Os três reis magos buscavam o nascido rei dos judeus com o objetivo de adorá-lo e levaram como presente ouro, que representava a realeza, o incenso, que representava a divindade, e a mirra que representava a humanidade”, explica Guilherme.
Segundo a Bíblia, os magos tiveram um sinal divino sob a forma de uma estrela que lhes indicou o caminho até ao estábulo onde Jesus estaria abrigado. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
VOCÊ SABE QUEM ERAM OS TRÊS REIS MAGOS? - RODRIGO SILVA E MARCELA TAÍS
O que a visita dos reis magos nos faz refletir?
Os Magos guiados pela luz da estrela buscavam um caminho para um novo tempo, uma nova era de esperança e fé. Nós somos convidados, todos os dias, a seguir este caminho, contemplando a luz do amor que Jesus nos ensinou. Mas ainda parece que o amor verdadeiro está bem distante de nós, e, que não temos os olhos de ver.
Os magos partiram para Belém, chegando na casa, adoraram a Jesus e o ofertaram ouro, incenso e mirra. O relato diz que em sonhos foram avisados por Deus que não voltassem a Herodes, seguiram por outro caminho para a sua terra, então partiram para sua terra.
Mago é o epíteto de Simão, aquele embusteiro, a que se faz referência nos Atos (8.9). Todavia, a palavra 'magos' tem uma honrosa significação quando é aplicada aos sábios, vindos do oriente, para procurarem o Salvador, que nascia em Belém (Mt 2). Em At 13.6,8 o termo acha-se traduzido por mágico, encantador.
Primeiro, ele recorre a uma explicação literal, dizendo para que servem o ouro, o incenso e a mirra: "Os magos tinham ouro, incenso e mirra: o primeiro, evidentemente, corresponde a um rei; o incenso é usado no sacrifício a Deus; a mirra, por fim, embalsama os corpos dos mortos."
Os Reis Magos são figuras que fazem parte da crença católica e se tornaram relevantes durante o nascimento de Jesus, de acordo com o que é contado pela bíblia cristã.
Além disso, na crença cristã, o aparecimento da Estrela de Belém é a concretização de uma profecia hebraica que anunciava o nascimento de Jesus e o aparecimento do astro. Na questão do milagre, destaca-se que a estrela serviu de guia para que três sábios do Oriente fossem até a Judeia prestar culto ao menino Jesus.
Os magos presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra (um tipo de óleo para ungir também usado em embalsamamento). Os presentes tinham significado importante naquela época, além de serem objetos caros.
Eles visitam as famílias, orientam sobre ações básicas, aprendem juntos, frutificam, obtêm resultados positivos. Anunciam a Boa Nova de Jesus na prática.
Os três reis magos são sábios que foram adorar Jesus após seu nascimento. A Tradição e as Escrituras Cristãs (Evangelho de São Mateus, 2º capítulo) afirmam que eles foram de terras distantes do Oriente para aclamar e servir Jesus em Belém.
Qual o significado dos magos no Evangelho de Mateus?
Os Reis Magos, mencionados nos relatos do Evangelho de Mateus, desempenham um papel significativo na narrativa cristã do nascimento de Jesus Cristo. Sua presença na adoração ao recém-nascido Messias não apenas adiciona profundidade simbólica, mas também destaca a universalidade da mensagem de Jesus.
O 6 de janeiro, conhecido no calendário cristão também como o dia da Epifania, é a data em que, de acordo com a Bíblia, os reis magos que viajaram desde o Oriente para visitar Jesus Cristo, chegaram, doze dias depois de seu nascimento, e tiveram a confirmação da chegada do filho de Deus.
A Bíblia não diz quantos magos procuraram por Jesus, nem que eles eram reis. O Evangelho de Mateus relata: "eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo."
Havia alguns reis magos que viviam num outro país. Eles sabiam o que os profetas tinham dito sobre o nascimento de Jesus. Quando eles viram uma estrela nova no céu, souberam que um novo rei tinha nascido. Os reis magos foram falar com Herodes, rei dos judeus, em Jerusalém, e perguntaram a ele onde estava o novo rei.
Quanto tempo os magos demoraram para encontrar Jesus?
dois anos viajando da Pérsia até aqui, procurando onde é que estava o. recém nascido rei de judeus. E quando eles chegaram aqui, Jesus já não tava recém nascido, ele estava com aproximadamente dois aninhos.
Qual era a função do Forte dos Reis Magos no passado?
O Forte dos Reis Magos começou a ser construído em janeiro de 1598, antes das primeiras casas da cidade de Natal surgirem num ponto mais alto, a dois quilômetros da costa. Sua finalidade era proteger o território brasileiro das investidas dos franceses.
Qual a importância do Forte dos Reis Magos para Natal?
O Forte dos Reis Magos representa um marco na história das fortificações da orla marítima do Brasil. É uma das mais importantes, belas e sugestivas, e a mais bem edificadas no litoral brasileiro, cuja construção teve início ainda no século XVI. É ainda o marco de fundação da cidade de Natal.
Conta a tradição que os Reis Magos eram na verdade iniciados que foram enviados pela hierarquia espiritual para ajudar a criança Jesus, tanto financeira como espiritualmente.