A Ilha do Fogo, localizada no rio São Francisco, na divisa entre Pernambuco e Bahia, destaca-se como um cartão postal para quem visita Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA).
Ilha do arquipélago de Cabo Verde, Fogo tem 476 km2, 31 km de comprimento por 29 km de largura, albergando cerca de 37 400 habitantes (2000). A sede do Fogo é São Filipe, cidade com cerca de 6000 habitantes.
A forma mais cómoda para chegar à ilha do Fogo é voando. Primeiro até à cidade da Praia, na ilha de Santiago, com companhias aéreas como a TAP; e daí num voo doméstico da Binter até ao Aeródromo de São Filipe, na ilha do Fogo.
Com relação à origem do nome da ilha, o poeta Lúcio Emanuel, profundo conhecedor das tradições ribeirinhas, afirmou que nas noites de trevas densas um brilhante foco iluminava o pico da ilha formada de uma gigantesca saliência de granito, daí o nome Ilha do Fogo.
A Terra do Fogo constitui uma grande região com inúmeras ilhas e canais. A parte ocidental da ilha principal é chilena, com a capital em Punta Arenas, e a parte leste é Argentina, com a capital em Ushuaia, incluindo-se na Patagónia argentina.
A Terra do Fogo (em castelhano Tierra del Fuego) é um arquipélago situado na extremidade sul da América do Sul, formado por uma ilha principal (a Ilha Grande da Terra do Fogo, muitas vezes chamada igualmente Tierra del Fuego) e um grupo de ilhas menores.
Por que é chamada de Tierra del Fuego? A razão remonta à época em que os primeiros espanhóis chegaram à Argentina sob o comando de Fernão de Magalhães. À medida que se aproximavam da costa da província, os navegadores vislumbravam de seus navios imensas fogueiras fumegantes.
A erupção do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, obrigou à evacuação das populações que viviam no interior da caldeira, em 2014. Duas localidades foram engolidas pela lava e os residentes perderam um modo de vida.
Dizia a lenda que o fogo surgia do meio das carnaubeiras como se morasse na ilha; ou que nascia no salgado e por isso era também conhecido como fogo do salgado; ou ainda, que também é chamado de fogo do cunhaú, por nascer no salgado do cunhaú.
Por que a Patagônia é conhecida como Terra do Fogo?
Quando Fernão de Magalhães chegou no extremo sul do continente americano, uma densa névoa encobria a vista dos navegadores, que só conseguiam enxergar pontos de fogo flamejando em tochas. Era a Terra do Fogo.
Fogo Island Inn é um hotel de luxo em um lugar inusitado: o “Iceberg Alley” é uma área entre as costas de Labrador e Terra Nova, no extremo nordeste do Canadá, onde é possível observar os movimentos de migração dos gigantes icebergs.
E agora, vem a pior ilha, pra farm do ciaú, que é a ilha do magma, onde você chega no level trezentos e. sai no level trezentos e setenta e cinco. Mas se você faz mal bastante na prisão, você não vai sofrer tanto nessa ilha. Depois dela, vem a ilha sub aquática, onde você chega no level trezentos e setenta e cinco.
O nome real da Ilha das Cobras é Ilha da Queimada Grande e ela fica a 35 quilômetros do litoral sul de São Paulo, entre os municípios de Itanhaém e Peruíbe, como conta uma reportagem especial de NatGeo Brasil intitulada “Ilha das Cobras: o que você não sabia sobre a ilha tomada por serpentes no litoral brasileiro”.
Está localizada a 35km da costa continental de Itanhaém, nas coordenadas 24° 29″e 45′ e 046° 40″e 30′, visível a 33N. M. (61km), Rumo Magnético 180° em 1997, tendo as dimensões de 1500 x 500m². A placa que existia na Ilha Queimada Grande alertando para as cobras venenosas, desapareceu.
A Ilha do Fogo, localizada no rio São Francisco, na divisa entre Pernambuco e Bahia, destaca-se como um cartão postal para quem visita Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA). Com duas praias de fácil acesso, a ilha tem sido frequentada por banhistas ao longo dos anos.
Segundo as histórias locais, há duas versões para o nome Ilha do Fogo. A primeira provém dos índios, os quais ocupavam o local e ali acendiam fogueiras, despertando a atenção dos habitantes do continente. A segunda vem dos pescadores que também costumavam acender fogueiras quando atracavam seus barcos à noite.
Talvez o mito ocidental mais conhecido sobre o fogo seja o de Prometeu, que rouba o fogo para oferecer aos seres humanos, mas é castigado e acorrentado em uma rocha por toda a eternidade. O fogo de Prometeu deveria servir como agente modificador da dinâmica da humanidade naquele momento de sofrimento.
Maui continua em processo de recuperação, com escolas, centenas de empresas fechadas e milhares de desempregados, além de muita gente vivendo em alojamentos temporários e em hotéis locais.
No dia 8 de agosto, um incêndio atingiu a cidade de Lahaina, na ilha de Maui, no estado do Havaí, nos Estados Unidos e, passados 15 dias, ainda há 850 pessoas desaparecidas, de acordo com o prefeito Richar Bissen, do condado de Maui.
Parece inusitado, mas é assim que Ushuaia na Patagônia Argentina é conhecida: A cidade do fim do mundo e terra do fogo! A cidade ganhou a fama de “fim do mundo”, por ser a cidade mais austral do planeta, ou seja, localizada no extremo sul da América do Sul, a mais de 3 mil km da capital Buenos Aires.