Quando Paulo ouviu o bom testemunho sobre Timóteo dos cristãos da região ele pediu que o rapaz o acompanhasse no resto da viagem. Timóteo se tornou auxiliar de Paulo durante o resto da vida do apóstolo, e foi visto por este irmão mais velho como filho na fé (1 Timóteo 1:2).
Paulo dá diretrizes a Timóteo para ajudá-lo a ministrar as necessidades dos idosos, dos jovens, das viúvas, dos mais velhos e dos escravos. Ele descreve os falsos mestres. Ele adverte que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1 Timóteo 6:10) e instrui Timóteo sobre como os santos podem obter a vida eterna.
De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias, que também o batizou.
Paulo usa a imagem de um bom soldado, um atleta vitorioso e um lavrador que trabalha arduamente para ilustrar a necessidade de suportar as dificuldades a fim de recebermos a glória eterna. Ele contrasta verdadeiros e falsos mestres a vasos para honra e para desonra.
Timóteo nasceu em Listra, Ásia. Seu pai era grego e pagão, a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram.
CONSELHOS DE PAULO PARA TIMÓTEO, COMO VOCÊ NUNCA VIU #pregação #timoteo #sermão #oração
Qual o propósito da carta de Paulo a Timóteo?
O propósito da epístola
Proporcionar encorajamento e instrução a Timóteo, um jovem líder. Não foi Paulo o fundador da igreja em Éfeso. Certamente fora um dos discípulos de João, talvez o próprio Apolo, pregador eloquente da época.
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Quais são as três metáforas de Paulo para ensinar Timóteo?
Paulo testifica que foi chamado por Jesus Cristo para pregar o evangelho (ver 2 Timóteo 1:11). 2 Timóteo 2 Paulo emprega as metáforas do soldado, do atleta vitorioso e do lavrador trabalhador para ilustrar a necessidade de enfrentar dificuldades para receber a glória eterna.
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Introdução. João viu um novo céu e uma nova Terra, e a cidade de Nova Jerusalém descer do céu. Ele também viu que Deus habitará com Seu povo e o consolará, e que a cidade celestial de Deus será estabelecida na Terra.
Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus" ou "honrado por Deus") foi um bispo cristão do século I que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, seu mentor, durante as viagens missionárias que empreendeu.
Porque Paulo mandou Timóteo tomar um pouco de vinho?
Paulo orientou Timóteo a tomar um pouco de vinho por causa de seu estômago e de suas frequentes enfermidades, porém se tratava de suco de uva não fermentado. Ele não aconselharia Timóteo a usar o que o Senhor havia proibido” (Signs of the Times, 6 de setembro de 1899, 2º parágrafo).
Paulo então chamou Timóteo para zelar pela Igreja e ajudar a restaurar a fé dos santos de Éfeso. Ele escreveu essa epístola a Timóteo da Macedônia, para incentivá-lo e fortalecê-lo em seu chamado.
Timóteo era um jovem pastor filho de uma judia e um grego, que tinha sido ajudante de Paulo em sua obra. Paulo começa a epístola incentivando Timóteo a ter cuidado com os falsos mestres e ficar vigilante com relação a falsas doutrinas, além de tratar sobre a conduta pastoral "Combate o bom combate da fé.
O que Paulo quis dizer na segunda carta de Timóteo?
Nesta segunda carta, o tema central desloca-se da comunidade de Éfeso para a relação pessoal entre Paulo e Timóteo. Próximo de seu martírio, Paulo deseja rever Timóteo e o exorta a manter-se perseverante, mesmo que para isso seja necessário sofrer por causa do Evangelho.
No texto em análise, Paulo aconselha Timóteo a não seguir bebendo somente água; mas a tomar também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades [astheneia]. Astheneia é traduzida na bíblia como doença ou como fraqueza física em geral.
Segundo At 16,1-3, Paulo encontrou Timóteo em Listra, em sua segunda estadia na cidade. Timóteo já fazia parte da igreja local, sendo filho de mãe judia crente e de pai grego.
1 Timóteo 2–3 Paulo ensina que é preciso orar e adorar da forma correta. Ensina também que Jesus Cristo pagou o preço da redenção por todos e é nosso Mediador junto ao Pai. Ele ensina como homens e mulheres devem comportar-se durante a adoração.
Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo.
Os líderes cristãos podem aprender muito com o exemplo de Timóteo e aplicar essas características em seu próprio ministério. Ao seguir o exemplo de Timóteo, os líderes serão capazes de liderar com integridade, amor e dedicação, buscando sempre a vontade de Deus e o bem-estar do povo de Deus.