O cheiro desagradável aos parasitas, então, impedirá que eles apareçam novamente. Azeite: como alternativa ao vinagre, pode passar o pente com azeite cuja consistência pegajosa ajudará a capturar as lêndeas e os piolhos facilitando a sua eliminação.
O aroma da citronela é um dos principais responsáveis por manter o afastamento dos parasitas. Os produtos da linha Arruda e Citronela são hipoalergênicos e dermatologicamente testados..
O vinagre aqui tem o papel de amolecer os ovos (ou lêndeas). Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se colocar essas escovas de cabelos (e outros objetos contaminados) dentro da água por 10 minutos para matar o piolho. Os tratamentos mais modernos incluem sabonetes, loções e outros tipos de remédios.
A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta.
Em geral, é possível usar remédios como cremes ou loções com inseticidas piretróides, sabonetes criados para combater piolhos, uso de pente fino todos os dias e uma receita caseira com água e vinagre (misturados na mesma quantidade) para retirar os ovos.
O pente fino é um ótimo acessório para tirar as lêndeas e os piolhos grudados no cabelo. Além disso, ele garante que você tenha certeza de que não sobrou nenhum parasita na sua cabeça, já que eles podem ser bem pequenos.
O piolho é um parasita que pode ser transmitido através de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis, por isso é muito importante lavar estes objetos com frequência para evitar reinfestação ou mesmo a transmissão do parasita para outra pessoa.
O calor do secador e da chapinha, por exemplo, pode até matar os piolhos adultos, mas não tem efeito sobre as lêndeas, que vão eclodir em pouco tempo e reinfestar a cabeça da criança.
Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho. As crianças sofrem discriminação, ganham apelidos desagradáveis na escola, mas nosso papel é esclarecer que qualquer pessoa, independentemente da etnia ou da renda familiar, pode ser infestada.
Óleo de coco: o óleo de coco deve ser aplicado seguindo os mesmos princípios do azeite. Óleos, além de matarem os piolhos, também ajudam a deixar o cabelo bem hidratado e brilhoso. Vinagre de maçã: misture o vinagre com o creme de pentear e use após lavar o cabelo.
Como o piolho é transmitido? A transmissão do piolho ocorre de pessoa para pessoa, por meio do contato direto e do uso de objetos compartilhados, como bonés e escovas de cabelo.
Um piolho deposita 8 a 12 ovos por dia – são as conhecidas lêndeas. Ao fim de 7 a 10 dias nascem novos piolhos, que ao fim de cerca de 3 semanas atingem a idade adulta e podem então depositar mais ovos. O piolho vive em média 30 dias, mas sobrevive menos de 24h fora do hospedeiro.
Mas a resposta é simples: no momento em que o piolho pica a nossa cabeça para se alimentar de sangue, um pouco da sua saliva entra na nossa pele. Junto com essa saliva entram algumas substâncias que irritam o nosso corpo, causando uma reação. é essa reação que causa a coceira e a vermelhidão na cabeça.
Pente de aço ( não o do produto) com palha Bombril que ajuda retirar toda as lêndeas do cabelo e do pente. Coloque o Bombril no final dos dentes do pente e depois puxe. Troque sempre o Bombril.
As lêndeas têm cerca de 0,8 mm e uma cápsula muito resistente que começa por ser transparente, tornando-se mais escura à medida que desenvolve. Demoram cerca de 7 dias a transformarem-se em ninfas ou piolhos jovens.
Distinguir uma lêndea com piolho duma lêndea morta é, teoricamente, muito simples. A lêndea vazia, é muito menos consistente, e o seu formato é achatado. Além disso, é muito mais fácil de descolar do cabelo, pois a matéria que a constitui degrada-se ao longo do tempo. As lêndeas vazias são tendencialmente brancas.
Dimeticona 4% loção 150 ml (sob manipulação): aplicar no couro cabeludo e cabelos secos durante 8 horas e repetir após 7 dias. Realizar a retirada das lêndeas com auxílio de um pente fino antes de retirar o produto.
A fêmea vive de três a quatro semanas e, quando adulta, coloca até 10 ovos por dia. Ou seja, em um mês, cada uma pode dar origem a 300 piolhos, então, é necessário controlar a infestação o quanto antes e garantir que tanto piolhos adultos quanto lêndeas sejam retiradas.
Existe lêndea morta? Também é comum ouvir dos pais que seu filho não tem piolho, tem lêndea morta. Isso é uma lenda. Quando uma lêndea aberta é encontrada, é sinal de que tem um piolho no couro cabeludo.