Pode negar atendimento ao cliente?

A recusa injustificada ou discriminatória de atendimento, venda ou prestação de serviços ao consumidor é prática abusiva. A empresa só pode recusar a venda quando o produto ou serviço não está mais disponível.
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É crime negar atendimento ao cliente?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
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Pode recusar atender um cliente?

A lei obriga a prestar serviço a todo e qualquer consumidor. Se não o fizer, poderá ser acusado de discriminação. É claro que, dependendo do tipo de incômodo que o cliente causa, o comerciante poderá acionar a polícia.
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Quando ocorre o direito de se recusar atendimento?

Conclusão. Como vimos, o médico pode recusar atendimento em casos de não prejudicar a saúde do paciente ou quando perceber que pode atrapalhar a sua relação com ele. Haja vista que a relação abalada pode alterar o resultado de um tratamento, já que as questões emocionais interferem na saúde de qualquer ser humano.
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É crime recusar serviço?

A atitude do fornecedor em recusar produtos ou serviços expostos para fins comerciais, não apenas causa violação ao instituto ora em comento, mas também é considerado como crime contra a economia popular.
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Direito do Consumidor - Parte 3 (Recusa de atendimento)

Pode recusar serviço?

O Direito de Recusa é previsto em lei? Sim, é previsto em lei. Inclusive, caso o empregado faça uso do direito de recusa e a empresa/empregador não aceite sua decisão, ele pode pedir o desligamento do trabalho como se tivesse sido mandado embora sem justa causa, recebendo todos os seus devidos benefícios.
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Sou obrigado a atender cliente chato?

Posso me recusar a atender um cliente mal-educado? É proibido, por lei, recusar atender um cliente sem motivos. Então, se o cliente está sendo somente indelicado ou grosseiro, é recomendável ter paciência e acionar o seu gestor. Contudo, se o cliente ofendê-lo e faltar com respeito, configura-se danos morais.
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Sou obrigada a atender paciente?

Assim, o médico somente é obrigado a atender um paciente em condições de urgência, ou de emergência, sob pena de omissão de socorro, sendo que caso não se caracterize esta situação, há a autonomia do médico, que tem a faculdade ética de atender - ou não- ao paciente.
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Qual a lei do direito de recusa?

PORTARIA Nº 342, DE 21 DE MARÇO DE 2024

Altera a redação dos itens relativos ao exercício do direito de recusa na NR-01 - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e na NR- 31 - Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura.
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É crime se recusar a vender?

A conduta conhecida como “ChildFree”, viola o artigo 39, IX do Código de Defesa do Consumidor - CDC, que considera como prática abusiva a recusa de venda ou prestação de serviços a quem se dispôs a comprá-los.
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O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos.
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Qual é a lei do atendimento ao cliente?

De acordo com o artigo 12 do Decreto 11.034/2022 da nova lei do SAC “É direito do consumidor acompanhar, nos diversos canais de atendimento integrados, todas as suas demandas, por meio de registro numérico ou outro tipo de procedimento eletrônico”.
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O que não é permitido no atendimento ao cliente?

Ignorar as emoções e necessidades dos clientes no atendimento. Ignorar as emoções e necessidades dos clientes pode ser um erro grave para qualquer empresa. Clientes são a alma do negócio, e suas emoções e necessidades devem ser tratadas com a máxima atenção.
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Sou obrigada a dar meu nome para cliente?

Consumidor não deve ser obrigado a fornecer dados pessoais em compras | Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
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É crime negar atendimento?

Nenhuma empresa pode discriminar um consumidor, uma prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor, além de ser passível de multa e outras punições. Portanto, não se pode recusar atendimento ao consumidor sem motivos.
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Quais são os 5 direitos do paciente?

Quais são direitos garantidos ao paciente?
  1. Acompanhante. ...
  2. Cuidados humanizados. ...
  3. Não abandono. ...
  4. Legibilidade dos documentos de saúde. ...
  5. Alta hospitalar. ...
  6. Identificação. ...
  7. Pronto atendimento para emergências. ...
  8. Informação sobre atendimento, procedimentos e cuidados.
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Qual é a lei do paciente?

A Constituição Federal, que prevê o direito dos cidadãos à saúde, é a primeira lei que protege o paciente. O Ministério da Saúde, em 2009, publicou a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, por meio da Portaria n. 1.820, que dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde.
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É crime recusar atender um cliente?

Diante deste problema, surge a pergunta: pode o proprietário de um estabelecimento se negar a atender consumidores? A resposta é NÃO. O código de Defesa do Consumidor proíbe essa prática em seu artigo 39, II, e a considera extremamente abusiva.
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Como negar um atendimento ao cliente?

A solução é ser direto, mas gentil, e explicar seus motivos de maneira clara e objetiva. Por exemplo: “Olá [cliente]. Infelizmente não conseguirei atendê-lo neste pedido porque…”
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Quando posso exercer o direito de recusa?

“O trabalhador poderá interromper suas atividades quando constatar uma situação de trabalho onde, a seu ver, envolva um risco grave e iminente para a sua vida e saúde, informando imediatamente ao seu superior hierárquico.”
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É crime se negar a prestar serviço?

Preceitua seu art. 2º, I que é crime "Recusar individualmente em estabelecimento comercial a prestação de serviços essenciais à subsistência; sonegar mercadoria ou recusar vendê-la a quem esteja em condições de comprar a pronto pagamento".
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É crime se negar a vender?

De acordo com Vitória Tedeschi, advogada especialista em direito penal e do consumidor, as empresas têm o direito de recusar a realização de serviços que vão contra os princípios éticos, morais ou que possam configurar práticas ilegais, desde que essa recusa não seja discriminatória.
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