No entanto, os coágulos de sangue podem ser decorrentes de outras condições de saúde, como: o uso de determinados medicamentos, síndrome antifosfolípide, arteriosclerose e aterosclerose, terapia de reposição hormonal (testosterona), trombose venosa profunda, histórico familiar de coágulos sanguíneos, infarto, arritmia ...
Os coágulos sanguíneos são uma resposta fisiológica natural do organismo humano, que auxiliam no controle de um sangramento ou hemorragia. Quando o corpo sofre um corte ou uma lesão, as células sanguíneas se agrupam, recobertas por uma proteína chamada fibrina, de forma a interromper o sangramento.
Caso exista algum problema com um coágulo sanguíneo no coração a pessoa pode ter sintomas como batimentos irregulares ou acelerados; dor aguda no peito e dor no braço esquerdo. Se o problema atingir os pulmões sintomas como tosse com muco ou sangue, dor ao respirar e tonturas, podem ocorrer.
Os coágulos sanguíneos são formados por substâncias presentes na corrente sanguínea: Plaquetas (partículas semelhantes a células) Glóbulos vermelhos. Proteínas denominadas fatores de coagulação.
A coagulação excessiva (trombofilia) ocorre quando o sangue coagula muito facilmente ou excessivamente. Distúrbios hereditários e adquiridos podem aumentar a coagulação do sangue. A presença de coágulos nos vasos sanguíneos de grande porte faz com que as pernas ou os braços inchem.
A vitamina K é necessária para a síntese das proteínas que ajudam a controlar o sangramento (fatores de coagulação) e, por isso, para a coagulação normal do sangue. Ela também é necessária para a saúde dos ossos e outros tecidos.
A coagulação ocorre graças a uma série de reações que acontece entre proteínas chamadas de fatores de coagulação. Normalmente esses fatores são representados por algarismos romanos, e a forma ativada é indicada por uma letra “a” que aparece logo após o algarismo.
A coagulação é uma resposta natural do corpo, e acontece para o organismo parar de perder sangue em determinado vaso danificado. Um coágulo imóvel, geralmente, não apresenta risco nenhum ao portador, mas se o coágulo se mover, pode ir parar em outros lugares do corpo e apresentar sérios riscos à saúde.
Por exemplo, alimentos ricos em vitamina C, cebola, cúrcuma, uvas e alimentos ricos em ômega-3 afinam o sangue e contribuem para melhorar a circulação. Já para quem tem hipertensão, alimentos ricos em potássio são ótimos, como abacate, banana, frutas vermelhas e farelo de trigo.
A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Por exemplo: quando ferimos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.
A melhor maneira de evitar a formação de coágulos é tomar certos medicamentos. Os dois principais medicamentos usados para ajudar a prevenir a formação de coágulos são heparina e enoxaparina (Lovenox). Algumas pessoas chamam esses medicamentos anticoagulantes de "afinadores do sangue".
As alterações na coagulação ocorrem quando o organismo perde a capacidade de produzir quantidades suficientes de proteínas necessárias para ajudar o sangue a coagular e interromper a hemorragia. Essas proteínas são identificadas como fatores de coagulação, sintetizadas quase sempre no fígado.
Como saber se tenho problemas de coagulação no sangue?
Dor e inchaço na perna devido a um coágulo na perna (trombose venosa profunda) Falta de ar ou dor no tórax devido a um coágulo sanguíneo que se desloca para os pulmões (tromboembolismo pulmonar)
Vitamina E: A vitamina E está presente em alimentos como ovos, trigo, amêndoas, abacates e vegetais folhosos escuros. Consuma com frequência, é um anticoagulante muito eficaz.
E isso também pode ser resolvido com boa alimentação, segundo os profissionais de saúde. A lista inclui itens ricos em ferro, como a beterraba e o feijão, além de alimentos com vitamina C, como laranja e limão. Neste caso, vale lembrar que a presença da vitamina é para melhorar a absorção do ferro pelo organismo.
A formação de coágulos sanguíneos pode ser desencadeada por uma série de fatores, variando desde condições médicas até o sedentarismo. Além disso, algumas condições médicas, como câncer, doenças autoimunes, diabetes e doenças cardíacas, podem aumentar a propensão à formação de coágulos.
A trombofilia é um distúrbio no qual o sangue coagula facilmente ou de forma excessiva. A maioria dos distúrbios que provocam a trombofilia eleva o risco de formação de coágulos sanguíneos nas veias; alguns elevam o risco de formação de coágulos tanto nas artérias quanto nas veias.
Qual é a vitamina que está presente na coagulação do sangue?
A vitamina K controla a formação dos fatores de coagulação II (protrombina), VII, IX e X no fígado (ver tabela Fontes, funções e efeitos das vitaminas). Outros fatores de coagulação dependentes de vitamina K são proteína C, proteína S e proteína Z; proteínas C e S são anticoagulantes.
A vitamina K é importante principalmente para a coagulação sanguínea, evitando assim, hemorragias e facilitando a cicatrização. Palavras-chave: Vitamina K. Trombose.
Dentre os anticoagulantes naturais estão legumes, vegetais e raízes como alho, cebola, canela, gengibre, entre outros. Estes ativos podem colaborar, porém, nunca substituir um medicamento prescrito por um médico. Por isso, é indicado procurar auxílio para seguir o tratamento correto.
Limãoé uma fruta bastante popular que pode ser consumida em sucos, usada para temperar alimentos e ajuda até na limpeza da casa. A popularidade do alimento faz com que ele seja atribuído à mil e uma utilidades. Há quem diga que ele emagrece, melhora a imunidade e até que o limão afina o sangue!