A moral em Piaget Para ele, a moral constitui-se de um conjunto de regras, mas a essência da moralidade está no respeito que se adquire por essas regras, que é fruto do respeito por quem as criou ou presentou. Uma regra é um fato social, que supõe uma relação entre pelo menos dois indivíduos.
Quais são os estágios do desenvolvimento moral segundo Piaget?
Piaget publicou, em 1932, sua obra O Julgamento Moral na Criança, na qual argumentava que o julgamento moral evolui passan- do por etapas semelhantes àquelas por ele identificadas anteriormente, quais sejam: estágio sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e o de operações formais.
Como Piaget relaciona o desenvolvimento da razão e da moral?
Segundo Piaget, nós construímos nossa moral a partir da influência mútua com os diferentes acontecimentos sociais presentes em nossa vida. Como nós, de maneira geral, somos uma sociedade tutelada por adultos, o desenvolvimento moral das crianças está diretamente ligado com essa relação.
Numa primeira fase, as crianças encontram-se em moralidade heterónoma, ou seja, todas as regras são impostas pelo adulto, exteriores a si e não podem ser contestadas. Um comportamento é visto como completamente certo ou completamente errado, não havendo lugar para ver o ponto de vista do outro.
RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
Decifrando a Moralidade: As Etapas de Desenvolvimento em Piaget
Qual foi a principal teoria de Piaget?
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Como ocorre o desenvolvimento moral da criança para Piaget?
Para ele, os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Assim sendo, podemos concluir que esse processo requer tempo.
Como Jean Piaget define o conceito de autonomia no desenvolvimento moral?
Para Piaget (1896- 1980), autonomia significa a capacidade de decidir por si próprio entre o certo e o errado na esfera moral e entre verdade e inverdade na esfera intelectual, levando em conta fatores relevantes, independentemente de recompensa e punição.
A definição de moral pode ser feita de uma forma simples: conjunto de valores e regras que definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido em uma sociedade. Dito isso, é importante lembrar que esses conceitos podem variar de acordo com a cultura de determinado grupo.
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais. Sendo o primeiro o Sensório motor. O primeiro dos quatro estágios de desenvolvimento cognitivo é o estágio sensório- motor.
A palavra moral indica o sistema de normas e valores que define o que é considerado correto ou aceitável por determinada cultura ou grupo social. O termo imoral é usado para descrever ações, comportamentos ou decisões que vão contra as normas morais estabelecidas.
2-3), independente da diversidade das correntes, o desenvolvimento moral se ocupa do “processo pelo qual o indivíduo, nascido com amplas possibilidades comportamentais, é orientado a desenvolver comportamentos delimitados pelo que é costumeiramente aceitável de acordo com os padrões do seu grupo”.
Quais são os três estágios do desenvolvimento moral?
Com base nisso, propõe a existência de seis estágios de raciocínio moral, os quais podem ser agrupados em três níveis: o pré-convencional, o convencional e o pós-convencional.
Quais as diferenças entre Piaget e Kohlberg na compreensão do desenvolvimento da moral?
Lembremos que Piaget estudou somente a vida moral até a adolescência e Kohlberg até o desabrochar pleno da maturidade e da vida moral. Kohlberg não dá muita importância ao comportamento moral externo.
Quais os estágios de desenvolvimento moral de Piaget?
As “ferramentas mentais” para essa construção mudam conforme a faixa etária e também conforme o ambiente e os estímulos. Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal. Esses são, portanto, os 4 estágios de Piaget.
O que Jean Piaget fala sobre o desenvolvimento da consciência?
Piaget salienta que há algo que impede o organismo de dominar de uma só vez, tudo que é cognoscível num determinado terreno, ou seja: não podemos conhecer tudo de uma vez num determinado terreno porque nossa percepção é seletiva e obedece uma ordem lógica e ainda - demanda atuação sobre o objeto de conhecimento.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
É a capacidade de decisão própria do que é, ou não, correto moralmente, levando em conta valores relevantes que foram internalizados e o respeito que antes era unilateral, dá lugar ao respeito mútuo e recíproco.
Para Piaget, a inteligência é algo dinâmico e que surge da construção de estruturas cognitivas que, à medida que vão sendo construídas, vão se estabilizando no cérebro em um processo contínuo. É neste processo que vamos construindo nosso conhecimento.
A teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo enfatiza a adaptação como uma característica central e contínua ao longo da vida de um indivíduo. Para Piaget, a adaptação é uma interação ativa entre o organismo (a criança) e seu ambiente, facilitada por estruturas mentais denominadas esquemas.
Acerca do próprio conceito de pensamento, Piaget o define por inclusão no de inteligência. O pensamento será, assim, uma forma de inteligência, precisamente aquela que intervém por procedimen- tos operacionais, interiorizados e simbólicos na solução de proble- mas.
Para Piaget (1973), as crianças adquirem conhecimento por meios de ações sobre os objetos e de experiências cognitivas concretas. Elas constroem o seu conhecimento durante as interações com os outros e com o mundo.