Evite o uso de produtos abrasivos ou solventes na limpeza dos plásticos, pois eles podem remover a camada protetora do material. Aplique produtos de proteção nos plásticos para criar uma barreira contra os raios UV e a umidade.
Basta que você dilua 50 ml de água sanitária para cada litro de água e deixe o item de molho na mistura por 1 hora. Depois, enxágue abundantemente e certifique-se que não há nenhum resíduo do produto no plástico.
Umedeça um pano de microfibra com água morna e use-o para passar no plástico. Isso deve remover qualquer sujeira, poeira e outros resíduos que podem interferir nos produtos de limpeza. Seque a superfície completamente com outro pano de microfibra limpo antes de usar o condicionador.
O que passar nos plásticos na parte externa do carro?
O ideal é que o plástico receba uma limpeza profunda e seja selado com um hidratante, para protegê-lo. A lavagem pode ser feita com shampoos específicos e mantido com água e sabão. Utilizar um limpa plásticos com uma escova macia também é uma boa opção para deixar o carro com aparência de novo.
COMO REVITALIZAR PLÁSTICOS RESSECADOS | Fácil e Rápido
O que é bom para passar no plástico do carro?
Normalmente, produtos à base de silicone ou cera restauradora de plásticos são os mais recomendados.” Seguindo essas recomendações simples, você vai conseguir manter o interior do carro sempre limpo e com aparência de novo por mais tempo.
O Prizm, apesar de ser um restaurador de vidros, também pode ser utilizado em casos de sujeira extrema dos plásticos. O produto remove impurezas e contaminantes que não saem com a limpeza convencional.
O azeite pode restaurar a cor natural do plástico preto, limpando as áreas desbotadas e descoloridas. Adicione uma quantidade bem pequena do produto a um pano ou papel-toalha – só um pouco já faz uma grande diferença, mas você pode sempre adicionar mais se desejar.
Com um balde, acrescente água e o vinagre na mesma quantidade e apenas adicione meio copo de detergente e meio de bicarbonato. Espalhe a solução caseira por todo o móvel e deixe agir por alguns minutos. Na remoção use um pano macio úmido ou seco. Após, confira se plástico está branquinho como deseja.
No geral, dá para limpar a maioria das superfícies de plástico misturando 1 xícara de água morna com algumas gotas de detergente de louça. Por outro lado, se a superfície que você precisa polir faz parte do seu carro, como os faróis, é melhor comprar um xampu automotivo que seja menos abrasivo.
Restaura e reaviva as cores das partes plásticas que sofreram leve degradação do tempo, assim devolvendo o aspecto original. É efetuada uma limpeza profunda dos plásticos e após a limpeza é aplicado um produto específico nos plásticos para realçar o mais próximo possível o aspecto original.
- Restaura o brilho, a cor das partes plásticas e borrachas. - Protege as peças plásticas contra intempéries, como chuva e radiação solar. - Protege contra ressecamento. - Secagem rápida.
Um dos métodos de hidratação de peças plásticas acontece através da imersão. Nela, as peças são imersas em um tanque de água a temperatura de 55ºC. Para isso, a água deve ser destilada e filtrada, evitando reações químicas entre cadeias poliméricas com os sais minerais da água, por exemplo.
A primeira e mais importante dica é mantê-los longe do calor. O calor tem o potencial de amolecer o plástico, o que facilita o rompimento dos lacres. Também é fundamental manter eles limpos e secos, já que a sujeira e a umidade têm o potencial de afetar a adesão do plástico.
A primeira regra, e uma das mais importantes, é jamais usar produtos à base de silicone para limpar as peças de plástico do seu carro. Eles dão brilho no começo, mas a película que formam depois resseca o material. O silicone ainda detona a proteção da pintura e também resseca o plástico.
O Lubrificante para plástico LUBRITEC é desengripante, penetrante, tensoativo com aditivos inibidores de corrosão e oxidação. Além disso, existe o desmoldante sem silicone, que é indicado para processo de moldagem de borracha e peças plásticas que sofreram tratamentos posteriores como pintura.
Para a lubrificação de peças e equipamentos que necessite de um produto que não escorra, qualquer tipo de vaselina pode ser utilizada, inclusive a vaselina sólida farmacêutica, apesar do custo mais elevado deste produto. Mas, o indicado é a utilização de uma vaselina industrial sólida de qualidade.
O ideal nesse caso é investir em películas de qualidade. Películas pigmentadas e com proteção ultra violeta impedem a rápida degradação de tecidos e plásticos além de impedir a deformação por calor.
Quando se trata de diluição, você deve ter cuidado ao usar recipientes de plástico, pois certos tipos de plástico podem reagir com óleos essenciais. Os óleos essenciais sempre devem ser diluídos antes do uso, e misturá-los com óleos veiculares em garrafas plásticas pode causar reações indesejadas.
Feito para conservar carros, motos e aviões, WD-40® Produto Multiusos protege desde as dobradiças até o motor, também facilitar a retirada de parafusos, revigora plásticos e as áreas cromadas. Pode ser usado em todo tipo de veículo sem agredir borrachas e a pintura.