Mercadores malineses comercializavam sobretudo ouro, cobre, sal e noz-de-cola. No Mali, o cobre era muito apreciado, e o sal, quase tão valioso quanto o ouro. Na África ocidental, os malineses são conhecidos até hoje como bons comerciantes.
Mercador é uma pessoa ou "Homem de negócios" que tratava ou comercializava com géneros negociáveis, ou seja, bens ou mercadorias. É um termo praticamente obsoleto que foi substituído pelos termos comerciante, distribuidor ou até mesmo vendedor.
- Mercadores ambicionavam aumentar o comércio com o Oriente. - Nobres esperavam obter terras. - Pessoas esperavam obter a salvação eterna. Crise prolongada na Europa, marcada por fome, doenças, guerra e revoltas sociais, nas primeiras décadas do século XIV.
Os mercadores tinham como função principal viajar para regiões muito diversas e trazer desses lugares o que fosse mais necessário e mais interessante. Assim, cada mercador precisava desenvolver uma série de habilidades e servir-se de todas elas.
Os mercadores, principais responsáveis pelas atividades comerciais, deslocavam-se de uma região para outra negociando suas mercadorias. Foram eles que exerceram inicialmente as atividades bancárias, transformando-se em ricos e poderosos homens.
O mercador era o personagem social que estava no centro das relações que se travavam nos espaços comerciais dos burgos. Ele era o mediador entre os produtos que vinham de outros continentes e os compradores das feiras medievais.
A Primeira Cruzada terminou com vitória dos Cristãos, que conseguiram restabelecer domínio em Jerusalém e recuperar para os bizantinos importantes cidades. Ao todo, foram promovidas oito Cruzadas oficiais entre 1095 e 1291.
Ao descobrirem a América, os europeus perceberam que poderiam explorar novas terras e recursos naturais do continente. Eles passaram a comercializar produtos como ouro, prata, tabaco, algodão, madeira e açúcar.
Para solucionar esse conflito, surgiram as corporações, que nada mais eram do que associações de mercadores, que tinham como objetivo garantir liberdade para as cidades em que viviam, de modo que houvesse crescimento contínuo desses locais.
O escambo foi um sistema de transação comercial, e acredita-se que tenha sido muito utilizado na Antiguidade. Esse sistema teria precedido a monetarização da economia, momento em que as transações comerciais passaram a ser majoritariamente realizadas pelo uso de papel-moeda, isto é, dinheiro em forma de papel ou moeda.
Além disso, o sal sempre foi muito procurado para conservar carne seca e dar sabor a comida. A região de savana ao sul do Saara Ocidental (conhecida como região do Sudão) e as florestas do sul da África Ocidental eram pobres em sal.
Tinham como alvo principal retomar a Palestina e Jerusalém, tirando as cidades do domínio muçulmano. Foram nove Cruzadas oficiais, que aconteceram entre os séculos XI e XIII, período da Idade Média, na Europa.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
A origem mais disseminada é a de que no mercado da antiguidade, onde a procura era maior do que a oferta, fazer ouvidos de mercador, ou fazer-se de surdo, era uma estratégia para evitar barganhas excessivas por parte dos clientes que pechinchavam e pediam descontos.
Saiba quem são os mercenários, soldados que lutam por dinheiro em conflitos. O termo mercenário pode ser usado em diferentes contextos, mas sempre com uma conotação ruim. Segundo o dicionário, é aquela pessoa que age ou trabalha somente por dinheiro ou pelas vantagens que lhe são oferecidas, um interesseiro.
Dos burgos surgiram os burgueses (a nova classe social, chamada burguesia), importantes comerciantes que foram fundamentais para o desenvolvimento da mentalidade capitalista.
Entre todas as feiras medievais, as mais importantes foram, sem dúvida, as feiras de Champanhe, que ligavam a Itália aos Países Baixos e que atraíam mercadores de toda a Europa. O seu esquema de funcionamento consecutivo, fazia com que praticamente durante todo o ano houvesse aí mercados a funcionar.