O que pode ser deduzido do Imposto de Renda aluguel?

Conforme a Receita, os gastos com o imóvel alugado pagos pelo proprietário podem ser deduzidos na declaração, como manutenção, IPTU e condomínio. Nesse caso, é preciso informar os valores e as despesas na ficha "Pagamentos Efetuados".
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O que posso abater do aluguel no Imposto de Renda?

Os aluguéis pagos não são dedutíveis do imposto, mas precisam ser declarados para que a Receita Federal cruze os dados com os do locador, que recebe os aluguéis.
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Quem paga aluguel pode deduzir no Imposto de Renda 2024?

Já o locatário, pode informar a despesa com o aluguel na ficha “Pagamentos Efetuados” da declaração do IR. Na referida aba, deve selecionar o código “70 – Aluguel de Imóveis” e preencher o valor total desembolsado durante o ano-calendário, incluindo as quantias pagas para a imobiliária, se for o caso.
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Pode descontar Imposto de Renda de aluguel?

Com o PL 709/2022, o aluguel de imóvel é dedutível do imposto de renda, ou seja, os valores pagos pelos inquilinos poderão ser deduzidos da base de cálculo do IR. Isso incentiva a declaração desses valores no imposto, já que pode representar uma economia para quem paga aluguel.
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Como declarar gasto com aluguel no Imposto de Renda?

No programa da declaração do Imposto de Renda, você deve informar os pagamentos efetuados ao longo do ano. Isso é feito na seção 'Pagamentos Efetuados'. Ela está localizada no menu do lado esquerdo do programa da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.
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POSSO DEDUZIR O ALUGUEL PAGO NO IMPOSTO DE RENDA? | EVITE CAIR NA MALHA FINA

Qual o valor de aluguel isento de IR?

Se você recebeu um valor de aluguel que ultrapassou o limite atual de isenção (R$ 2.112,00 por mês), deve ter recolhido o Imposto de Renda mensalmente por meio do programa Carnê-Leão.
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Quais as despesas que podem ser deduzidas no Imposto de Renda?

Dessa categoria, a Receita Federal considera como despesa dedutível:
  • Consultas;
  • Planos de saúde;
  • Internações;
  • Psicólogos;
  • Dentistas (exceto clareamento dental);
  • Fisioterapia;
  • Exames;
  • Tratamento de saúde no exterior;
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O que posso descontar do aluguel recebido?

Caso o aluguel tenha sido recebido por meio de uma imobiliária, o declarante deve inserir o valor total e os dados do estabelecimento responsável, incluindo nome e CNPJ. Conforme a Receita, os gastos com o imóvel alugado pagos pelo proprietário podem ser deduzidos na declaração, como manutenção, IPTU e condomínio.
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Como pagar menos Imposto de Renda de aluguel?

Aluguel recebido pode ser dividido

Aluguéis mensais inferiores a R$ 1.903,98 (entre janeiro e abril de 2023 e R$ 2.112 a partir de maio) estão isentos da cobrança de IR. Assim, se o aluguel recebido for de R$ 3 mil e cada cônjuge declarar R$ 1.500 mensais, eles estarão livres do Carnê-Leão.
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Como funciona Imposto de Renda sobre aluguel?

Voltando ao cálculo da retenção de IR, quando uma pessoa jurídica aluga uma loja de uma pessoa física, sendo o valor do aluguel acordado em R$ 3.000,00, o IRRF será devido pela data do pagamento. Nesse caso a retenção do imposto de renda será de ((3.000,00 x 15%) – 370,40), resultando em R$ 79,60 de IR.
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Como calcular IR sobre aluguel 2024?

Considerando a tabela de 2024, nesse exemplo, você deve calcular o imposto da seguinte forma: R$ 5 mil x 27,5% = R$ 1.375.
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O que acontece se o inquilino não declarar o aluguel no Imposto de Renda?

De acordo com o professor, não informar os valores pode fazer o contribuinte cair na malha fina, isso porque, quando a pessoa paga o aluguel e não informa, ela está sujeita a confrontação de dados com a Receita Federal.
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O que fazer para aumentar a restituição do Imposto de Renda?

