Óleos Essenciais: Alguns óleos essenciais, como o óleo de laranja ou de neem, são conhecidos por suas propriedades repelentes de insetos. Aplicar esses óleos na madeira pode ajudar a afastar os cupins.
Uso corretivo: No uso doméstico, especialmente em móveis e outras madeiras atacadas, localizadas no interior de residências, recomenda-se aplicar VEDACIT INSETICIDA PARA CUPINS somente nos orifícios existentes, utilizando uma seringa ou embalagem aerossol.
Vinagre, naftalina, querosene, etc. Essas são algumas das substâncias que muitos costumam utilizar na tentativa de acabar com os ataques de cupins, tanto em móveis de madeira prontos quanto em peças e materiais em marcenarias.
Soluções caseiras, à base de vinagre, óleo de cravo ou óleo de laranja podem resolver quando são infestações menores. Em casos mais graves, pode-se utilizar querosene, óleos lubrificantes, desengripantes ou inseticidas líquidos. Para isso, é necessário usar equipamentos de proteção como óculos, luvas e máscaras.
Como proteger telhado e madeiras da sua casa dos cupins ou brocas!
Como eliminar os cupins de forma natural?
Espalhe bicarbonato de sódio nas áreas onde o inseto for encontrado. O bicarbonato de sódio vai acabar com cupins e também desativar os ovos. Essa dica é boa para resolver o problema de infestação na madeira.
Umidade – A umidade excessiva é um dos principais fatores que atrai cupins para uma casa. Eles precisam de água para sobreviver, então qualquer área que esteja úmida ou úmida é um lugar perfeito para eles. Madeira molhada – A madeira molhada é particularmente atraente para os cupins.
Similar a outras pragas urbanas, cupins gostam de umidade e escuridão. Desse modo, tenha cuidado com vazamentos. Faça sempre a manutenção dos registros e dos canos d'água. Também, é importante observar os locais úmidos da residência que estão próximos a móveis de madeira.
Agimax Cupim – Inseticida Aerossol. O Agimax é considerado o melhor veneno para cupim de madeira, contendo bifentrina como ativo que atua por contato direto nas pragas. Em formato aerossol, ele combate focos de insetos em diversas áreas com eficiência, segurança e rapidez.
Óleo de cravo e óleo de laranja, por exemplo, são tidos como repelentes naturais. Infelizmente, o aroma dessas substâncias não penetra tão fundo na madeira, então dificilmente chega ao núcleo do cupinzeiro.
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.
"É importante a colocação de telas em portas, janelas e outras aberturas para evitar a entrada dos insetos, principalmente durante as revoadas nupciais, que é quando os pares se formam e se reproduzem", orienta o especialista em descupinização, o serviço de erradicação de cupins.
A Peroba-Rosa, também conhecida como Peroba-do-Campo ou simplesmente Peroba, é uma das madeiras que se destacam no que diz respeito a resistência às pragas como os cupins. Possui uma trabalhabilidade moderadamente fácil, de acordo com os dados apresentados pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos. Você também pode utilizar o vinagre natural, sem diluir na água, mas o cheiro pode ser muito forte e acabar incomodando.
O borato de sódio é facilmente encontrado em farmácias de manipulação e casas de produtos agropecuários. Então, para usar este produto, 450 gramas dele com 4 litros de água. Logo na sequência, coloque a mistura em um borrifador e utilize óculos de proteção e luvas antes de aplicar na madeira atingida pelos cupins.
O que passar na madeira para evitar cupim antes de pintar?
A aplicação de inseticida é uma excelente alternativa para prevenir cupim na madeira. O produto possui ação cupinicida e formicida e pode ser utilizado tanto em ambiente interno quanto externo em construções, forros, estruturas de telhados, móveis e esquadrias.
Trate a madeira com produtos anti-cupim, que criam uma barreira protetora e dificultam a infestação. Inspecione regularmente seus móveis e áreas ao redor da casa, especialmente em lugares escuros e úmidos. Selar rachaduras e fendas nas paredes e pisos pode evitar que os cupins entrem em sua casa.
Utilize solução de vinagre nas superfícies infestadas pelos cupins. A solução de vinagre e água — 50% de cada produto — é uma medida eficaz para combater o cupim, pois além de eliminar os animais já existentes, impede a formação de novas colônias no mesmo local.
Umidade. O cupim de madeira seca é uma exceção nesse quesito. Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos.
O terror de quem trabalha ou tem madeira em casa, o cupim é um inimigo dificil de ser vencido. E como em qualquer guerra é preciso conhecer o inimigo para vencê-lo.
O cupinicida Dipil é vendido em nossa loja nas versões de 100 ml e de 1 l. Ele é indicado para ser usado para controlar cupins de madeira seca, tanto em casa, propriedades rurais ou, até mesmo, ambientes industriais. Sua aplicação é similar a alguns formicidas.
Algumas espécies de cupins xilófagos vivem dentro da própria peça de madeira que atacam, enquanto outros constroem ninhos globosos, utilizando o material celulósico e/ou solo. Estes ninhos podem ser encontrados em sótãos, porões, ou mesmo no interior do solo das imediações das construções.
Existe uma ideia difundida de que os painéis de MDF são imunes aos cupins mas infelizmente, não é bem assim. O que realmente acontece é a “esterilização” nas chapas quando são prensadas, já que são expostas a um calor capaz de eliminar qualquer tipo de inseto presente na madeira, tornando-os livres de cupins e ovas.