A carcaça pode amassar por falha do manuseio ou transporte, que pode provocar a queda do produto e como consequência danifica-lo pelo impacto. Nessa situação o alto-falante apresenta descoloração do cone, afundamento da borda e centragem. Este é um desgaste natural causado por prolongado tempo de uso.
Aplicar uma intensidade de sinal superior a que o alto-falante é capaz de reproduzir certamente poderá danificá-lo. O caso mais comum é a ruptura do material que constitui o diafragma, mas também pode acontecer dos componentes eletrônicos queimarem.
A distorção acontece quando se usa amplificadores de baixa qualidade ou quando se envia potência superior ao que o alto-falante suporta. Em seguida, temos o envio excessivo de potência por períodos longos de tempo.
A Queima da bobina pode acontecer quando se ultrapassa o nível de potência do amplificador (Clipando), gerando onda quadrada. Nessas condições a bobina gera muito calor diminuindo sua excursão e a dissipação de calor da bobina, carbonizando a mesma.
Caixa MUITO GRANDE - Cuidado PODE ESTRAGAR O ALTO FALANTE
O que causa interferência em caixa de som?
A causa principal e mais comum dos ruídos e interferências no sistema de áudio tem origem nos loops de terra, que são a má circulação da corrente elétrica através do aterramento. Com isso os sintomas mais frequentes são zumbidos de volume alto ou baixo que saem das caixas de som.
O primeiro indício é o som perder nitidez (ficar com ruído) quanto mais alto; isso vale para aparelhos de som tradicionais, caixas de som de computador, alto-falantes do notebook ou celular, caixa Bluetooth, Soundbar ou fone de ouvido.
Se o amplificador não entrar em modo de proteção com subwoofer desconectado, o seu subwoofer é o problema. Verifique se há um cheiro de queimado e tente mover o cone suavemente pressionando para baixo no centro para ver se ele estava preso ou desgastado.
Distorção e overdrive são formas de processamento de sinal de áudio usadas para alterar o som de instrumentos musicais elétricos amplificados, geralmente aumentando seu ganho, produzindo um tom "fuzzy", "growling", ou "gritty".
Uma forma simples de identificar se um subwoofer é ativo ou passivo é observando sua ligação energética. O subwoofer ligado diretamente na tomada é ativo. Essa conexão é responsável por alimentar o circuito de amplificação que vai fazer o aparelho funcionar.
O gap (ou entreferro) é a região entre a arruela e o pino. Quando o conjunto é imantado, forma-se um campo magnético constante no gap. Sua direção é paralela à arruela. Este campo é o responsável pela força do alto-falante.
A grande causa da queima de alto-falantes é a distorção. Em média 8 em cada 10 casos de queima são causados geralmente por amplificadores de baixa qualidade, focados apenas em potência. A segunda causa é o excesso de potência por longos período de tempo.
Pode deixar a caixa de som carregando a noite toda?
Pode deixar a caixinha de som carregando a noite toda? Não é aconselhável, pois o circuito de carga completa da bateria pode falhar e danificar a bateria da caixa de som, o que diminui a sua vida útil.
A saída de som está queimada, a princípio, quando o módulo amplificador entra em proteção ou o fusível queima constantemente. Isto é, devido a inversão dos polos do alto-falante ou fechou-se um curto entre os canais a saída queimou.
Falta de som: Se você não ouve nenhum som vindo do alto-falante, mesmo com o volume ajustado corretamente, pode ser um indicativo de que ele está queimado. Som distorcido: Se o som está saindo distorcido, com ruídos estranhos ou chiados, isso também pode ser um sinal de que o alto-falante está danificado.
Realmente as frequencias graves se propagam melhor no chão, porque são ominidirecionais, e são dificilmente absorvidas e facilmente refletidas em superfícies lisas (vidros, paredes, etc.)
Isso é o resultado de problemas de conectividade, geralmente causados por cabos defeituosos que causam interferência. Os problemas de som com estalo também podem ser causados por drivers de som desatualizados e configurações de áudio erradas.
Uma das possíveis causas do zumbido do alto-falante é o loop de aterramento elétrico. Portanto, você deve interromper o loop de aterramento elétrico para resolver o problema. Quando dois ou mais componentes elétricos em um sistema compartilham a mesma conexão de aterramento, isso causa um zumbido.
Ruídos distorcidos ou indesejados nos alto-falantes podem ocorrer devido a: Cabos com defeito. Conectando-se à porta de áudio errada. Interferência de outros dispositivos.
Os equipamentos como rádio, módulo amplificador, Crossover processador ou até a fonte de som automotivo podem causar ruído no som e atrapalhar a experiência de curtir o som com a máxima qualidade possível. Os equipamentos podem ser os causadores do ruído no som, do chiado no som.
O tratamento pode ser feito por meio de medicação (prescrição de ansiolíticos ou antidepressivos, terapia de som, cirurgia, fisioterapia e terapias alternativas (acupuntura e técnicas de relaxamento, dependendo da origem do sintoma.