O preço de um pneu que equipa os jatos comerciais varia entre US$ 1.500 (R$ 6.200) e US$ 2.500 (R$ 10,3 mil). O maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, por exemplo, tem 22 pneus para sustentar até 575 toneladas no solo. Só de pneus, são US$ 55 mil (R$ 226,7 mil).
varia entre mil e quinhentos a dois. mil e quinhentos dólares, algo em torno de sete mil e quinhentos a doze. mil e quinhentos reais. O maior avião de passageiros do mundo, o airbus a trezentos e oitenta, por exemplo, tem vinte e dois pneus.
Pneus de aviões duram menos de um mês e podem ser recauchutados até 11 vezes. O pneu de um carro de passeio é projetado para rodar entre 40 mil e 60 mil quilômetros, dependendo do estilo de direção do condutor.
Como duram relativamente pouco, de 250 a 500 pousos, são recondicionáveis. Pneus de jatos comerciais podem ser recauchutados teoricamente por até 11 vezes, com grande economia para o operador., mas, na prática, uma carcaça geralmente é recauchutada, em média, por 5 vezes.
A Goodyear, por exemplo, produz pneus para aviões desde 1909, fazendo a recauchutagem para os mesmo desde 1927. Além de aviões, a Goodyear fabrica pneus para diversos maquinários.
Os pneus de avião são geralmente inflados com nitrogênio ou as vezes gás Hélio, para minimizar expansão e contração em extrema mudança de pressão e temperatura durante o voo.
A pressão interna de um pneu de avião pode chegar a números bem grandes. Normalmente, ela fica perto dos 230 PSI (libra-força por polegada), mas pode chegar a 800 PSI na hora do pouso devido ao calor dos freios e ao impacto com o solo.
Não há uma regra única para determinar quando um avião está velho e precisa ser substituído. Em geral, os aviões comerciais podem voar por cerca de 20 a 30 anos, ou entre 50 mil e 100 mil ciclos de voo.
Segundo os dados, são usados 33.200 por temporada (todas as equipes). Considerando que cada jogo de pneus custa US$ 25 mil (R$ 60 mil), o valor total corresponde a US$ 207.500.000 — ou mais de R$ 490 milhões!
Um dos maiores aviões do mundo, o airbus a trezentos e oitenta, tem vinte e dois pneus. Isso dá mais ou menos uns. duzentos e trinta mil reais baratinho.
Enquanto um dono de carro pode ficar até 5 anos sem precisar trocar os compostos, quem precisa manter um avião sempre em ordem é obrigado a trocar o pneu, em média, a cada 20 dias.
Desta forma, baseado em testes contínuos e gradativos, observou-se que a melhor forma de fornecer um pneu para avião e garantir a qualidade do produto de modo que ele não exploda com facilidade quando sentir o impacto da aterrisagem é utilizar o gás nitrogênio, por ser um gás facilmente adaptável as variações de ...
6. O maior pneu de produção em série do mundo? É feito pela Titan International, nos Estados Unidos: mede 4,30 metros de altura, pesa 5,7 toneladas e é colocado em uma roda de aro 63. Cada um custa cerca de 50.000 dólares.
Fabricado pela Goodyear, o pneu tinha 2,80 metros de diâmetro e quase um metro de banda, pesando 600 quilos. Cada pneu possuía 30% de nylon na sua construção – o equivalente a 60 pneus de automóveis ou 12.700 pares de meia.
Um pneu recauchutado não é 50% mais barato que um original. Por isso, a conta não fecha", explica o especialista. Ao realizar uma pesquisa simples em uma loja de departamentos, é possível constatar a diferença. Um jogo de 4 pneus recauchutados sai, em média, ao redor de R$500,00, custando R$125,00 cada unidade.
A Michelin foi a responsável por criar o maior pneu do mundo, "o 63 polegadas", que revolucionou o mercado dos dumpers de minas de superfície, e está sempre apta a apresentar uma solução aos clientes.
Aviões são projetados para durar de 25 a 35 anos, mas a vida útil deles para valer é medida em horas de voo ou em quantidade de ciclos de voo – um ciclo equivale a decolar, voar e pousar.
A aeronave tem 39,5 m de comprimento, 35,8 m de envergadura e 12,6 m de altura. Seu peso máximo de decolagem (MTOW) é de 79.000kg, enquanto o peso máximo de pouso é de 66.350kg.
Em aeronaves de pequeno porte o sistema de trem de pouso consiste basicamente de três rodas, duas principais localizadas em cada lado da fuselagem próximas à asa, e uma roda de direção localizada na parte traseira ou dianteira da aeronave.