Em geral, os ventos têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, um equilíbrio essencial para as temperaturas não ficarem tão extremas nas áreas citadas. Há também a importância da determinação dos diferentes tipos climáticos.
Os ventos desempenham um papel muito importante na vida dos seres vivos, pois são eles que levam para longe o ar viciado que nós respiramos e trazem até nós o ar puro, com bastante oxigênio, tão importante para o nosso organismo.
O vento pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre 2 regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.
O vento se forma por causa das diferenças de pressão na atmosfera terrestre, devidas principalmente a diferenças de temperatura. O sol, de fato, aquece a superfície terrestre de forma desigual, criando zonas de alta e de baixa pressão.
vento que carrega levemente a poeira que sopra na janela que balança a roseira #rapnacional
O que o vento pode mover?
O vento é controlado com precisão, permitindo até mesmo puxar os objetos na direção do fluxo de ar. Ver um furacão ou um tornado arremessando até casas pelos ares, ou mesmo um barco a vela deslizando suavemente por um mar calmo, não deixa nenhuma dúvida de que é possível mover as coisas usando a força dos ventos.
O movimento do ar é fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Em geral, os ventos têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, um equilíbrio essencial para as temperaturas não ficarem tão extremas nas áreas citadas.
Por mais que aparentemente é um processo simples, existem vários tipos de ventos. São eles os ventos verticais, horizontais, constantes, periódicos, locais e variáveis.
Quando a velocidade do vento supera os 45 km/h forma-se uma tempestade. Essa é a intensidade mais perigosa, pois pode gerar uma série de incidentes, como derrubar árvores, destelhar casas, queda na rede elétrica, etc.
Na atmosfera, o vento se forma na tentativa de igualar diferenças na pressão do ar. Isto significa que a direção do vento é sempre diretamente da alta para a baixa pressão? Não exatamente, porque o movimento do ar é controlado também por outras forças.
As pedras e as rochas de grandes dimensões, os morros, as edificações, as torres maciças e os agrupamentos de árvores altas, entre outros, podem influenciar a velocidade dos ventos.
Para gerar energia elétrica, a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico, os chamados aerogeradores. Essas turbinas têm a forma de um catavento e o seu movimento circular é responsável pela produção de energia elétrica.
Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história. Até ao momento se foram reportadas 138 mortes e milhares de feridos segundo a National Disaster Risk Reduction Management Council (NDRRMC).
Com uma velocidade do vento de 50 metros por segundo, há uma pressão de 300 quilogramas por metro quadrado. A velocidade do vento de um tufão é geralmente em torno de 40 metros por segundo, o que equivale a cerca de 190 quilogramas por metro quadrado. Claro, a casa relativamente simples será derrubada.
Isso tem uma explicação: em algumas regiões da Terra, nosso astro maior, o Sol, esquenta a superfície de forma mais acelerada. Ao longo desse processo, o ar quente do solo sobe e o ar frio vem de uma região distinta para ocupar seu espaço. Esse deslocamento de ar quente e frio faz com que o vento surja.
O vento ideal na praia é o vento terral (que sopra da terra em direção ao mar) de intensidade fraca ou moderada (5 a 10 nós). O vento terral é o responsável por segurar a crista da onda, podendo originar alguns tubos e deixando a parede da onda lisa.
Qual a velocidade do vento para ser considerado vendaval?
Os vendavais, também chamados de ventos muito duros, correspondem ao número 10 na escala de Beaufort, compreendendo ventos cujas velocidades variam entre 88,0 a 102,0 km/h. Os vendavais são provocados pelo deslocamento violento de uma massa de ar.
O vento sempre esteve presente em nossas vidas. É um elemento essencial para o ciclo de vida dos animais, plantas e seres humanos, além de ser um recurso fundamental para o desenvolvimento do transporte e até mesmo para a produção de energia renovável através de instalações eólicas.
É verdade? O vento não assobia. Se nós estivermos num local isolado, por mais forte que seja o vento ele não assobia. Quando bloqueamos a sua passagem, por exemplo por uma janela ou outro obstáculo que provoque bloqueio, o vento entra pelas frestas e faz o barulho parecido com um assobio.