“Algumas das causas da puberdade precoce são: exposição da criança a algum hormônio (via medicamentos, por exemplo); as glândulas dos pequenos (ex: hipófise, ovários nas meninas e testículos nos meninos), passam a produzir, por algum motivo, os hormônios sexuais precocemente”, informa a endocrinologista pediatra ...
Uma das hipóteses para a antecipação da puberdade diz respeito ao contato com os chamados desreguladores endócrinos, substâncias com capacidade para alterar o funcionamento do sistema endócrino-hormonal presentes nos agrotóxicios e nos plásticos.
A causa da puberdade precoce é frequentemente desconhecida, mas ela pode ser causada por anomalias estruturais ou tumores no cérebro. Os sintomas incluem um estirão de crescimento precoce e o desenvolvimento precoce de pelos púbicos e nas axilas.
O hipotálamo e a hipófise, que se localizam no cérebro, dão início à puberdade. O hipotálamo secreta o hormônio liberador de hormônio luteinizante, que estimula a glândula hipófise para secretar o hormônio luteinizante e o hormônio folículo-estimulante.
Um adolescente com atraso natural de desenvolvimento não precisa de tratamento, mas caso o adolescente esteja sob estresse considerável pela ausência ou atraso do desenvolvimento, alguns médicos podem administrar hormônios sexuais suplementares para iniciar o processo mais cedo.
É normal menina de 7 anos ter pêlos nas partes íntimas?
“Nós temos observado um crescimento da puberdade precoce, principalmente entre meninas, com aparecimento dessas características (surgimento de mamas, pelos pubianos) aos 6, 7 anos, ou na idade limite, 8.
Como a primeira informação de utilidade para caracterizar-se uma puberdade precoce é saber-se se ela é central ou periférica, a dosagem de gonadotrofinas (basais e/ou estimuladas) é o exame de escolha para iniciarmos a investigação.
Praticar atividades físicas; Ter atenção à postura; Manter em dia as idas ao pediatra e, se necessário, ao endocrinologista, ao ortopedista e ao nutricionista pediátricos; Em caso de problemas específicos, fazer o tratamento hormonal com acompanhamento médico.
Puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos.
É nessa fase que observamos, por exemplo, o crescimento rápido em tamanho, o surgimento dos pelos pubianos, aumento da oleosidade da pele, surgimento de odor nas axilas, aumento do seio das meninas e aumento do volume testicular dos meninos.
Mas, de fato, uma má alimentação com produtos industrializados, açucarados e com conservante pode interferir na puberdade e antecipar em até cinco meses a menstruação. “Os alimentos ultraprocessados e com conservantes causam uma alteração metabólica na criança com uma resistência à insulina.
Durante a puberdade, o corpo passa a criar certos hormônios em maior quantidade. Uma região do cérebro chamada hipotálamo produz mais do hormônio GNRH, que atua na hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, e aumenta a produção dos hormônios LH e FSH.
Geralmente, a primeira menstruação chega entre 10 e 15 anos de idade. Não há data certa para tal evento, uma vez que cada corpo tem o próprio tempo de evolução e amadurecimento. Além disso, há alguns fatores que podem contribuir para a menarca mais cedo, ou mais tarde, dentro dessa faixa etária.
Muitas vezes, não se identifica uma causa específica para a puberdade precoce. Trata-se de uma aceleração do processo normal. No entanto, pode ocorrer devido a uma anormalidade na hipófise ou na porção cerebral que controla a glândula. Nesses casos, é chamada de puberdade precoce central.
(17), puberdade acelerada corresponde à passagem do estágio 2 para 3 (segundo Tanner) em período inferior a 1,5 e 1,3 anos nos sexos masculino e feminino, respectivamente, associada ao avanço da idade óssea.
Em meninas, a puberdade ocorre entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é o surgimento de mamas (broto mamário). Em meninos, ocorre entre 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele.
As meninas que menstruarem antes da idade mediana de 12,6 anos, provavelmente crescerão mais do que a média de 6 ou 7cm, e por mais tempo até atingirem sua estatura final.
- O chamado “bloqueio puberal” é necessário para que a criança não produza mais picos do hormônio feminino ou masculino e aguarde o tempo certo para poder ter a puberdade – explica Ana Alzira Fenalte Streher, médica preceptora do Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica e de Diabetes Infantil.
A menarca costuma acontecer cerca de dois anos e meio depois do início dos sinais da puberdade, como aparecimento do broto mamário e primeiros pelos pubianos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a menarca pode acontecer entre os 9 e 16 anos, sendo 12,5 anos a média brasileira.
Testosterona, estradiol e progesterona são os hormônios que iniciam as alterações físicas em meninos e meninas. Como a produção hormonal da puberdade está bastante relacionada ao sistema nervoso central, é comum que tanto meninos como meninas passem por alterações de humor, que são típicas dessa fase.
Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito. Outras maneiras envolvem o uso de medicamentos, como progesterona, para impedir a ovulação, ou bloqueadores de gonadotrofina, responsável por disparar a fabricação de hormônios sexuais.
A atividade física extenuante, principalmente quando associada à restrição dietética, afeta o crescimento, o desenvolvimento puberal, a função reprodutiva e a mineralização óssea.
A puberdade atrasada pode ser devido à falta na produção dos hormônios no hipotálamo e na hipófise ou a ausência de produção dos hormônios pelos ovários ou testículos.
Como saber se meu filho está entrando na puberdade?
O diagnóstico da puberdade precoce é clínico. Radiografias da mão e do punho esquerdos avaliam a maturação óssea e analisam sua aceleração do crescimento como resultado da atuação dos hormônios sexuais.
É normal menina de 9 anos ter pêlos nas partes íntimas?
É considerado normal que os primeiros sinais da puberdade apareçam a partir dos oito anos, para as meninas, e a partir dos nove anos, no caso dos meninos. Para elas, esses primeiros sinais são o aparecimento do broto mamário, o "peitinho", e o surgimento de pelos pubianos e/ou axilares.