Como tratar: o tratamento deve ser feito por um dermatologista e pode incluir a higiene adequada, com sabonete, shampoos e água morna; o uso de pomadas, como nebacetin, e clindamicina, para combater as bactérias e aliviar os sintomas da foliculite; ou antibióticos orais como cefalexina, ampicilina ou dicloxacilina.
O que fazer: o tratamento é feito com o uso de hidratantes sem cor e cheiro para manter a umidade e acalmar a pele, reduzindo a coceira, a irritação, a vermelhidão e o ressecamento. Além disso, o dermatologista também pode indicar a aplicação de pomadas com corticoides e o uso de anti-histamínicos e antibióticos orais.
É indicado o uso de hidratantes corporais à base de ureia, ácido glicólico ou ácido salicílico para controlar a produção de células mortas e conferir a hidratação necessária.
Principais pomadas: as pomadas para urticária devem ser indicadas pelo dermatologista após avaliação das causas da alergia na pele, podendo ser indicadas pomadas corticoides, como hidrocortisona ou mometasona, anti-histamínicos, como a dexclorfeniramina, ou imunossupressores, como tacrolimo ou pimecrolimo, por exemplo.
Pomadas. O médico algumas vezes pode indicar pomadas à base de retinoides ou ácido retinoico, para estimular a renovação da pele e eliminar as bolinhas causadas pelo milium. Veja outras indicações para o uso de ácido retinoico.
Como combater as bolinhas no braço (queratose pilar)
Como se livrar de carocinhos na pele?
Como tratar: pode-se fazer uma compressa de gelo no local por dez minutos. É importante também evitar coçar a área, para prevenir a irritação da pele. Além disso, o médico também pode recomendar o uso de pomadas antialérgicas e anti-inflamatórias, como dexametasona e prometazina.
Em geral, os carocinhos na pele surgem tanto em adultos, quanto em crianças e dificilmente indicam alguma doença grave. Os pequenos caroços ou bolinhas no corpo podem ser sinal de queratose pilar, alergias, foliculite, lipoma ou ainda intolerância ao glúten, sobretudo se acompanhados de coceira e problemas gástricos.
Alergia na pele: geralmente, o uso de anti- histamínicos e corticoides orais e/ou tópicos resolvem a alergia e os seus sintomas, incluindo as bolinhas no corpo.
Qual o melhor antialérgico para alergia na pele? O melhor tratamento para a alergia de pele depende do caso e deve ser recomendado por um médico. Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.
Ácido glicólico, ureia e ácido retinóico, em alguns casos, são os ativos utilizados para remover o excesso de queratina”, diz a dermatologista. Combinada com a esfoliação, a hidratação é primordial no tratamento.
O que causa as bolinhas no corpo? As bolinhas no corpo podem surgir por vários motivos, como atrito, foliculite, falta de hidratação na pele, predisposição genética, intolerância ao glúten, medicamentos e outros.
Talvez o mais famoso dos truques para remover bolinhas é o uso de lâminas de barbear. Para colocar em prática, não há segredo: basta passar o barbeador nas áreas onde existe concentração de fiapos e pronto!
A hidratação pode ajudar a suavizar as bolinhas e reduzir o ressecamento da pele, sendo interessante fazer uso de cremes hidratantes a base de ureia, ácido glicólico ou ácido salicílico.
Bolinhas brancas ou avermelhadas na pele, acompanhadas de uma coceira forte, costumam ser as primeiras alterações de alergia. Estas consistem em reações inflamatórias que podem se manifestar em qualquer parte do corpo.
Urticária são lesões vermelhas e inchadas, como vergões, que aparecem na pele rapidamente e coçam muito. O nome da lesão é urtica. Elas podem ser pequenas, isoladas ou se juntar e formar grandes placas vermelhas, com desenhos e formas variadas, sempre acompanhadas de coceira.
Uma erupção cutânea é uma alteração anômala na textura ou cor da pele. As causas conhecidas de erupções cutâneas incluem irritação, alergias, medicamentos e infecções bacterianas, fúngicas ou virais. A erupção inclui vermelhidão, descamação de cor branca ou amarela, espinhas peroladas, nódulos e cistos.
Confundido com espinhas, trata-se de uma lesão que pode atingir bebês e adultos. Você já viu algumas bolinhas minúsculas pipocarem na pele e achou que fossem espinhas? Na verdade, o nome destas lesões é milium e, apesar de ser bem parecido, não tem nada a ver com acne e, portanto, precisa de um tratamento específico.
Alergias, dermatites e infecções podem causar as famosas bolinhas na pele. Entenda mais sobre esse desconforto e como tratá-lo. As bolinhas na pele podem não ser motivo de preocupação, mas o surgimento dessas protuberâncias é um incômodo comum para muitas pessoas.
Alguns exemplos de pomadas ou cremes com anti-histamínicos são a Profergan ou Fenergan, com prometazina na composição, e a Polaramine, com dexclorfeniramina na composição. Estes produtos só devem ser usados em crianças com idade superior a 2 anos.
Quando há um quadro de urticária, o tratamento, por exemplo, pode ser feito com o uso de anti-histamínicos. Allegra, por exemplo, é um antialérgico moderno que tem ação rápida, não causa sonolência e é seguro e eficaz no tratamento da rinite alérgica e da urticária7.
Esse problema costuma causar vários incômodos, como manchas e bolinhas vermelhas que coçam. Existem vários tipos dessa doença de pele, mas a boa notícia é que conseguimos nos preveni-la através do uso de hidratantes, da água termal e de outros produtos com ativos que tratam essa sensibilidade.
O que fazer: geralmente o médico indica o uso de remédios antivirais, como aciclovir, fanciclovir ou valaciclovir, na forma de comprimidos e/ou pomada, para aliviar a dor causada pelas bolhas e diminuir a atividade do vírus.
Betnovate pomada é adequado para lesões secas, escamosas ou liquenificadas. Deve ser aplicado suavemente, em pequenas quantidades, sobre a área afetada. Aplicar duas vezes ou três vezes por dia até que ocorra uma melhora, em seguida, as doses podem ser reduzidas para uma ao dia ou ainda uma em dias alternados.
As manchas vermelhas na pele normalmente são sinal de alergia ou má circulação, mas também podem indicar problemas mais graves, como infecções, psoríase, lúpus, catapora ou até câncer.
A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.