Basta utilizar o selador para gesso , que vai dar a aderência de que a tinta precisa para fixar no gesso , evitando a calcinação e o amarela mento da tinta .
Já as paredes novas, tendem a sugar muita tinta, pois têm grande poder de absorção, ou espalhar impurezas e sujeiras ao passar o rolo diretamente na superfície sem preparo. É aí onde entra o selador, que faz o trabalho de selar e uniformizar a superfície antes da pintura.
Se você está construindo uma parede e quer garantir um melhor rendimento em massas, texturas e tintas, o selador é imprescindível. Mas, se você precisa fixar bem as partículas que estão esfarelando, para que a superfície fique pronta, firme e forte para receber a pintura, o recomendado é utilizar o fundo preparador.
Precisa passar massa corrida no gesso antes de pintar?
Pode, mas, antes de passar a tinta, é importante aplicar a massa corrida e o selador para não desgastar. Após a secagem, lixe a superfície e, se necessário, aplique mais uma camada de selador. Feitos esses passos, a superfície estará pronta para receber a textura.
Segundo a Associação Brasileira do Drywall, a superfície do gesso acartonado poderá receber todo o tipo de tinta desde que atenda às especificações da norma ABNT NBR 15079.
Primer: Aplicar um primer apropriado ajudará a selar a superfície porosa do gesso e proporcionará uma aderência melhor para a tinta, garantindo um acabamento duradouro.
Escolha da Tinta: Opte por uma tinta de qualidade, adequada para superfícies internas, como tinta acrílica ou látex PVA.
Basta utilizar o selador para gesso , que vai dar a aderência de que a tinta precisa para fixar no gesso , evitando a calcinação e o amarela mento da tinta . Se for uma parede lisa, você pode utilizar rolo. Se for 3D, pistola de pintura ou pincel.
É possível realizar a pintura no drywall sem a massa corrida, porém, o acabamento pode não ficar tão bom, já que o material tende a corrigir as imperfeições do material. Na Plack, a massa para drywall é garantia de qualidade e resistência para a sua reforma ou construção sair da forma que se espera!
Qual é a melhor tinta para pintar gesso? A Suvinil Gesso e Drywall é a opção ideal para esse procedimento. Além de dispensar a aplicação do fundo preparador, já que possui a função de fundo e acabamento, ela pode ser usada em paredes de gesso, drywall, reboco, textura, massa corrida e até acrílica.
Agora que você já conhece alguns tipos, chegou a hora de aprender como lixar parede de gesso. Esse processo é muito importante e deve ser realizado antes da pintura. Ele garante que a aplicação seja eficaz e se torne duradoura.
O Selador Gesso Duralatex é um complemento acrílico, para paredes internas , e tem como função ser utilizado como primeira demão/ fundo para todas as superficies de gesso, tais como gesso liso, dry wall, placa de gesso entre outros.
Será que existe um aditivo impermeabilizante para gesso? O gesso, como sabemos, é um material que não é resistente à água e, por isso, não existe produto que faça milagre para alterar uma característica que é própria desse material.
Se a parede estiver no reboco novo e em bom estado, ou mesmo com uma pintura antiga, mas em bom estado e sem imperfeições, o mais indicado é o selador acrílico. No entanto, se a pintura for sobre um reboco de má qualidade, pintura antiga ou descascando, recomenda-se o fundo preparador.
É recomendável, portanto, utilizar o gesso para acabamento em ambientes internos. Por absorver rapidamente a tinta, é preciso que a pintura sobre o gesso seja feita de maneira cautelosa, evitando, por exemplo, que o rolo fique muito molhado e cause manchas em algumas áreas em que foi passado primeiro.
A tinta para superfícies em gesso é também um excelente recurso para pintura de paredes em drywall (placas de gesso ou acartonado). É comum que esses materiais por serem pouco resistentes à água demandem de uma tinta que faça a proteção adequada da peça.
Se for aplicar sobre reboco, gesso, drywall ou textura, dilua até 50% do produto em água potável, utilizando rolo de lã de pelos médios (22 mm), pincel, trincha ou máquina airless. Caso seja uma repintura ou uma pintura em massa acrílica/corrida, o recomendado é diluir 20% do produto em água potável.
Certifique-se de que o gesso esteja completamente seco e curado antes de começar a lixar. Isso geralmente leva cerca de 24 a 48 horas, dependendo das condições ambientais. Limpe a superfície do gesso com um pano úmido para remover qualquer poeira ou sujeira.
Caso seja necessário nivelar a superfície para corrigir imperfeições, utilize massa corrida (onde não tenha contato com água ou vapor) ou massa acrílica; aguarde a secagem de 4 horas, passe lixa para nivelar, remova o pó e aplique a tinta para acabamento ou a própria tinta para gesso diluída a 20% com água.
Textura na parede de drywall: pode ou não? Pode, mas, antes de passar a tinta, é importante aplicar a massa corrida e o selador para não desgastar. Após a secagem, lixe a superfície e, se necessário, aplique mais uma camada de selador. Feitos esses passos, a superfície estará pronta para receber a textura.
Antes de iniciar a pintura em gesso, o primeiro passo é preparar a superfície para receber a tinta. Ela deve estar lisa e sem imperfeições. Para isso, aplique gesso nos buracos e fendas e aguarde o tempo de secagem. Feito isso, é hora de lixar.
Tinta Acrílica para Gesso foi especialmente desenvolvida para aplicar diretamente sobre o gesso, proporcionando menor custo da pintura por dispensar o uso de fundo, reduzindo também tempo e mão de obra.
O aditivo Hidrofugante, da SOS Gesso, é ideal para proporcionar melhor acabamento em superfícies revestidas por gesso. Ele pode receber tinta e, dessa forma, é ideal para promover ambientes com um toque especial de elegância.