As infecções são as causas mais comuns de febre de origem desconhecida. Nos pacientes infectados pelo HIV devem-se procurar infecções oportunistas (p. ex., tuberculose, infecção por micobactéria atípica, fungos disseminados, ou citomegalovírus).
Infecções são as causas mais comuns de febre. Infecções podem ser causadas por bactérias, vírus ou fungos. Praticamente todas as infecções podem causar febre, mas em geral, as causas infecciosas mais prováveis são: Infecções do trato respiratório superior e inferior.
De acordo com a pediatra, o nível de temperatura não indica se é um caso grave. “Não sabemos dizer se a febre alta é uma infecção grave ou se é apenas uma doença viral, benigna, autolimitada, mas que faz febre alta persistente sem nenhum outro sintoma.”, aponta.
Mas, além disso, quadros de inflamação, desidratação e até alguns tumores também podem levar à febre, mesmo sem a presença de uma infecção. Ou seja, não é uma regra.
Febre Sem Sinais Localizatórios em Crianças Maiores de 3 Meses
O que pode causar febre sem ser infecção?
As causas diversas importantes incluem reação farmacológica, trombose venosa profunda, embolia pulmonar recorrente, sarcoidose, doença inflamatória intestinal e febre factícia.
A febre que vai e volta, conhecida também como febre intermitente, é um tipo de febre que aparece somente em algumas horas do dia, vai embora e, depois, retorna novamente, e que pode ter diversas causas, principalmente relacionadas a infecções, como malária, leptospirose, Zika ou tuberculose, por exemplo.
Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.
Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.
Sintomas. Se a febre é o único sintoma de doença, não se justifica a consulta médica imediata, com excepção do lactente com menos de 3 meses. O médico aconselha os pais a esperar por outros sinais de doença que permitam o diagnóstico, o que, geralmente ocorre em 3 dias.
A febre irregular pode ser um sinal de câncer, como leucemia ou linfoma, surgindo devido ao sistema imune estar enfraquecido. Geralmente, a febre surge por alguns dias e desaparece sem precisar de tomar remédio, voltando a surgir de forma instável e sem estar ligada a outros sintomas como os da gripe.
Vale a pena medir a temperatura em diferentes momentos do dia e também anotar os horários e as alterações apresentadas. Vale destacar que o estado febril passa a ser considerado a partir dos 37,8°C. A febre é considerada leve até 38,5°C e grave quando atinge ou ultrapassa os 39,5°C.
É importante buscar atendimento médico imediato se a febre persistir por mais de três dias, se a criança tiver uma febre alta (acima de 39,5°C) com sintomas graves, se bebês com menos de três meses de idade apresentarem temperatura igual ou superior a 38°C ou se houver mudanças abruptas de comportamento, como ...
As causas da febre estão relacionadas a diversos fatores, os mais comuns são vírus, infecção bacteriana, insolação, certas condições inflamatórias, desidratação, reação adversa a algum medicamento, entre outros.
Nem toda febre é sinal de infecção, muito menos de doença grave. A grande maioria delas, inclusive, é inofensiva e está relacionada a doenças autolimitadas (que se curam sozinhas)."
A febre emocional ocorre devido à resposta das células cerebrais ao estresse, o que resulta no aumento da temperatura corporal acima de 37°C e na constrição dos vasos sanguíneos, causando vermelhidão no rosto e aumento dos batimentos cardíacos.
Dessa forma, a febre não é uma doença é apenas um sintoma que aparece associado a muitos tipos de doenças e infecções. Veja quando e como saber se é febre. A febre só é realmente prejudicial quando fica acima de 39ºC, o que pode acontecer com rapidez, principalmente nos bebês e nas crianças, e causar convulsões.
A febre de origem indeterminada clássica é definida pela presença de temperatura axilar maior do que 37,8ºC, em várias ocasiões, pelo tempo mínimo de três semanas e que se mantém sem causa aparente após uma semana de investigação hospitalar.
Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.
Isso inclui as infecções virais respiratórias, como gripes e resfriados, e infecções gastrointestinais2. Além disso, infecções bacterianas, como as infecções do ouvido (otite média), dos seios nasais, do trato urinário e a pneumonia também estão entre as causas de febre em bebês e crianças2.
Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.