Um tornado se forma mais comumente a partir das supercélulas. De início, uma massa de ar frio e seco se sobrepõe a uma massa de ar quente e úmido, o que dá origem às grandes nuvens de tempestade (as cumulonimbus ou cumulus).
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.
Os tornados são formados pela redução súbita na pressão em certos pontos desses sistemas convectivos, o que faz com que o ar passe a girar ao redor dos pontos onde a pressão é inferior[iii]. Devido à intensa rotação, ocorre a formação de um cone que descende das nuvens.
Evite a curiosidade e afaste-se do fenômeno altamente destruidor; Se você for surpreendido por um tornado, fora de casa, deve deitar-se, em uma vala ou depressão do terreno; Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas.
A melhor proteção individual é constituída por abrigos subterrâneos, como um porão, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo. Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão.
Porque se esconder no banheiro durante um tornado?
Não ignore esse som, porque onde há trovão, há relâmpago, e o relâmpago pode matar ou causar danos de maneiras inesperadas. Isso inclui quando você está no chuveiro, na banheira ou até mesmo lavando a louça. Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade.
Tornados são fenômenos naturais caracterizados por um funil de ar girando em alta velocidade em torno de um centro de baixa pressão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo. Eles só recebem esse nome a partir do momento em que o funil toca o chão.
A seção de perguntas frequentes sobre tornados no site do SPC-NOAA diz que "os EUA continuam sendo o principal local onde ocorrem tornados", embora seja difícil medir o número de fenômenos desse tipo que ocorrem no mundo. Isso acontece por diversos motivos, entre eles diferenças metodológicas.
Duração: os tornados são fenômenos que duram pouco – às vezes alguns segundos ou até pouco mais de uma hora. Já os furacões podem percorrer vastos quilômetros e existem por mais tempo, além de irem mudando de intensidade. Chegam a durar dias ou até semanas, afirma a Nasa.
No filme, os pesquisadores desenvolveram uma espécie de tecnologia capaz de desfazer um tornado. Isso é possível? Osmar: Não, isso em tese não é possível.
O cisalhamento do vento cria uma coluna de ar que gira horizontalmente dentro da nuvem de tempestade, que, quando toca ao solo, passa a ser chamada de tornado.
Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de 'sujeira' seja visível.
Graças a um relevo menos plano, os tornados no Brasil também não avançam muito, durando apenas minutos e não horas. Mas existem exceções. Em 30 de setembro de 1991, por exemplo, a cidade de Itu (SP) foi atingida por um tornado apontado como um dos mais violentos já registrados no país.
No entanto, em casos de tornados mais fortes, o melhor a fazer é tentar se afastar utilizando cruzamentos perpendiculares à trajetória esperada do ciclone. Caso não haja rotas de escape, a ação recomendada pode parecer contraintuitiva.
Diferentemente dos furacões, os tornados são fenômenos atmosféricos menores, mas muito mais intensos. Enquanto um furacão pode cobrir uma área do tamanho de um estado inteiro - como a Flórida-, um tornado tem um diâmetro que raramente ultrapassa algumas centenas de metros quando toca o solo.
Estima-se que a velocidade do vento dentro do funil possa atingir 450km/h (o cálculo por meio de instrumentos é inviável, porque eles são destruídos pela força da tempestade). A maioria dos tornados do Hemisfério Norte deslocam-se do sudoeste para o nordeste e possuem rotação em sentido anti-horário.
Andorra. Andorra é o país mais seguro contra desastres naturais devido à sua localização montanhosa e isolada, que o protege de muitos eventos climáticos extremos.
Os tornados têm uma escala horizontal cerca de mil vezes menor do que os furacões, tufões e ciclones. Além disso, furacões e ciclones tropicais se formam em circunstâncias diferentes e têm impactos diferentes na atmosfera, segundo a Nasa, a agência espacial do governo americano.
E, no pico da estação, pode haver mais de 150 tornados nos Estados Unidos em um único dia. Em média, 1,2 mil tornados atingem os Estados Unidos todos os anos, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa, na sigla em inglês).