Como aumentar a restituição do IR?
  1. Considere incluir dependentes. ...
  2. Tenha em mãos os recibos de despesas dedutíveis. ...
  3. Compare os tipos de declaração. ...
  4. Tenha um plano de Previdência Privada. ...
  5. Informe as suas doações. ...
  6. Faça a declaração de modo individual.
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É vantajoso declarar aluguel no Imposto de Renda?

Os aluguéis pagos não são dedutíveis da base de cálculo do IR, mas precisam ser declarados para que a Receita cruze os dados com os do locador, que recebe os aluguéis.
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Porque aluguel não é dedutível?

A Receita cruza os dados de inquilinos e proprietários. É assim que se verifica se houve sonegação de renda. Apesar de ser obrigatório declarar os valores de aluguéis pagos, essa despesa não é considerada dedutível.
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Como declarar aluguel no IRPF 2024?

O inquilino precisa fazer algum tipo de declaração? Outra questão para considerar sobre o aluguel e o Imposto de Renda é que os inquilinos também devem declarar os valores pagos. Nesse caso, é preciso utilizar a ficha “Pagamentos efetuados”, com o código “70 — Aluguéis de imóveis” e os dados do locador e proprietário.
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O que faz diminuir a restituição do Imposto de Renda?

Alguns gastos relacionados à educação, saúde e doações, por exemplo, podem ser deduzidos no Imposto de Renda, ajudando a diminuir o imposto a ser pago ou aumentar a restituição. Existem algumas despesas que podem ser usadas a seu favor na hora de prestar contas à Receita Federal.
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Como receber aluguel sem pagar imposto?

6) Aluguel recebido pode ser dividido

Aluguéis mensais inferiores a R$ 1.903,98 em 2019 estão isentos da cobrança de IR. Assim, se o aluguel recebido for de R$ 3 mil e cada cônjuge declarar R$ 1.500 mensais, eles estarão livres do Carnê-Leão.
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O que pode ser usado para abater no Imposto de Renda?

A Receita Federal permite dedução de despesas com dependentes, saúde, educação, previdência, pensão alimentícia e livro-caixa. Legalmente, uma despesa dedutível é aquela em que o valor pode ser reduzido dos rendimentos, diminuindo a base de cálculo e o imposto devido.
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Qual a vantagem de declarar aluguel pago?

Mas a resposta é não! Os inquilinos não têm esse direito de restituir no Imposto de Renda o valor do aluguel pago. Não há nenhuma vantagem, nesse sentido. Porém, é fundamental ficar atento à obrigatoriedade de declarar o valor do aluguel, anualmente, no Imposto de Renda.
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Como calcular o IR de aluguel?

Como calcular o valor do imposto
  1. Aluguel mensal bruto: R$ 3.000,00.
  2. Imposto de Renda: R$ 3.000,00 x 15% – R$ 370,40 = R$ 79,60.
  3. Valor líquido do aluguel: R$ 3.000,00 – R$ 79,60 = R$ 2.920,40.
  4. Se o locatário for pessoa jurídica, o DARF de R$ 79,60 será pago com o código 3208 – Aluguéis e Royalties Pagos à Pessoa Física.
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O que pode ser descontado do aluguel?

São de responsabilidade do inquilino todas as despesas de manutenção, como limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum.
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É possível deduzir aluguel do Imposto de Renda?

Como declarar aluguel pago

O inquilino não pode deduzir o gasto com aluguel do Imposto de Renda, mas é obrigada a informar que pagou, sob pena de ter que pagar multa.
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Quais as despesas dedutíveis IRPF 2024?

São despesas passíveis de dedução do Imposto de Renda Pessoa Física gastos com consultas médicas de qualquer especialidade, exames laboratoriais e radiológicos, despesas hospitalares, despesas com parto, aparelhos ortopédicos e dentários, próteses ortopédicas e dentárias, entre outros.
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Pode colocar conta de luz no Imposto de Renda?

Também podem ser declarados sob o código 99 (Outros) as despesas registradas no livro-caixa em decorrência do exercício da atividade não assalariada (autônoma), desde que essenciais para a realização do trabalho, como aluguel, conta de água, luz, telefone e outros.
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