hábitos nocivos à vida, tais como: hábito de fumar, sedentarismo, dieta gordurosa ou hipercalórica, estresse psicossocial; mal aderência (suspensão ou uso irregular) as medicações prescritas pelo seu médico; descontrole da hipertensão, diabetes e dislipidemia (colesterol alto).
Junto com o inchaço, o paciente pode experimentar calor na região, dor ao caminhar ou ao toque, irritação local e vermelhidão na pele. Esse inchaço não ocorre nas duas pernas ao mesmo tempo, uma vez que nem sempre os dois membros são afetados pelo entupimento das veias ao mesmo tempo.
Quando coloca um stent, se fizer um esforço grande ou uma corrida ele se desloca do lugar e a pessoa pode morrer? Não, não se desloca. Há situações descritas na literatura, mas são complicações raras, graves, sem relação com exercício físico.
O stent cardíaco tem duração vitalícia; exceto quando ocorre trombose de stent. Obrigado. O stent coronário é uma plataforma normalmente feita de aço inoxidável ou cromo cobalto, que possui como objetivo manter a o fluxo de sangue coronário adequado.
Apenas a presença do Stent não influencia na sua capacidade para realizar esforços físicos - o mais importante é porque você implantou esse Stent, se você tem ainda doença ou isquemia residual, qual é a função do seu coração e vários outros fatores.
4h em repouso absoluto e depois evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos acima de 10 kg nas primeiras 2 semanas da angioplastia. 2) Precisa tomar o AAS e o Clopidogrel (ou Ticagrelor ou Prasugrel) diariamente por 6 meses a 1 ano para evitar que um coágulo se forme dentro desse Stent e ele seja entupido.
São utilizados fios de aço para fechamento / aproximação do osso Esterno. Assim, recomenda-se que, no pós-operatório, o paciente durma “de barriga para cima” por, aproximadamente, 60 dias.
Quem tem stent tem que tomar anticoagulante para toda vida?
Após a realização de angioplastia coronariana com implante de stent não há indicação de fazer uso de anticoagulante ( ex: marevan, xarelto, pradaxa, eliquis) !!!
Sim! A pessoa que teve infarto permanece com risco mais elevado para ter um novo infarto em relação a população geral, mas com o tratamento bem feito, esse risco pode diminuir.
Não existe rejeição do Stent, mas há chance de alguns pacientes terem reestenose – porém com os farmacológicos e a otimização dos resultados (uso de ultrassom intracoronário e técnicas mais aprimoradas), consegue-se reduzir bastante essa complicação.
Os problemas com os stents são basicamente dois: trombose e reestenose. A reestenose era mais comum quando se usava stents convencionais em determinados grupos de pacientes, como os diabéticos, e em lesões coronarianas complexas. Este fenômeno foi praticamente eliminado com os novos stents farmacológicos.
A dor é a principal sensação de uma veia entupida e surge no local afetado. É o sintoma mais relatado e deve servir de alerta para buscar o médico. A falta de irrigação faz com que o local afetado adquira uma coloração diferente, mais clara do que o restante do corpo.
Os sintomas de obstrução aguda incluem dor, palidez, parestesia, ausência de pulso, poiquilotermia e paralisia. A obstrução crônica tem como sintoma principal a claudicação intermitente. Quanto às veias, o entupimento geralmente acontece em trombose venosa, causando dor e inchaço.
O principal preditor independente da trombose tardia é a descontinuação dos antiplaquetários (IR 89,78, p<0,001)2, podendo os índices de trombose de stent superar 25% se o clopidogrel for suspenso antes de 30 dias após o implante do stent3.
Quem tem stent no coração pode dormir no colchão magnético?
Recomendamos o uso consciente de forma ponderada, em períodos de curta e média duração. Quem tem stent pode dormir no Colchão Magnético? Certamente que pode e sem preocupação.
É importante reforçar ao paciente que, em casa, não deve realizar esforço com o membro puncionado por no mínimo 72 horas, ou seja, o paciente deve evitar subir escadas, carregar peso ou realizar outras atividades mais intensas neste período.
Pacientes com stent há menos de 35 dias são os de maior risco. Todavia, sendo o procedimento inadiável, deve-se manter o AAS. O clopidogrel, por sua vez, poderia ser suspenso cinco dias antes da cirurgia.
Os pacientes tratados com stent e terapia de balão podem ser capazes de retornar à sua rotina normal após cerca de uma semana. Pessoas que fazem um trabalho muito físico terão de esperar mais tempo.
Recomendações Dietéticas Essenciais. Entretanto, de modo global, existem algumas recomendações dietéticas essenciais que devem ser seguidas por todos os pacientes: Diminuição da ingestão de carboidratos (pães, massas, arroz, bolos, biscoitos), principalmente os refinados.
Esta manipulação pode causar hematoma, inchaço e dor local por alguns dias, mas é para diminuir os sintomas ao longo dos dias. Caso algum dos sintomas como hematoma, inchaço ou dor estejam piorando, recomendo que procure seu médico cardiologista ou o médico que fez o procedimento para reavaliação.