O que pode impedir o registro de um imóvel?

Alguns dos principais impedimentos para o registro de um imóvel incluem documentação irregular, dívidas ou ônus pendentes sobre a casa ou apartamento, problemas de titularidade, falhas nas certidões, inconsistências nas informações cadastrais e até questões judiciais em andamento relacionadas à propriedade, por exemplo ...
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O que fazer quando o Cartório se recusa a registrar?

Já no caso em que a recusa do Oficial do Registro se refira à prática de ato de averbação o interessado poderá se valer de um pedido administrativo de providências a ser despachado diretamente junto ao Juízo competente, assim definido na Organização Judiciário do Estado.
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O que impede o registro de uma escritura?

O que acontece se eu não registrar a escritura? Se você não registrar a escritura, pode até perder o imóvel. Isso acontece porque o vendedor, caso permaneça legalmente como proprietário, pode requerer a devolução do bem, comercializá-lo para outras pessoas, ter o bloqueio via ação judicial ou dar como garantia.
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Quem tem restrição no nome pode registrar um imóvel?

Quem tem restrição no nome pode registrar um imóvel? Sim. O fato do requerente ter uma restrição no nome (nome no SERASA) não impedirá que o imóvel seja registrado.
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Como saber se um imóvel tem alguma restrição judicial?

É possível saber se há alguma restrição judicial sobre a propriedade na matrícula atualizada do imóvel ou ainda solicitar uma certidão de inteiro teor da propriedade.
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O QUE PODE IMPEDIR O REGISTRO DE UM IMÓVEL?

O que impede um registro de imóveis?

Alguns dos principais impedimentos para o registro de um imóvel incluem documentação irregular, dívidas ou ônus pendentes sobre a casa ou apartamento, problemas de titularidade, falhas nas certidões, inconsistências nas informações cadastrais e até questões judiciais em andamento relacionadas à propriedade, por exemplo ...
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Como saber se um imóvel tem impedimento?

3 formas simples de identificar se seu imóvel está irregular
  1. Não tem a matrícula do imóvel? Calma, pode ser uma matrícula antiga e desatualizada, aquela que o vendedor te entregou quando você comprou o seu imóvel. ...
  2. Veja se você consta como proprietário. ...
  3. Verifique qual a área construída do seu imóvel.
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É possível registrar um imóvel com dívidas de IPTU?

Dívidas de IPTU

Recomenda-se que não assuma uma dívida de IPTU que seja superior à 25% (vinte e cinco por cento) do valor total do imóvel, pois neste montante a dívida provavelmente estará registrada como Ativa da União e o risco de se ter o imóvel leiloado é alto.
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O que pode impedir a transferência de um imóvel?

Situações como: imóvel pertencente a terceiro; erros na identificação do proprietário ou descrição do imóvel, são exemplos de problemas que podem impedir a transferência da propriedade do imóvel.
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Quais dívidas impedem a venda de um imóvel?

Você já sabe que dívidas fiscais do próprio imóvel, como o IPTU, podem impedir a sua venda. Mas dívidas do vendedor também podem. Se o vendedor estiver inscrito na dívida ativa do município, do estado ou da União, a venda do imóvel poderá ser considerada uma fraude à execução fiscal, o que pode anular a venda.
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O que pode dificultar a escritura de um imóvel?

Dívidas com o banco

Se o vendedor deu o imóvel como garantia de empréstimo e essa dívida ainda não foi quitada, o novo comprador não conseguirá efetuar o registro do imóvel. Somente será possível, quando essa dívida estiver totalmente quitada.
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O que é mais importante escritura ou Registro de Imóveis?

De forma geral, a escritura concede apenas o direito de uso do imóvel, sem que necessariamente você seja dono dele. A posse só é reconhecida de maneira definitiva com o registro. Por isso, em um processo de compra e venda, é necessário elaborar primeiro a escritura e depois o registro.
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O que fazer quando o imóvel não tem registro?

