O que pedir no cumprimento de sentença?
Ou seja, para que ocorra o cumprimento de sentença, primeiramente deve haver o protocolo de ação cujo pedido é a condenação da parte adversa em obrigação de fazer, não fazer, entregar coisa, pagar quantia, ou prestar alimentos.Quais os tipos de cumprimento de sentença?
Há três tipos básicos de sentença: a procedente, que ocorre quando o juiz entende que os pedidos do autor são legais e legítimos; a improcedente, quando os pedidos do autor da ação não são aceitos pelo juiz; e a parcialmente procedente, quando alguns pedidos do autor são válidos, enquanto outros não são.Quando posso pedir o cumprimento de sentença?
O cumprimento de sentença tem como requisito que a sentença esteja transitada em julgado, ou seja, que exista um título executivo judicial e uma obrigação certa, líquida e exigível.O que é pedido de cumprimento de sentença?
O cumprimento de sentença ocorre quando a parte condenada em um processo judicial é obrigada a cumprir as determinações contidas na sentença. Isso pode envolver o pagamento de uma indenização, o cumprimento de uma obrigação contratual e até uma obrigação de fazer ou deixar de fazer algo.🔴 Processo em fase de CUMPRIMENTO DE SENTENÇA, o que significa?
O que precisa juntar no cumprimento de sentença?
Recomenda-se que o cartório providencie, caso não conste na peça inicial, a juntada do demonstrativo atualizado do débito e comprovante de citação do réu (certidão do oficial de justiça ou AR), conforme determina o art. 104, §2º do CNCGJ/2020.O que acontece depois do pedido de cumprimento de sentença?
Após a fase de conhecimento, o juiz julga o processo e oferece a sua sentença. Essa sentença, põe fim a fase de conhecimento, e gera um título que, por requerimento da parte será objeto de execução judicial.O que pode ser alegado em cumprimento de sentença?
O executado pode alegar que não deve sofrer a execução.É o exemplo típico do fiador que não foi chamado ao processo no curso da fase de conhecimento e que é alvejado na fase de cumprimento de sentença.
Quanto tempo posso entrar com pedido de cumprimento de sentença?
Como dissemos anteriormente, o prazo oficial para cumprimento de sentença é de 15 dias, contados a partir da decisão judicial.Quais são as hipóteses em que não é possível o cumprimento da sentença?
III — penhora incorreta ou avaliação errônea; IV — ilegitimidade das partes; V — excesso de execução; VI — qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que superveniente à sentença.Qual diferença entre cumprimento de sentença e execução de sentença?
Enquanto o Processo de Execução se desenvolve no Livro do Processo de Execução, o cumprimento de sentença encontra-se no Livro I, da Lei Adjetiva Civil. Além disso, a execução de sentença é uma ação autônoma. Isso significa que o cumprimento é feito a partir dos autos da ação do conhecimento.Quais os documentos que instruem o cumprimento de sentença?
1.1.1 O requerimento de cumprimento de sentença em meio eletrônico deverá ser instruído com cópias da fase de conhecimento, necessariamente as do expediente de citação e da respectiva juntada aos autos, da procuração, do contrato, da sentença e dos acórdãos, da certidão de trânsito em julgado e do demonstrativo ...Qual é o valor da causa no cumprimento de sentença?
Quando se leva a sentença ou o acórdão à execução (cumprimento), o valor da causa deve ser o correspondente ao montante estabelecido no julgamento. Nos casos de sentença ilíquida, o valor da causa para efeito de execução haverá de ser o que restar apurado na liquidação.Onde pedir o cumprimento de sentença?
A competência para dar cumprimento à sentença é, via de regra, do juízo de primeiro grau que a proferiu, ainda que tenha ocorrido modificação de seu conteúdo via recurso aos tribunais.Quando é cabível o cumprimento provisório de sentença?
O Cumprimento Provisório de Sentença consiste em uma antecipação da eficácia executiva de uma decisão judicial e só pode ser ajuizado quando o recurso pendente de julgamento não tiver efeito suspensivo de modo a possibilitar o cumprimento efetivo e imediato.O que diz o artigo 513 do CPC?
513 , do CPC , considera-se realizada a intimação quando o devedor houver mudado de endereço sem prévia comunicação ao juízo, contudo, hipótese reservada à caracterização dos incisos II ou III do art.Quando é necessário entrar com cumprimento de sentença?
O cumprimento de sentença tem como requisito que a sentença esteja transitada em julgado, ou seja, que exista um título executivo judicial e uma obrigação certa, líquida e exigível. Esta é uma leitura de caráter informativa.Quanto tempo leva a fase de cumprimento de sentença?
O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias. Contudo, na prática, não é isso que acontece.Como é feito o pagamento do cumprimento de sentença?
Após o ajuizamento do cumprimento de sentença, o devedor será intimado para realizar voluntariamente o pagamento integral do débito no prazo de 15 (quinze) dias, com o acréscimo das custas, caso aplicável.Qual o objeto da ação de cumprimento de sentença?
Nesse sentido, o cumprimento de sentença é a fase do processo civil que tem como objetivo satisfazer o título de execução judicial, ou seja, se trata do procedimento que concretiza a decisão do magistrado realizada no final do processo de conhecimento.Como se defender de um cumprimento de sentença?
No cumprimento de sentença, o meio típico de defesa do executado é a impugnação, cujo prazo de apresentação é de 15 dias, contados da data da intimação para o pagamento voluntário da obrigação constante do título executivo judicial (arts. 523 e 525 do CPC).Qual o recurso cabível no cumprimento de sentença?
No Novo CPC , a sentença é sujeita a apelação.Quais as etapas de cumprimento de sentença?
- REQUERIMENTOS DIVERSOS.
- FASE INICIAL DO PROCESSO.
- FASE AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO.
- FASE CONTESTAÇÃO.
- FASE PÓS-SENTENÇA JUDICIAL.
- FASE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA.
- FASE FINAL E ARQUIVAMENTO.