A disfunção da ATM é uma dor orofacial muito frequente. É um distúrbio que pode ficar anos sem tratamento por ser confundido com enxaqueca ou cefaleia. A disfunção da articulação temporomandibular (ATM) é uma dor orofacial muito comum que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros.
Essa sigla indica Disfunções da Articulação Temporomandibular, e você também pode encontrá-la sendo referenciada como DATM. Por isso, as pessoas fazem um pouco de confusão. Mas, como você viu, DTM são problemas, como dores, desgastes e degeneração, que afetam a ATM.
Existem 3 tipos de DTM: Muscular (Ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão), a articular (Ocorre tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por trauma ou doenças degenerativas, como artrite, osteoartrose e artrite reumatoide) e a mista (União dos distúrbios muculares e ...
A ATM é composta por ossos, ligamentos, discos e músculos, sendo considerada uma das partes mais complexas do corpo humano. DTM, por sua vez, se refere a Disfunção da ATM, ou seja, são distúrbios da articulação da mandíbula, que causam limitações funcionais.
A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM). Além de ser uma técnica não invasiva e sem emissão de radiação, permite a visualização tanto de estruturas compostas por tecidos moles como o disco articular, como de tecidos duros, a cabeça da mandíbula por exemplo.
Quais são as principais doenças que acometem a ATM?
Artrite infecciosa, artrite traumática, osteoartrite, artrite reumatoide e artrite degenerativa secundária podem afetar a articulação temporomandibular. (Ver também Visão geral dos distúrbios temporomandibulares.)
ATM: exercícios para ajudar a aliviar os incômodos dessa...
Abrir e fechar a boca. Esse movimento pode ser um pouco complicado caso esteja com essa disfunção, entretanto, é importante fazer devagar para relaxar e alongar a mandíbula. ...
Inchaços. Os inchaços geralmente aparecem de repente e tem relação com as dores ao mastigar ou simplesmente abrir a boca. A hipertrofia do músculo é o que leva a isso, causando até mesmo assimetria no rosto do paciente, no qual um dos lados fica mais quadrado.
A Disfunção da articulação temporomandibular (DTM) é um problema que afeta a articulação da mandíbula e os músculos ao redor dela, causando uma série de sinais e sintomas, entre eles, tontura e vertigem. Tontura é quando você se sente meio “zonzo”, como se estivesse prestes a perder o equilíbrio.
A DTM acontece quando a musculatura fica tensa. Essa rigidez acaba causando dores na região orofacial, estalos, zumbidos e até travamento da mandíbula. Além disso, essa dor pode persistir por dias ou meses. Muitas das vezes, vem acompanhada de dores de cabeça constante, dor atrás dos olhos, nos ouvidos e até na face.
Um dos exames indicados para identificar a DTM é a tomografia. No CEDAV, oferecemos o exame de Tomografia Odontológica (dentária), um método de diagnóstico por imagem não invasivo utilizado para avaliar as estruturas da boca e áreas próximas, incluindo os ossos, seios faciais e outras estruturas anatômicas.
Seja nos dois lados, ou apenas em um, a dor no rosto e/ou cabeça é um dos sintomas mais comuns da DTM. Essas dores de cabeça quase sempre são erroneamente sinalizadas como apenas enxaquecas, portanto, se o desconforto persistir por muito tempo é necessário investigar a fundo. Outro sintoma muito comum dessa disfunção.
Os sinais mais comuns da DTM/DOF são: estalos nas ATM durante o movimento da mandíbula, dificuldades de abrir ou de fechar a boca, dor de cabeça, dor nas bochechas, na região da orelha e cansaço durante a mastigação.
Além de bastante desconforto na região, o transtorno também faz com que a mandíbula emita um som de estalo ao abrir e fechar a boca ou até mesmo mastigar alimentos. Em casos mais graves, pode haver um travamento permanente do maxilar.
A artrite psoriática envolvendo a articulação temporomandibular tem como características a dor e a limitação funcional, causando destruição progressiva dos componentes ósseos e teciduais articulares, claramente indicada em exames imaginológicos.
A anquilose da articulação temporomandibular (AATM) é uma desordem que está relacionada a uma adesão fibrosa ou fusão óssea entre os componentes anatómicos da articulação, como o côndilo, disco articular, fossa glenoide e eminência articular. Esta condição promove uma restrição dos movimentos mandibulares.
Quem tem Disfunção da ATM pode acabar deslocando a mandíbula, uma questão mais difícil de resolver do que tratar os sintomas mais simples. Por isso, é importante não demorar para procurar um Cirurgião Bucomaxilofacial.
Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.
Na maioria dos casos, a dor e o desconforto associados aos distúrbios da ATM são temporários e podem ser aliviados com cuidados específicos ou tratamentos não cirúrgicos. Outros sintomas que a ATM pode causar são dor no ouvido, dor de cabeça, desconforto na face, vertigem, problemas ao abrir a boca e dor no pescoço.
Além da alimentação, pessoas que têm distúrbios na ATM devem ficar atentas a hábitos que prejudicam a condição, como roer as unhas, mascar chiclete ou objetos duros, morder os lábios, apoiar o queixo na mão ou apertar os dentes intencionalmente ou sem querer.
3- Tontura, atodoamento, atordoamento ou vertigem, sensações de desmaio, podendo levar a queda ao chão, sem motivo aparente (sintomas, semelhantes a labirintite).
Em que casos a abordagem cirúrgica da ATM é indicada? As principais indicações são as disfunções do disco articular. Quando este disco se desloca e permanece deslocado, ou seja, não volta mais à posição original, acontece o deslocamento de disco sem redução. Nestes casos, geralmente é indicada a cirurgia.