O que Platão pensava sobre a moral?
Platão acreditava que a ética consiste em na busca pela felicidade por meio não somente do indivíduo, pois um indivíduo não pode ser feliz em uma comunidade viciosa, mas também a coletividade devem alcançar tal felicidade. Estabelecendo tais conceitos de maneira a não incutir duvidas entre aqueles que interagem.Qual filósofo defende a moral?
Aristóteles, Kant e Schopenhauer foram grandes filósofos que apresentaram reflexões muito diferentes sobre a moral. A moral diz respeito às condutas relacionadas à “vida correta”, enquanto a ética é uma reflexão relacionada à “vida boa”.O que é moral platônica?
A ética de Platão se encontra, assim, ligada à crença da imortalidade da alma, assumindo uma posição fortemente anti-hedonista. De forma que, viver para o corpo significa viver para aquilo que está destinado a morrer, já viver para a alma, pelo contrário, é viver para aquilo que está destinado a viver para sempre.O que Platão defendia?
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.PLATÃO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA
O que Platão acreditava?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.O que Platão afirmava?
Segundo Platão, todo o conhecimento, toda a verdade, todas as relações e todos os seres existiriam, verdadeira e imutavelmente, em sua forma ideal, que seria suprema e verdadeira.O que é moral e ética para Platão?
Como a moral tem a finalidade de cultivar o bem, e o que há de mais importante para o homem, segundo Aristóteles, é ser feliz, então quem faz o bem e age conforme a moral alcança a felicidade. Platão afirmava que o homem deve desejar o bem enquanto tal, o que é bom para si e para os outros.O que é moral para Sócrates?
Para Sócrates, a moral era uma questão que tinha como início o conhecimento, mais especificamente o fundamento da busca do conhecimento, tanto o do ser humano num sentido amplo como também o de si mesmo, ao qual ele expressa com a máxima “conhece-te a ti mesmo”.O que é moral segundo Aristóteles?
Aristóteles define a virtude moral como um estado de caráter que se encontra no meio-termo entre dois extremos: um de excesso e outro de deficiência. Segundo ele, a virtude moral é adquirida através do hábito e da prática constante, sendo resultado de escolhas conscientes e racionais.Qual a moral de Nietzsche?
Em sua autoproclamada negação e crítica da moral, Nietzsche possibilita uma nova perspectiva ética. Como imoralista, não apenas nega a validade e a eficácia da moralidade cristã, mas também vislumbra-se como um tipo peculiar de moralista que visa a inverter a autoridade e o poder da moral contra ela mesma.O que é a lei moral para Kant?
A Lei Moral, segundo Immanuel Kant, é uma lei que manda agir de acordo com o que a vontade quer que se torne uma lei válida para todos. Em outras palavras, Kant diz que cada indivíduo, portador de uma boa vontade, saberia escolher, dentre suas regras particulares, aquela que pudesse valer para todos os demais.O que Kant pensava sobre moral?
Segundo o filósofo, todo homem julga moralmente, e o objeto deste julgamento é a boa vontade, cuja ideia estaria presente no julgamento comum dos homens. Deste modo Kant funda o conceito de boa vontade, como o princípio fundante da moralidade, partindo de uma análise do conhecimento moral comum.Qual a reflexão de Platão?
Platão acredita que acima de nós existe um mundo que é uma referência para a nossa projeção e formação em nosso planeta. Segundo ele, reproduzimos aquilo que já é existente, definindo o mesmo como a verdadeira realidade, assim, descreve em suas obras a relação do mundo inteligível (Ideia) e do mundo sensível (Matéria).O que Platão valorizava?
Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral.O que Platão questionava?
De acordo com o pensamento platônico expresso na Alegoria da Caverna, o filósofo tem a incumbência de questionar a realidade das aparências. Essa realidade aparente é representada por um mundo de sombras, de ilusões dos sentidos, daquilo que chamamos de senso comum.Quem é o pai da ética?
Sócrates : o pai da moral e da ética.Quem criou a filosofia moral?
Sócrates e a Fundação da Filosofia Moral.O que é moral na filosofia?
A definição de moral pode ser feita de uma forma simples: conjunto de valores e regras que definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido em uma sociedade. Dito isso, é importante lembrar que esses conceitos podem variar de acordo com a cultura de determinado grupo.Como podemos definir a moral segundo Platão?
É um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.Qual a frase mais famosa do Platão?
As melhores frases de Platão para entender o mundo
- “Não são os olhos que veem, mas sim o que nós vemos através dos olhos” ...
- “O homem sábio vai querer estar sempre com aquele que é melhor do que ele” ...
- “Devemos procurar para nossos males uma causa que não seja Deus” ...
- “Nenhuma causa humana merece tal ansiedade”