O que é ética para Platão e Aristóteles?
É válido mencionar que Platão e Aristóteles viam a Ética vinculada à vida Política, sendo esta um meio da Ética, por ser o indivíduo um ser sociopolítico por natureza, ele necessita da vida em comum para alcançar a felicidade. O ser humano não consegue alcançar a plenitude moral sozinho.O que Platão diz sobre a ética das virtudes?
As virtudes não podem ser vistas como espécies do conhecimento geral do bem e do mal, pois esse conhecimento é entendido como “o todo da virtude” só alcançado pela sabedoria. A sabedoria consiste no conhecimento de cada parte da virtude. A sabedoria estabelece a conexão entre as partes da virtude.O que Platão falava sobre moral?
Como a moral tem a finalidade de cultivar o bem, e o que há de mais importante para o homem, segundo Aristóteles, é ser feliz, então quem faz o bem e age conforme a moral alcança a felicidade. Platão afirmava que o homem deve desejar o bem enquanto tal, o que é bom para si e para os outros.Qual o papel do bem na ética de Platão?
Nesse sentido, Platão, em sentido geral, parece comparar a atividade do Demiurgo à função do rei-filósofo. E, nessa perspectiva, o bem ocupa o ponto central da filosofia platônica e faz da ética de Platão não uma ética do dever, mas uma ética apriorística, dogmática, que independe do bem-estar das pessoas.Entenda a ÉTICA em PLATÃO de forma simples
Como Platão descreve a ética?
Platão acreditava que a ética consiste em na busca pela felicidade por meio não somente do indivíduo, pois um indivíduo não pode ser feliz em uma comunidade viciosa, mas também a coletividade devem alcançar tal felicidade. Estabelecendo tais conceitos de maneira a não incutir duvidas entre aqueles que interagem.O que Platão defendia?
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.Quem é o pai da ética?
Sócrates : o pai da moral e da ética.O que Platão acredita?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.O que Platão afirmava?
Segundo Platão, todo o conhecimento, toda a verdade, todas as relações e todos os seres existiriam, verdadeira e imutavelmente, em sua forma ideal, que seria suprema e verdadeira.Qual a frase mais famosa do Platão?
As melhores frases de Platão para entender o mundo
- “Não são os olhos que veem, mas sim o que nós vemos através dos olhos” ...
- “O homem sábio vai querer estar sempre com aquele que é melhor do que ele” ...
- “Devemos procurar para nossos males uma causa que não seja Deus” ...
- “Nenhuma causa humana merece tal ansiedade”
Qual a diferença entre ética e moral?
A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta.O que Platão entendia por justiça na sua ética?
3 A Justiça em PlatãoO filósofo apresenta que a justiça consiste em dar a cada indivíduo aquilo que lhe é de direito. A verdadeira justiça corresponde ao poder do mais forte, o qual, quando ocupa cargos políticos, faz as leis de acordo com os seus próprios interesses e pune a quem lhe desobedece.