Após o polimento, chegamos à última etapa, que é a aplicação da cera. A cera tem o objetivo de proteger a pintura do carro contra fatores e ações externos, como poeira, raios do Sol, chuva, poluição, entre outros.
Sabemos que é muito importante proteger a pintura após o processo de polimento, e para você que não abre mão do brilho irresistível da carnaúba, da proteção e resistência da sílica, a indicação perfeita é a BLEND CERAMIC & Carnaúba PASTE WAX uma cera híbrida composta por SiO2 e pela mais pura carnaúba tipo 1.
Se você deixar a sujeira impregnar na lataria recém-pintada, será muito mais difícil removê-la depois. Além disso, o verniz pode ficar manchado com mais facilidade no período logo após a pintura. Então, lave o seu carro sempre que acontecer alguma situação que o deixe sujo, por menor que seja a sujeira.
O polimento automotivo consiste em três principais etapas: o corte, o refino e o lustro. O objetivo dessas etapas é, respectivamente, remover danos e riscos superficiais, remover manchas e, por fim, aplicar uma nova camada de verniz, realçando o brilho da pintura.
Em contrapartida, também não é possível remover arranhões ou problemas de continuidade. Sua principal função é realmente conferir maior durabilidade para a tinta do automóvel e realçar a sua beleza, além de ter uma função preventiva e ajudar a evitar que pequenas agressões atinjam a coloração original do veículo.
O polimento não possui uma resposta definitiva de duração, pois envolve diversos fatores. Desde a forma como você utiliza o veículo até o tipo de proteção aplicada na pintura. Se bem cuidado, pode durar anos. No entanto, exposição ao sol, chuva e até mesmo o modo de lavagem podem afetar sua durabilidade.
O polimento ajuda a remover arranhões superficiais e menos profundos, como os causados por lavagens inadequadas, pequenos objetos e poeira. Esses tipos de arranhões geralmente afetam apenas a camada superior de verniz ou pintura do carro, sem atingir as camadas mais profundas da pintura.
De maneira geral, os custos ficam entre R$100,00 e R$500,00. Fatores como o modelo do carro, a complexidade dos arranhões e os acabamentos desejados podem influenciar esse investimento. Caso o serviço inclua o polimento de vidro automotivo, é provável que esse valor aumente.
Existem 2 tipos de lixamento: o manual ou com a lixadeira roto-orbital. O lixamento manual mais adequado para remover imperfeições médias é feito com as lixas de grão 2500 e 3000. Para imperfeições moderadas e severas se utilizam sequencialmente as lixas de grão 1200, 1500 e 2000.
Após o polimento, chegamos à última etapa, que é a aplicação da cera. A cera tem o objetivo de proteger a pintura do carro contra fatores e ações externos, como poeira, raios do Sol, chuva, poluição, entre outros. A cera irá formar uma película protetora entre a pintura do veículo e as ações externas.
Em alguns casos, é necessário o uso da Lixa de Polimento (para usar lixa é necessário treinamento) somente no risco, sem gastar desnecessariamente o verniz em locais onde não é necessário lixar.
Uma vez que você faz o polimento do veículo, é preciso tomar alguns cuidados para preservar o resultado. Para tanto, aplique cera automotiva, que protege a pintura dos raios UV, sujeiras e contaminantes. Outra opção é o selante sintético, que proporciona uma proteção mais duradora e resistente à água.
Por ser um procedimento abrasivo, não deve ser feito muitas vezes durante a vida útil do carro. Alguns especialistas recomendam no máximo 3 vezes. É importante lembrar que, caso os riscos já tenham atingido a camada de pintura, será necessário fazer outro procedimento, chamado de micro pintura.
Enquanto a cera preserva a pintura do carro através de uma película de proteção, os polidores utilizam massas abrasivas e politrizes, retirando um pouco do verniz da pintura e, junto com ele, os riscos, as manchas, as marcas de pano, a chuva ácida, as fezes de pombo etc.
Imagina se você usar uma cera limpadora após um serviços de polimento no seu carro. Essa cera contém abrasivos que podem gerar microriscos que estragam o polimento. Outro exemplo, é usar uma cera protetora sem descontaminar a pintura.
Granulação 400 – fina, utilizada para dar lustre; Granulação 600 – muito fina, utilizada para polir e dar lustre; Granulação 1600 ou mais – finíssima, utilizada para lustrar joias.
Para que o polimento possa resolver esse problema, é necessário que os danos sejam superficiais. Isso quer dizer que o risco deve atingir apenas a camada de verniz, que corresponde a 50% da pintura do veículo. Caso o risco ultrapasse essa camada, é preciso buscar outra alternativa.
Além de melhorar a aparência do carro, também pode proteger a pintura contra o desbotamento e a corrosão, prolongando a vida útil da pintura e do veículo como um todo. Todo mundo quer ter um carro bonito e com uma lataria brilhante, mas poucas pessoas investem no polimento.
Para aqueles que gostam de manter o carro sempre brilhando e livre de imperfeições, o polimento é sempre indicado, porém, existem alguns momentos em que o processo se faz necessário, como por exemplo, quando o carro precisa passar por uma repintura completa.
A duração do polimento depende da técnica usada e do desgaste do veículo ao longo do tempo. O enceramento manual dura de duas a dez lavagens, dependendo da cera usada. As outras técnicas duram de seis meses a um ano. O polimento simples deve ser realizado no máximo três vezes durante a vida útil do veículo.
Cristalização automotiva ou polimento de carro? Como você percebeu, a cristalização automotiva serve para prevenir problemas na pintura, o polimento é utilizado para corrigi-los. Sabendo disso, é mais fácil compreender qual situação é a mais adequada para você!
O polimento tem a função de uniformizar o verniz e entre os principais benefícios estão a resistência à sujeira e aos raios solares, proteção contra gotas de água, além de proporcionar mais brilho e corrigir imperfeições superficiais na pintura.