Agora vamos conhecer as causas mais comuns que danificam o alternador, são elas: Sobrecarga por excesso de consumo , ou seja, o uso de lâmpadas de alta potência, equipamentos de som e acessórios. Baterias com defeito são incapazes de fornecer energia, se tornando uma “peso” para o alternador.
Sobrecarga elétrica: O alternador é projetado para fornecer uma certa quantidade de energia elétrica ao veículo. Se houver uma sobrecarga elétrica, seja por causa de componentes defeituosos ou pelo uso excessivo de acessórios elétricos, o alternador pode não ser capaz de suprir essa demanda e acabar queimando.
Já o alternador, não possui uma vida útil. Sua durabilidade vai depender da utilização da peça dos hábitos do motorista. A dica é fazer a manutenção preventiva a cada 10 mil quilômetros. O motor de partida, por sua vez, pode durar, em condições ideais, até 50 mil quilômetros.
Como saber o defeito do alternador queimando sempre!
O que faz estragar o alternador?
Agora vamos conhecer as causas mais comuns que danificam o alternador, são elas: Sobrecarga por excesso de consumo , ou seja, o uso de lâmpadas de alta potência, equipamentos de som e acessórios.
É sempre recomendável trocar o alternador quando o carro atingir a marca de 200.000 quilômetros rodados, mas é possível recuperar e restaurar um alternador com defeito, desde que os danos não comprometam sua carcaça.
Entre os principais indicativos de falhas no alternador está a oscilação de intensidade de luzes e faróis, chiado ou ruído no som, presença de ruído estranho no rolamento do alternador ou a luz da bateria acesa no painel do veículo.
O que acontece com o carro quando dá problema no alternador?
Sem o alternador, não seria possível manter a bateria do automóvel na sua máxima capacidade de carga e o veículo só iria continuar a funcionar normalmente até esgotar toda a energia acumulada. Sendo assim, se tiver o alternador avariado, é recomendável não utilizar o carro nessas situações.
* Se a lâmpada do painel ficar ligada constantemente ou estiver piscando, isso pode indicar um problema no alternador ou em seu regulador de voltagem. Outro componente que requer atenção é a correia que faz a ligação entre o motor e o alternador: por exemplo, se ela estiver rompida, a bateria não irá recarregar.
Os carros modernos possuem uma variedade de componentes eletrônicos complexos que podem ser danificados se expostos à água. Por exemplo, o sistema de ignição, a bateria e o alternador são apenas alguns dos componentes que podem ser afetados.
Quando o estator está em curto, ocorre um superaquecimento no regulador de voltagem e o retificador acaba queimando. Com isso, se essa peça queimar, é provável que o estator esteja com problemas.
Quanto tempo a bateria do carro aguenta sem alternador?
Quanto tempo a bateria dura com o carro fora de uso? Com o alternador impossibilitado de fazer seu trabalho, é normal que a bateria descarregue. Uma bateria de carro normalmente dura cerca de quatro semanas, mas varia de acordo com o veículo e a idade da bateria.
O custo médio do alternador do carro para reposição varia de acordo com o modelo e o fabricante da peça, girando em torno de R$600 a R$2 mil, considerando o valor da peça toda. Em alguns casos, é possível trocar apenas um ou mais componentes internos para baratear o custo.
O que acontece quando as escovas do alternador estão gastas?
A escova do alternador desempenha um papel crucial no sistema de carga do veículo. Sem ela, não seria possível gerar energia elétrica para a bateria e demais componentes do automóvel, o que resultaria em uma descarga rápida da bateria e a impossibilidade de utilização de diversos sistemas elétricos do veículo.
Assim que a alimentação estiver dentro do alcance, o sinal permanecerá desligado. Um dos primeiros sinais de que você tem um problema com o alternador é quando a luz acende por um segundo e depois apaga. Ou talvez ele só acenda quando você ativar vários acessórios do carro.
O que faz queimar o regulador de voltagem do alternador?
Além do regulador de voltagem sofrer de desgaste natural, provocado por seu uso no dia a dia, é importante entender que o excesso de componentes elétricos no veículo também provoca falhas no dispositivo, assim como nos demais componentes do alternador.
O alternador é composto por várias partes principais, incluindo o alojamento, a polia, o rotor, o estator, a placa de diodo e o regulador de tensão. Vamos analisar cada uma dessas partes em detalhes.
Quando o alternador não está carregando o que pode ser?
Isto pode dever-se pela correia ter partido ou porque o alternador não está a gerar energia suficiente. Os ruídos podem não ser fáceis de distinguir de outras falhas no motor, no entanto deve ficar atento se este coincide com as rotações do motor.
Além disso, a correia do alternador está ligada também ao ar condicionado e a bomba d'água. Consequentemente, o carro está sujeito a superaquecer e fundir o motor, devido ao problema com a bomba d'água. Dessa forma, assim que o motorista notar a luz acesa, é sinal que o veículo pode parar a qualquer momento.
Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.
Em média, a substituição de um alternador leva entre uma e duas horas, mas isso pode variar dependendo da complexidade do reparo. Para garantir uma solução rápida, agende uma consulta com um mecânico de confiança, comunique claramente sobre seus sintomas, use peças de qualidade e faça manutenção regular.