Os rabinos interpretaram que deveria ser recitado na hora de acordar e antes de dormir. Originalmente foi o verso Deuteronómio 6:4 "שְׁמַע יִ: שְׂרָאֵל יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד" significando: "Ouve Israel Adonai nosso Deus Adonai um", que é uma declaração do monoteísmo judaico.
A Minchá é diferente do Shacharit e do Arvit na medida em que é recitado no meio do dia mundano. Ao contrário do Shacharit, que é recitado ao levantar-se, e do Arvit, que pode ser recitado antes de ir dormir, a Minchá torna-se realmente uma interrupção na vida diária.
Na cultura judaica, o talit é um manto de oração que separa o homem do mundo físico e o liga ao mundo espiritual. Ao olhar para ele, os judeus se recordam das leis de Deus, da responsabilidade em obedecê-las e de que foram chamados para serem santos.
Hashkivenu | Oração judaica antes de dormir, em forma de canção
Qual é a principal oração dos judeus?
A oração da Amidá deve ser realizada voltado a Israel. Quem vive em Israel deve orar voltado a Jerusalém. Quem vive em Jerusalém deve orar voltado ao Templo.
A kipá é outro adereço masculino, usado pelos homens judeus, conhecido, também por solidéu [1]. Cobrir a cabeça expressa respeito e consciência que sempre há algo acima do homem. Esta obrigação não provém de nenhuma injunção bíblica, é um sinal de reverência a D'us (Tratado Shabat, 156b).
Os judeus não pararam de ajoelhar em oração por causa de preocupações com a idolatria. Isso é bobagem, e na maioria dos casos, não há preocupação em ajoelhar em azulejos. O costume judaico era colocar um tapete de oração de qualquer maneira.
Deus prometeu que os israelitas seriam o Seu povo do convênio, desde que obedecessem aos Seus mandamentos (ver Deuteronômio 28:9–10). Eles seriam uma bênção a todas as nações do mundo, levando-lhes o evangelho e o sacerdócio (ver Abraão 2:9–11).
Em tempo, os Judeus rezam se balançando por alguns motivos, como: - Salomão disse em Provérbios: “A alma do homem é a vela de D'us.” A palavra de Deus é como uma chama, e quando os judeus aprendem a Bíblia é oram, a “vela de Deus” (a alma) é acesa em fogo.
Segundo o grande sábio, Chafêts Chayim: "A recitação de Asher Yatsar com cavaná (verdadeira intenção) protege o judeu de doenças, atraindo bênçãos de saúde e prosperidade." Esta prece foi compilada pelo sábio talmúdico, Abayê, há mais de 1600 anos.
Barukh ata Adonai, ha'mavdil bein kodesh l'hol. Tradução: "Bendito és tu, ó Eterno nosso Deus, que diferencia o sagrado do ordinário, a luz da escuridão, Israel das nações, o sétimo dia dos seis dias de trabalho. Bendito és tu, ó Eterno nosso Deus, que diferencia o sagrado do ordinário".
Porque os judeus beijam a porta antes de sair de casa?
Os judeus costumam beijar a mezuzá de cada vez que se passa pela porta, para recordar as orações que estão contidas ali dentro e os princípios do judaísmo que elas carregam.
Por exemplo, recitar uma bênção, brachá em hebraico, antes de comer ou beber, demonstra na pessoa, o reconhecimento de que a terra e todas as outras coisas que a habitam, pertencem a D'us, e que D'us é visto como a fonte de tudo o que a pessoa está comendo ou bebendo naquele momento.
Os judeus são muito associados ao pão ázimo, muito à custa dessa celebração que dura oito dias e que, em regra, coincide com a igreja católica e ortodoxa. Um judeu deve rezar três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite.
Este nome é vocalizado com sinais massoréticos pelos estudiosos, geralmente, como Yahweh ou Yehowah. Em português é comum usar as formas Iavé, Javé ou Jeová. Embora originalmente a primeira letra tenha o som de "i", a letra "J" apareceu com seu uso em meados do século XVI por Petrus Ramus.
O termo veio a ser usado na tradição judaica para se referir ao rei que vem restabelecer o reino de David e, assim, realizar a redenção. No judaísmo rabínico, o messias é concebido como o rei de Israel que reina durante a Era Messiânica, imaginada como um tempo futuro de paz e plenitude para toda a humanidade.
João 8:31-47 VFL. Então Jesus disse aos judeus que tinham acreditado nele: — Se vocês continuarem a obedecer às minhas palavras, serão verdadeiramente meus discípulos. Então conhecerão a verdade; e a verdade libertará vocês. Os judeus responderam: — Nós viemos da família de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém.
A tradição judaica do período tardio, ou inicial pós-Segundo Templo, alude a dois redentores, um que sofre e o outro que cumpre o papel messiânico tradicional, a saber, Mashiach ben Yosef e Mashiach ben David. Em geral, o termo "Messias" sem qualificação, refere-se ao "Mashiach ben David" (Messias, filho de Davi).
São elas: a ortodoxa, a reformista e a conservadora. As duas primeiras, ortodoxos e reformistas, são as que mais se opõem uma à outra, sendo a terceira, conservadora, a tentativa de encontrar um meio-termo entre as outras duas.
Os judeus usam a palavra Shalom como uma saudação e também como uma despedida. É como o nosso cumprimento de olá, bom dia, adeus, etc. A palavra shalom transmite o desejo de paz, harmonia, bem estar e prosperidade para aqueles que se cumprimentam. A segunda palavra, Adonai, significa "meu senhor".
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
Os monges usavam o cinto como um sinal de pobreza e despojamento dos bens materiais, mas também como um sinónimo de castidade, já que na tradição cristã os rins simbolizam a força e a potência. Os judeus usavam uma faixa à volta da cintura para celebrarem a Pessah, a Páscoa judaica.