elementos lúdicos para provocar o vício nos usuários.
O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos.
De sua ampla e imponente produção intelectual, são três os seus principais conceitos: campo, habitus e capital, desenvolvidos em suas pesquisas durante as décadas de 1960 e 1970 sobre a vida cultural da sociedade francesa.
Segundo Steve Jobs, um dos fundadores da empresa “Apple”, a tecnologia move o mundo. Contudo, os avanços tecnológicos não trouxeram apenas avanços à sociedade, uma vez que bilhões de pessoas sofrem a manipulação oriunda do acesso aos seus dados no uso da internet.
A tecnologia, nesse esquema de coisas, trata a natureza como matérias-primas, não como um mundo que emerge de si mesmo, uma physis, mas, antes, como materiais que esperam a transformação em o que quer que nós desejemos.
Qual é o impacto das redes sociais na vida das pessoas?
A verdade é que, no parecer de muitos especialistas, o uso das redes sociais — incluindo aplicativos de mensagens instantâneas — pode chegar a criar sérias dependências com suas respectivas consequências: ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento, distanciamento da vida real e das relações familiares, perda de ...
“A sociedade do cansaço” é o nome de um ensaio do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han sobre uma enfermidade que está acometendo a sociedade. Segundo os conceitos de Han, o cansaço é uma resposta do corpo para o excesso de positividade e cobrança que a sociedade impõe.
Para Han, as pessoas se vendem como autênticas porque “todos querem ser diferentes uns dos outros”, o que força a “produzir a si mesmo”. E é impossível ser verdadeiramente diferente hoje porque “nessa vontade de ser diferente prossegue o igual”. Resultado: o sistema só permite que existam “diferenças comercializáveis”.
Bauman afirma que vivemos em uma sociedade marcada pelo conflito ser versus ter. O homem passa a se expressar pelo que compra ou tem, elementos definidores de sua própria identidade. Um dos sintomas desse fenômeno seriam as redes sociais, nas quais os usuários montam perfis e se relacionam como se fossem "produtos".
Nos escritos de Bauman há uma ênfase crítica ante essa entidade social que se denomina de “consumidor”. Essa é uma das condições da vida pós-moderna, ou seja, o avanço extraordinário da sociedade de consumo que Bauman qualifica de “mundo líquido-moderno dos consumidores”.
O físico Albert Einstein ao afirmar que: "O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia", evidencia a necessidade de mudanças nas atitudes humanas frente ao desenvolvimento tecnológico, pois o espaço ilimitado da internet tem gerado a proliferação de discursos carregados de ódio e preconceito.
As coisas naturais se esforçam por algum fim e se reproduzem, enquanto a techne não. Em Timeu, Platão diz que o mundo é descrito como sendo o trabalho de um artesão divino (Demiurgo) que criou o mundo, de acordo com formas eternas como um artesão faz coisas usando plantas.
Assim, a tecnologia serve para “capturar” o ser humano, como Arendt afirma em A Condição Humana: “a moderna motorização parecia um processo de mutação biológica na qual os corpos humanos começam gradualmente a ser revestidos por uma carapaça de aço” (ARENDT, 2010, p. 403 e 404).
O que Paulo Freire fala sobre a tecnologia na educação?
A postura de Freire inspira novas reflexões sobre a necessidade de ampliação do pensar crítico em relação às tecnologias como uma forma de abertura aos outros, aos desafios do reconhecimento social, pois a capacidade e disponibilidade curiosa às tecnologias são saberes necessários à prática educativa.
A perspectiva importa. Você quer passar o resto de sua vida vendendo água com açúcar, ou você quer uma chance de mudar o mundo? Essa é uma das mais famosas frases de Steve Jobs. A vida é sobre a maneira com que você a enxerga.
Emile Durkheim é conhecido por sua teoria funcionalista, que argumenta que a sociedade é um sistema complexo composto por diferentes partes que trabalham juntas para garantir a ordem social e a continuidade ao longo do tempo.
De acordo com Bourdieu as instituições responsáveis pela transmissão cultural e construção do gosto são a escola e a família. Ambas as instituições são as principais responsáveis pela incorporação do capital cultural e social e a perpetuação e produção de gostos relacionados ao meio social em que o indivíduo vive.
A Teoria Geral dos Campos de Pierre Bourdieu aborda sobre a diversidade dos elementos que constroem a sociedade, que vai desde as percepções sobre as relações de poder entre os sujeitos, até o estudo dos fenômenos que ocorrem dentro de um contexto histórico.