Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.
Trata-se de um tipo de proteção. Um exemplo de animal invertebrado é a formiga, que não possui ossos e cuja parte mais rígida é a externa. Estão no grupo dos animais invertebrados os artrópodes, os anelídeos, os cnidários, nematelmintos, platelmintos, moluscos e poríferos.
Os animais vertebrados e invertebrados apresentam em comum o fato de que possuem nutrição heterotrófica, são pluricelulares e suas células são do tipo eucariótica. Como exemplos de animais invertebrados, podemos citar as esponjas, as águas-vivas, as minhocas, os insetos, as tênias, as estrelas-do-mar e os polvos.
ANIMAIS INVERTEBRADOS - Artrópodes, moluscos, anelídeos, celenterados, equinodermes e esponjas
Quais são os 5 animais vertebrados?
OS ANIMAIS VERTEBRADOS SÃO AQUELES QUE POSSUEM OSSOS, FORMANDO A COLUNA VERTEBRAL E O ESQUELETO. ESSA ESTRUTURA AJUDA A PROTEGER OS ÓRGÃOS E PERMITE QUE ESSES ANIMAIS SEJAM MAIORES. ELES SÃO DIVIDIDOS EM CINCO GRUPOS: PEIXES, RÉPTEIS, ANFÍBIOS, AVES E MAMÍFEROS.
A minhoca-da-terra é um animal invertebrado, sem patas, e pertencente ao Filo dos Anelídeos. Caracterizam-se pelo seu corpo cilíndrico, alongado e dividido em anéis. Podem medir até 30 cm de comprimento e têm a capacidade de regenerar partes do seu corpo.
Eles pertencem ao filo dos artrópodes, que inclui animais sem espinha dorsal. As libélulas possuem um exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, seis pernas e geralmente duas pares de asas. Sendo assim, a libélula é um exemplo de animal invertebrado.
Como exemplos de animais invertebrados que possuem corpo macio e não tem pernas, pode-se citar: esponjas, as águas-vivas e os vermes. Boa parte desses animais vivem na água, todavia ainda espécie de vermes que podem ser encontrados na terra.
Geralmente nascem quatro a cinco láparos (filhotes de coelho) por vez, mas esse número varia de dois a nove. Os filhotes não enxergam nem ouvem, e não têm pelo. A mãe os mantém no ninho que cava no solo.
Resposta verificada por especialistas. Os poríferos, que são as esponjas do mar, os cnidários como as medusas e águas-vivas, os ágnatos, que são peixes sem mandíbula e todos os nematódeos. Esses são os animais que não possuem língua.
Esse animal é o canguru-vermelho (ou Osphranter rufus). Pesquisadores descobriram que, ao caminhar, ele usa sua cauda para se impulsionar, como se fosse uma pata adicional. Sua cauda trabalha de forma mais intensa do que uma perna humana na mesma velocidade.
Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.
Estes insetos apresentam metamorfose completa, isto é, apresentam as fases de ovo, larva, pupa e adulto. Pode-se reconhecer as moscas pela cabeça, nitidamente distinta e móvel, com dois grandes olhos facetados.
Embora a aparência dos insetos seja muito variada, o corpo de todos eles é dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas e 3 pares de mandíbulas. Todos os insetos possuem 3 pares de patas.
Há um grande vaso sanguíneo ao longo das costas da minhoca, chamado vaso sanguíneo dorsal. Ele lança o sangue para a frente (em direção à cabeça) e é o principal "coração" desses animais. Mas há ainda os vasos chamados de "corações laterais". Eles enviam o sangue, com muita pressão, do vaso dorsal para o ventral.