Se o couro for brilhante, use álcool isopropílico para tirar o brilho e tornar a superfície mais absorvente à tinta. Se o couro estiver seco, aplique um condicionador de couro pelo menos algumas semanas antes de pintá-lo.
Antes da pintura, é importante limpar bem o tecido com um paninho de microfibra e água. Repita o processo até remover toda a sujeira da peça. A sujeira ou a poeira remanescentes acabarão ficando presas debaixo da tinta, prejudicando o resultado final da pintura.
Este produto é indicado para pintura em couro natural (legítimo), podendo também ser utilizado em madeira, cerâmica, alumínio, gesso e outros materiais. Para materiais sintéticos ou tratados, recomenda-se realizar um teste prévio.
o verniz para couro permite proteger o couro, impermeabilizando-o para resistir à água e às manchas, e protegendo-o do desgaste. Também dá um belo aspeto ao couro, criando uma camada espessa, lisa e brilhante. Aplica-se de maneira notavelmente fácil, em 1 camada, ou até 4 camadas, sem escorrer.
Use o óleo de vison quando quiser apenas escurecer o couro.
Trata-se de uma substância natural que lubrifica e penetra no óleo, condicionando-o. O óleo também tem habilidades impermeabilizantes e protege o tecido do sal, do mofo e do bolor.
5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER ANTES DE PINTAR O CABELO! | Faça isso antes de pintar!
Como preparar o couro para pintar?
Se a superfície do couro for seca e dura, primeiro você precisará usar um condicionador. Você também vai precisar aplicar álcool isopropílico, se o couro for brilhante com silicone ou outros acabamentos, para torná-lo mais adequado para pintura.
Top Finish O Top Finish de 100ML é um verniz a base água para aplicação pós-pintura com a tinta para couro e sintético e foi desenvolvido para dar um acabamento mais duradouro. Proporciona proteção, impermeabilização, resistência e durabilidade para a pintura.
Os impregnantes, também conhecidos com stain, trabalham de uma forma um pouco distinta. Ao contrário do verniz, ele penetra na madeira e deixa seus poros dela abertos, nutrindo as suas fibras, e permitindo que a madeira “respire”.
As lixas são itens fundamentais em um acabamento perfeito. Muitas pessoas tem dúvida se devem ou não lixar verniz, mas é preciso sim que o material passe um um acabamento. Assim, entre uma demão e outra de verniz, e necessário que ele seja lixado.
Para trabalhos artesanais sobre madeira, papel, cerâmica, MDF, isopor, couro, gesso, cortiça e palha. Em outros materiais recomendamos teste prévio. Pronta para o uso.
Ao lixar o couro, a sua superfície superior (lado texturizado) ou verso (lado da carne) é lixado ou removido através de um cilindro rotativo com lixa de papel. O objetivo deste processamento é um efeito visual uniforme do material. Ao lixar o lado superior, este adquire uma leve rugosidade.
Portanto, você precisa saber como remover a tinta do couro ou tirar o acabamento original antes de aplicar uma nova camada de tinta. Após a remoção do brilho, você pode pintar o couro com tinta acrílica ou spray, mas certifique-se de usar tinta para couro ou poderá danificá-lo.
A dica para limpar couro mofado é usar um pouco de vinagre branco. Misture uma colher de sopa de detergente com uma de vinagre e aplique sobre a parte mofada com a ajuda de uma escova de cerdas macias. Passe o pano multiuso e seque bem a peça.
A luz natural (do sol) e artificial (de lâmpadas) desbota o couro. Por isso, se preocupe em guardar suas peças em lugares escuros como dentro de armários e closets.
O brilho do couro vem de um óleo natural que vai se perdendo com o tempo. Portanto, trata-se de um processo normal, mas que pode ser contornado. Para manter o brilho e a aparência da sua peça de couro por mais tempo, aplique um pouco de silicone líquido, utilizando uma flanela.
Aplique a seladora – Depois de lixar e passar um paninho, você vai passar a seladora por toda a superfície pra fechar os poros da madeira, facilitando a aderência do verniz e protegendo da umidade. Espere pelo menos meia hora para a seladora ficar completamente seca.
Se a intenção é preservar a beleza natural da madeira e proporcionar um acabamento suave, a cera pode ser a escolha ideal. No entanto, se a prioridade for uma proteção mais robusta contra desgaste e danos, o verniz pode ser mais adequado.
Além disso, a falta de água diminui a aderência da tinta e, consequentemente, a cobertura, exigindo mais demãos para o acabamento desejado. Fora isso, pode ocasionar uma parede manchada após a pintura, já que deixa marcas do pincel na superfície.
INDICAÇÃO: Verniz top alta consistência é indicado para dar brilho no couro liso e realçar a cor. MODO DE USAR: Limpe bem o artigo de couro, aplique uma camada fina e uniforme com esponja e deixe secar. Para uma maior uniformidade, retire o excesso com escova.
O que passar em couro sintético para não descascar?
No geral, as roupas de material sintético devem ser hidratadas a cada poucos meses para evitar rachaduras derivadas do ressecamento no material. Para isto, você pode utilizar óleo vegetais, como o de amêndoa, e até mesmo os hidrantes corporais neutros e sem corantes.
Primeiro, coloque um pouco de vinagre em um pano úmido e passe por todo o sapato e deixe algumas horas até a peça secar. Depois é só passar vaselina com o auxílio de um pano, deixar por alguns minutos e passar um pano seco para tirar o excesso.
☆【Restaurador de cor de couro】: o bálsamo de couro para recoloração é ideal para restaurar a cor do couro desbotado e arranhado. É fácil reparar sofás de couro, estofamento de couro ou qualquer produto de couro legítimo.
O couro tende a absorver muita umidade, e corre um risco maior de mofar. Logo, é importante deixar as peças receberem ventilação antes de guardar. Deixe as peças de couro penduradas em um local ventilado e na sombra após o uso. Não deixe as peças secando ao sol, isso pode danificar a cor do couro!