Por esses diversos motivos, é importante manter a lubrificação da corrente da moto em dia, para diminuir o atrito entre as peças responsáveis pela transmissão final. Alguns pilotos defendem o uso da graxa branca, outros o uso de um pincel embebido em óleo e ainda outros, o spray de lubrificante ou desengripante.
O óleo lubrificante indicado pelas montadoras costuma estar detalhado no manual do proprietário, porém o óleo Sae 80 ou 90 são os mais comuns para os modelos.
É recomendável que você remova a sujeira antes de aplicar o lubrificante de corrente de moto. Desse modo, limpar a corrente fará com que ela e as rodas dentadas durem mais. Um produto vantajoso é o WD-40, excelente opção para manter a corrente limpa.
No lugar de descartá-lo apropriadamente nos postos de serviço após a troca, muita gente o guarda para lubrificar a corrente, o que é um grande erro. Óleo usado de motor na corrente de transmissão não cumpre adequadamente o papel de lubrificação. Sua viscosidade não é a recomendada para este tipo de tarefa.
O que é melhor passar na corrente da moto, óleo ou graxa?
Aqueles que utilizam óleo na limpeza da corrente, sempre tem problemas com a limpeza da moto, que fica com a roda traseira cheia de pingos e manchas. Já aqueles que usam graxa em pouco tempo sofrem com o acumulo de sujeira na corrente.
Consideramos esta a melhor e mais segura maneira de lubrificar a corrente da moto. Pois, alcança pequenos espaços, não faz sujeira no ambiente e na moto, evita desperdícios e é aplicado na quantidade correta.
Querosene, pra relação sem retentores, ou óleo diesel, se tiver retentores. O querosene é realmente muito bom pra limpeza, mas se você vacilar e não limpar direito, ele danifica qualquer borracha que entrar em contato.
Para ser usada em qualquer tipo de corrente de moto, bicicletas, máquinas, quadriciclos, facilita a vida de quem cuida da relação e economiza na compra de peças, Pode ser usada várias vezes!
Feito para conservar carros, motos e aviões, WD-40® Produto Multiusos protege desde as dobradiças até o motor, também facilitar a retirada de parafusos, revigora plásticos e as áreas cromadas. Pode ser usado em todo tipo de veículo sem agredir borrachas e a pintura.
As três causas que mais influenciam no desgaste do conjunto são: sujeiras provenientes do pavimento, seja ele asfalto ou terra; falta de lubrificação externa; folga da corrente.
3 - Umedeça um pedaço de pano com querosene e passe na corrente dos dois lados, com atenção para retirar os resíduos que tiverem ficado. 4 - Quando terminar a limpeza, para que a lubrificação tenha melhor resultado você deve usar a moto durante 15 minutos. Assim, a corrente ficará quente e a graxa penetrará melhor.
Afinal, vale lembrar que o kit relação das motos conta com borrachas de vedação e muitas vezes está próximo de partes plásticas. Infelizmente, ainda é comum ver o uso indevido de derivados de petróleo – como aguarrás, gasolina, diesel ou querosene - na limpeza de motos.
Use desengripante regularmente como parte da manutenção preventiva da sua moto. Isso ajudará a evitar que as peças enferrujem e emperrem, economizando tempo e dinheiro a longo prazo. Mantenha seu desengripante em um local fresco e seco, longe da luz solar direta e do alcance de crianças.
Nos meus testes usei limão Taiti e detergente neutro. Guardei por até 15 dias em uma embalagem de detergente mesmo, não notei perdas significativas na ação do produto.
Não passe vaselina que vai estragar a corrente. Interessante como o pessoal tem dó de dar 20~30 reais num vidro de lub que vc usa bem pouco e pode durar vários meses, pra usar materiais que não lubrificam direito e ainda podem acelerar o desgaste da corrente.
Antes de mais nada, deverás limpar a corrente. Dessa forma irás eliminar a sujidade que se acumula diariamente e que poderá prejudicar o bom funcionamento da corrente. Para o efeito recomendamos a utilização do WD-40 Specialist® Moto Limpa Correntes.
Pode limpar a corrente da moto com detergente neutro?
Qualquer tipo de solvente é contraindicado, pois pode danificar a pintura e outros componentes de sua moto/scooter. Lavar a moto com detergente comum é errado assim como usar esponjas de aço ou de qualquer tipo de material abrasivo.
A melhor forma de como limpar corrente de bicicleta suja de graxa é retirá-la e mergulhá-la em uma solução de água e desengraxante, na proporção indicada pelo fabricante do produto.
Pode usar óleo de cozinha como lubrificante de corrente?
Eu não recomendaria. O óleo descartado terá contaminantes que causarão desgaste prematuro. Além disso, o óleo de cozinha não é projetado para correntes de bicicleta e não lubrificará os rolos de forma eficaz.