Atualmente quem reside ou dispõe de um imóvel sem escritura pode reverter a situação. Para isso, uma das alternativas é encontrar os antigos donos ou herdeiros, entrar com o pedido de usucapião e/ou solicitar uma nova escritura por meio do Direito de Laje.
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Quanto tempo posso ficar sem registrar um imóvel?

Prazo para Registro: O Cartório de Registro de Imóveis tem um prazo de até 30 dias para registrar a Escritura. Recebimento da Matrícula Atualizada: Após o registro, o Cartório entrega ao comprador uma matrícula atualizada do imóvel, comprovando o registro no nome do novo proprietário.
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É possível vender um imóvel sem averbação?

Uma casa não averbada não está apta para ser vendida por meio de financiamento bancário, além de ocorrer a desvalorização da propriedade por falta de regularização. Para averbar qualquer mudança referente à construção ou ampliação de construção, é obrigatório a apresentação de alguns documentos.
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É possível vender um imóvel com dívida de IPTU?

Sim, desde que seja constado na escritura do contrato de compra e venda, as dívidas pendentes do imóvel, bem como a responsabilidade do comprador sobre estes débitos vinculados.
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Quando uma escritura pode ser anulada?

A anulação de uma escritura de imóvel pode ser solicitada por qualquer das partes diretamente envolvidas na transação, como o comprador ou o vendedor, caso identifiquem irregularidades ou vícios que comprometam a validade do documento.
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O que pode anular um contrato de compra e venda de imóvel?

A anulação da compra e venda do imóvel ocorre quando um contrato é considerado fraude contra credor. A fraude contra credor é quando um devedor insolvente se desfaz de seus bens sem pagar os credores. Isso está previsto nos artigos 158, até 165, do Código Civil.
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Quais são as hipóteses possíveis de cancelamento do registro?

O registro pode ser cancelado total ou parcialmente (art. 249). Considera-se cancelamento total a supressão integral do registro, enquanto o cancelamento parcial incidirá sobre um efeito ou ato específico constante do registro. O cancelamento pode ocorrer por razões voluntárias ou involuntárias (art.
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Quantos anos a dívida de IPTU prescreve?

Em se tratando de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o prazo prescricional é de cinco anos, contados da data da constituição definitiva do crédito, qual seja, o primeiro dia do exercício fiscal.
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Quem paga IPTU se torna dono do imóvel?

A Lei autoriza, assim, que o município cobre o IPTU tanto do dono (proprietário) quanto de quem usa o bem há longo tempo (possuidor). Desse modo, podemos afirmar com certeza que apesar de a regra ser o dono pagar o IPTU, não necessariamente o titular no cadastro municipal do IPTU é o dono do imóvel.
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Quantos anos sem pagar o IPTU para perder o imóvel?

O atraso no pagamento do IPTU por mais de 5 anos pode levar à prescrição da dívida. Isso significa que, após esse período, o município perde o direito de cobrar o imposto atrasado. No entanto, é importante destacar que a prescrição depende de vários fatores e pode variar de acordo com a legislação municipal.
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O que torna um imóvel irregular?

As principais causas que tornam um imóvel irregular são:

Metragem do imóvel incorreta na matrícula. Loteamento feito de forma irregular ou clandestina. Contratos de Gaveta. Imóvel em nome de pessoa falecida.
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Como verificar a situação legal de um imóvel?

Em primeiro lugar, o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) é um site governamental que unifica as informações de registro de imóveis de todo o Brasil. Assim, a consulta de imóveis por CPF grátis é feita diretamente pela página on-line, logo após fazer o cadastro.
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Como saber se o imóvel está irregular?

Como descobrir se o meu imóvel está irregular? Conforme já mencionado, todos os imóveis possuem uma matrícula. Para ter acesso a esse documento é necessário ir até o cartório de imóveis e solicitá-la.
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