No final dessa carta, Paulo pediu que Timóteo e Marcos o visitassem e levassem algumas coisas que ele tinha deixado quando partira (ver 2 Timóteo 4:9–13).
Como Paulo disse a Timóteo, a Bíblia é útil para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça. Ela é a ferramenta que Deus nos deu para nos ajudar a viver vidas que são agradáveis a Ele.
Quais são as três metáforas de Paulo para ensinar Timóteo?
(Outra opção é pedir que os alunos desenhem essas três figuras no quadro.) Comente que Paulo usou o soldado, o atleta e o lavrador como metáforas para ensinar a Timóteo como agir para permanecer firme na fé apesar das tribulações.
Timóteo aprendeu com Paulo a chorar diante de Deus pela vida dos irmãos. É sobre isso que Paulo se refere quando exorta os líderes da igreja: “Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um” (At 20.31).
Paulo pretendia visitar Timóteo pessoalmente, mas não tinha certeza se conseguiria (ver 1 Timóteo 3:14; 4:13). Paulo escreveu a epístola a Timóteo para ajudar o jovem líder da Igreja a entender melhor suas funções.
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Paulo então chamou Timóteo para zelar pela Igreja e ajudar a restaurar a fé dos santos de Éfeso. Ele escreveu essa epístola a Timóteo da Macedônia, para incentivá-lo e fortalecê-lo em seu chamado.
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Qual é o principal tema abordado na Segunda Epístola a Timóteo?
Nesta segunda carta, o tema central desloca-se da comunidade de Éfeso para a relação pessoal entre Paulo e Timóteo. Próximo de seu martírio, Paulo deseja rever Timóteo e o exorta a manter-se perseverante, mesmo que para isso seja necessário sofrer por causa do Evangelho.
Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo.
De acordo com uma tradição posterior, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65, um cargo que Timóteo teria servido por 15 anos. No ano 80 (ou 97, segundo outras fontes), Timóteo tentou impedir uma procissão pagã e, em resposta, os pagãos, furiosos, atacaram-no, arrastaram-no pelas ruas e apedrejaram-no.
Quem escreveu esse livro? O Apóstolo Paulo é o autor da Epístola aos Romanos (ver Romanos 1:1). Ao escrever essa epístola, Paulo usou a ajuda de um escrevente, Tércio, que escreveu sua própria saudação aos santos romanos quase no final da epístola (ver Romanos 16:22).
Paulo, em 1 Timóteo 5:23, recomenda o uso moderado de vinho para benefícios de saúde, enquanto Provérbios 31:6-7 fala sobre seu uso para aliviar a dor dos aflitos.
Qual é a motivação principal de Paulo ao escrever a epístola aos Colossenses?
O Apóstolo Paulo escreveu a epístola a Colossenses devido a um relato de que eles estavam cometendo um grave erro (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”). Falsos ensinamentos e práticas em Colossos estavam influenciando os santos de lá e abalando sua fé.
O que levou Paulo a escrever uma segunda carta a Timóteo?
Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Em sua carta, Paulo incentivou Timóteo e deu-lhe forças para ajudá-lo a prosseguir após sua morte iminente. Paulo sabia que seu tempo se aproximava e desejava ver Timóteo, a quem ele chamou, figurativamente, de “meu amado filho” (2 Timóteo 1:2).
No texto em análise, Paulo aconselha Timóteo a não seguir bebendo somente água; mas a tomar também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades [astheneia]. Astheneia é traduzida na bíblia como doença ou como fraqueza física em geral.
Em tom de despedida, o velho Paulo recorda a trajetória do seu fiel companheiro, mostrando como sua criação por uma mãe e avó piedosas. A separação daquele momento estava causando tristeza ao jovem (1:4), a ponto de deixá-lo desanimado para o ministério (1:6-7).
Timóteo foi um dos colaboradores mais próximos do apóstolo Paulo e desempenhou um papel fundamental no ministério cristão primitivo. Ele nasceu em Listra, uma cidade da província romana da Galácia, por volta do ano 17 d.C. Sua mãe, Eunice, era judia e sua avó, Lóide, também era cristã.
Ele ensinou a Timóteo quais eram os deveres dos bispos e diáconos, e quais as qualificações necessárias para que esses cargos fossem ocupados. Além disso, Paulo falou com profunda gratidão do quanto Jesus Cristo foi misericordioso com ele por ocasião de sua conversão.
Onésimo se escondeu em Roma e, enquanto estava ali, conheceu Paulo. Através da influência do apóstolo, Onésimo se converteu em discípulo de Jesus Cristo. Paulo, que, naquela época, estava preso, escreveu ao seu amigo Filemom para lhe falar sobre a conversão de Onésimo.
Este nome é formado pela combinação de duas palavras gregas: "time", que significa "honrar", e "theos", que significa "Deus". Portanto, Timóteo traduz-se como "aquele que honra a Deus" ou "honra a Deus".
I Timóteo foi escrita na Macedônia (provavelmente em Filipos), cerca de 64 D.C., durante o intervalo entre o primeiro e o segundo aprisionamento de Paulo em Roma.